A Ampacet acaba de lançar o agente nucleante PP 4000389-E, um aditivo nucleante projetado para melhorar as propriedades mecânicas e a rigidez do polipropileno.
A leveza é uma tendência-chave para a sustentabilidade: ao reduzir a espessura dos componentes plásticos, reduzimos também o uso de polímeros. Contudo, isto significa, muitas vezes, componentes mais frágeis e incapazes de resistir ao uso normal. Para aumentar as propriedades mecânicas do polipropileno, é comum usarem-se cargas minerais, que conferem rigidez e estabilidade dimensional ao produto acabado.
Contudo, as cargas minerais podem alterar significativamente a densidade do polipropileno afetando a sua reciclabilidade, já que algumas fábricas de reciclagem separaram os polímeros aplicando o método de separação densimétrica em meio líquido, no qual os materiais mais leves, tais como o polipropileno, flutuam e os plásticos mais densos, como o PET, afundam.
O novo agente Nucleante PP 4000389-E da Ampacet melhora as propriedades mecânicas e a rigidez das peças de polipropileno injetadas ou termomoldadas sem afetar a densidade ou a transparência do polímero. Este aditivo nucleante permite reduzir a espessura dos componentes de polipropileno e dos produtos acabados, mantendo simultaneamente a mesma rigidez. É adequado tanto para matéria-prima virgem como para reciclado. Uma vez que não altera a densidade do polímero, o uso do agente Nucleante PP 4000389-E da Ampacet não impede a separação por flotação nas estações de reciclagem, permitindo aos clientes satisfazer os objetivos de sustentabilidade.
Adequado para aplicações opacas ou transparentes, o agente Nucleante PP 4000389-E da Ampacet apresenta propriedades óticas excelentes, incluindo uma transparência melhorada e uma opacidade reduzida quando é usado em componentes transparentes.
Para mais informações sobre o agente Nucleante PP 4000389-E, contacte a Ampacet.
interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa