Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
Uma das novidades, o novo controlo, permite ao operador visualizar as páginas de definição da máquina e, simultaneamente, interagir com dispositivos periféricos

Fanuc reforça posição no mercado europeu com nova série de máquinas elétricas Roboshot α-SiB

19/10/2021

A Fanuc apresentou na Fakuma 2021 a sua nova série de máquinas de injeção totalmente elétricas Roboshot α-SiB. Entre as diversas valências focadas nas necessidades dos clientes, a nova série conta com um controlo melhorado, uma inovadora funcionalidade de software e caracteriza-se pela elevada velocidade e completa conectividade.

A Roboshot α-SiB impressiona pela elevada velocidade e completa conectividade
A Roboshot α-SiB impressiona pela elevada velocidade e completa conectividade.

Numerosas melhorias no controlo, software e desempenho da máquina proporcionam aos clientes novas vantagens, mantendo ao mesmo tempo o espírito Fanuc, de alto desempenho, alta sustentabilidade e facilidade de utilização através do seu design totalmente elétrico. Tanto os utilizadores OEM como as fábricas que trabalham para setores como a medicina, automóvel, elétrica, ótica e embalagem – para enumerar só alguns – beneficiarão com esta nova máquina.

“A Roboshot α-SiB tem uma nova plataforma de moldação de injeção que traz grandes vantagens ao nível da funcionalidade e desempenho, juntamente com os já conhecidos pilares principais estabelecidos pela Fanuc, como são o funcionamento totalmente elétrico e energeticamente eficiente, para as quais a procura tem aumentando”, explica Andrew Armstrong, diretor de vendas da Roboshot na Fanuc Europa. “A plataforma comum de controlo de movimentos Fanuc é outro fator que confere à Roboshot α-SiB uma posição única no mercado, que naturalmente se estende à fácil integração ‘plug-and-play’ de robôs Fanuc. Então temos, sem dúvida, a nossa principal característica: a fiabilidade. Simplificando, o custo de propriedade de uma Roboshot é potencialmente o mais baixo do mercado. Os nossos clientes beneficiam significativamente dos baixos custos dos consumíveis, juntamente com um nível de eficiência energética líder no mercado”.

Ecrã grande e de alta resolução

Um elemento central nas melhorias na Fanuc Roboshot α-SiB é a nova interface de utilizador de alto desempenho Fanuc Painel iH Pro, que apresenta um ecrã de 21,5" com resolução HD, melhorando assim a resolução anteriormente disponível em um fator de 2.6. A novo HMI permite configurações mais rápidas e visualização de dados e gráficos melhorada. Além disso, com o seu sistema operativo baseado no Windows 10 IoT, o Painel iH Pro facilita a recolha de dados, nomeadamente com conectividade multi-USB para cartões de memória (compatível com USB 3.0), câmara, leitor de código 2D, dispositivos RFID e muito mais.

O novo controlo oferece um layout flexível do ecrã, incluindo a capacidade de utilizar o ecrã dividido o que proporciona aos clientes uma funcionalidade dupla. Os operadores da Roboshot α-SiB podem - por exemplo - visualizar as páginas de definição da máquina enquanto interagem simultaneamente com dispositivos periféricos, como um robô ou um dispositivo de controlo de temperatura. O manual da máquina também pode aparecer no ecrã, ajudando os utilizadores caso necessitem de suporte com uma determinada função de regulação ou com o funcionamento da máquina.

O Painel iH Pro da Fanuc permite um funcionamento intuitivo através de comandos de ‘swipe’ ou multi-toque semelhantes a um smartphone. De realçar que a capacidade da HMI é agora maior a vários níveis: armazenamento de dados, histórico de monitorização do processo, histórico de alarmes e registo de operação da máquina.

Funcionalidades de IA

A melhoria das funcionalidades de software é uma das principais características da nova Fanuc Roboshot α-SiB. Por exemplo, foram adicionadas ao pack standard de software Roboshot funções que incluem sequência de pré-paragem automática, função de pré-descompressão, alteração automática de parâmetros de arranque, função de gestão do operador (acesso RFID opcional) e avaliação da matéria prima (quando o Linki2 está instalado).

A ferramenta opcional de produção, qualidade e gestão de informação Fanuc Linki2 pode ser visualizada num navegador web em diferentes dispositivos, como PC e tablet. Linki2 também pode ser utilizado no ecrã da Roboshot, enquanto que, graças à capacidade de comunicação OPC-UA incorporada, as interfaces estão disponíveis para o Euromap 77 e 63 o que permite o intercâmbio de dados com sistemas ERP ou MES.

Outro conjunto de melhorias de software que beneficia os clientes é a manutenção preventiva através de ‘machine learning’ (funcionalidade de IA aumentada). A Roboshot α-SiB pode calcular/estimar os níveis de desgaste na válvula anti-retorno dentro do fuso com base no seu comportamento. Aqui, a monitorização do ‘backflow’ da IA deteta alterações na forma em relação à quantidade de desgaste, alertando os clientes para um problema antes de este impactar e prejudicar o processo. A presença de desgaste pode aumentar os tempos de reação e afetar a consistência do processo, pelo que esta funcionalidade é extremamente benéfica para os utilizadores da Roboshot.

Velocidades de injeção mais rápidas

Para além dos tempos de resposta mais rápidos fornecidos pelo Painel iH Pro HMI, as melhorias ao nível do desempenho da máquina incluem velocidades de injeção acrescidas até 350 mm/s, permitindo que os clientes aumentem a produtividade. Entre as melhorias relacionadas com o desempenho estão as pressões de injeção padrão mais elevadas, a disponibilidade expandida de diâmetro dos fusos e o potencial para um controlo do servo-núcleo de quatro eixos.

Este último ponto retoma a integração do controlo servo-elétrico para os movimentos de núcleos do molde, em vez dos cilindros hidráulicos tradicionais. Tal como os modelos de geração anterior, a nova Roboshot α-SiB é totalmente elétrica. No entanto, para evitar ter uma máquina com núcleos hidráulicos, os clientes Roboshot beneficiam de motores de servo Fanuc totalmente elétricos e drives inverter, não sendo assim necessário núcleos hidráulicos em qualquer fase do processo.

Além de garantir melhores requisitos ambientais, a tecnologia elétrica é mais limpa e conveniente do que a hidráulica, tornando este avanço importante para setores como o sector médico onde a ausência de partículas e vapores em ambientes de limpeza é primordial.

A Roboshot α-SiB tem como base a reputada plataforma Roboshot conhecida pela elevada precisão e repetibilidade, um conceito que complementa a fiabilidade da máquina e a facilidade de manutenção. A máquina está em conformidade com a ISO 20430, a norma internacional de segurança para máquinas de moldação por injeção.

Assistência durante o ciclo de vida do produto

Graças a uma ampla rede de centros de serviços a nível europeu, a Fanuc pode oferecer suporte vitalício para as suas máquinas, proporcionando assim uma solução rápida e eficaz aos clientes em caso de necessidade.

A série α-SiB está disponível nos modelos de 50, 100, 130, 150 e 220 toneladas, com várias capacidades de injeção. Os modelos de tonelagem mais elevada (250, 300 e 450 toneladas) estarão disponíveis em breve.

Os equipamentos de injeção de plásticos Fanuc são distribuídos na Península Ibérica pela AGI - Augusto Guimarães & Irmão, Lda.

Empresas ou entidades relacionadas

FANUC Iberia, S.L.U.
Fanuc Iberia, S.L.U. sucursal em Portugal

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial