3DZ, S.p.A.
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Stratasys apresenta novas soluções de impressão 3D para peças de qualidade superior

06/07/2021

A Stratasys lançou, no mês passado, duas novas impressoras 3D da gama Polyjet: a J55 Prime, que permite imprimir peças com textura, e a J35 Pro, a primeira impressora 3D desktop multimaterial da marca. Simultaneamente, foram também apresentadas novas soluções de software para investigação e prototipagem de embalagem.

Imagen

A Stratasys acelerou o passo para acompanhar a crescente necessidade, por parte de designers e projetistas, de apresentar ao mercado produtos inovadores, de forma mais rápida e eficiente. A J35 Pro é a primeira impressora 3D desktop multimaterial da Stratasys, enquanto a J55 Prime alarga o valor da impressora J55 3D ‘full color’ para incluir um novo conjunto de materiais versáteis que proporcionam características tácteis, textuais e sensoriais

“Estamos empenhados em ajudar os designers e engenheiros a traduzir tudo o que possam imaginar em realidade”, disse Shamir Shoham, vice-presidente de design da Stratasys. “Através da versatilidade da impressão 3D multimaterial PolyJet, os nossos clientes podem criar modelos e protótipos de embalagem, não só de forma rápida e eficiente, mas com um realismo notável que se destaca de outras tecnologias de impressão 3D”.

J35 Pro traz a impressão 3D multimaterial para o ambiente de trabalho

A nova impressora J35 Pro 3D oferece diversas possibilidades: desde a modelação de conceitos a modelos de elevada qualidade, realistas e perfeitamente funcionais. Esta nova impressora ‘all-in-one’, é ideal para um gabinete de engenharia e design. Com a J35 Pro, os utilizadores têm a opção de combinar até três materiais, incluindo o Vero UltraClear, que podem ser impressos simultaneamente. As peças podem ser impressas apenas com um ou com os vários materiais ao mesmo tempo. O equipamento pode ser utilizado para aplicações de sobremoldagem, simulação de enchimento e impressão em escala de cinzentos.

“Descobrimos que passamos muito tempo a criar e a testar modelos. Tradicionalmente, se a peça tivesse de ser alterada, teríamos de começar o processo de novo. Com a J35 Pro, podemos criar os modelos e protótipos internamente, num só dia, com a possibilidade de iterar, corrigir erros e verificar o design com os nossos clientes de forma mais eficiente”, disse Yaniv Adir, gestor de projeto da Taga Innovations, Ltd, uma empresa de engenharia de Tel Aviv, Israel. “Esta impressora permitiu-nos revolucionar a forma como fazemos negócios”.

A capacidade multimaterial da impressora permite incorporar uma ampla variedade de cores e materiais em tons de cinza numa única impressão, ao mesmo tempo que se obtêm formas complexas, detalhes intrincados, e características delicadas. Desta forma, é possível não só ver como será o produto, mas também testar a funcionalidade do mesmo na fase de pré-produção. A J35 Pro oferece um fluxo de trabalho simples, do design à impressão, alimentado pelo software GrabCAD Print, permitindo aos utilizadores importar os seus projetos utilizando ficheiros CAD nativos ou ficheiros 3MF.

A J35 Pro é a primeira impressora 3D desktop multimaterial da Stratasys
A J35 Pro é a primeira impressora 3D desktop multimaterial da Stratasys.

Protótipos de embalagem de que não parecem impressos em 3D

A nova solução de software de embalagem da Stratasys permite aos designers produzir facilmente protótipos de embalagens complexas, de alta transparência, totalmente coloridas e de elevada fidelidade, que simulam com precisão o produto final, incluindo combinações realistas de cores, texturas, transparência e flexibilidade. Isto inclui a capacidade de imprimir protótipo de garrafas de vidro e adicionar ‘rótulos’ com texto e imagens nítidas que satisfaçam os padrões de rotulagem gráfica 2D. Além disso, é possível incorporar uma simulação do produto a embalar, como cosméticos, maquilhagem ou líquidos, para uma prototipagem rápida e realista.

“Modelos ultrarrealistas aceleram o processo de tomada de decisão dos nossos clientes. Estamos muito longe dos modelos totalmente brancos que produzíamos antes da impressão em 3D - hoje as possibilidades são infinitas”, disse Jeremy Garrard, diretor de desenvolvimento de mercado, design e I&D da Quadpack, um fornecedor global de embalagens com sede em Barcelona, Espanha. “Juntamente com o trabalho que fazemos para a nossa gama QLine, os modelos que produzimos ajudam a influenciar e inspirar a indústria. Como exemplo, imprimimos mais de 500 peças para o #QPPackfuture, o nosso relatório anual de tendências, no qual a equipa apresenta a sua visão para o futuro das embalagens cosméticas, completa com amostras”.

A solução de software de embalagem estará brevemente disponível através do GrabCAD Print e é compatível com a Stratasys J8 Prime, Stratasys J7 Series e Stratasys J55 Prime.

J55 Prime amplia possibilidades de prototipagem

A J55 Prime baseia-se na tecnologia da impressora Stratasys J55 3D apresentada em 2020. Este novo sistema vai além da impressão a cores com novos materiais que permitem capacidades tácteis, textuais e sensoriais. A impressora utiliza múltiplos materiais para uma prototipagem com design, funcional e biocompatível:

  • Elastico Clear e Elastico Black para impressão flexível e de toque suave que simula com precisão o aspeto, toque e função de produtos semelhantes à borracha;
  • Digital ABS Marfim para designs de alto impacto, tais como moldes, jigs, acessórios e protótipos funcionais;
  • VeroContactClear, um material translúcido concebido para contacto prolongado com a pele, tais como dispositivos médicos ou vestuário de desporto;
  • A gama de materiais VeroUltra oferece cores opacas para textos de nível gráfico 2D, cores vibrantes e precisas com melhor simulação plástica, elevando a fasquia em modelos multimateriais impressos em 3D.

Com um design compacto, sem emissão de odores e de operação silenciosa, a J55 Prime é ideal para ambientes de escritório.

Investigadores aceleram a inovação graças à PolyJet

O Pacote de Pesquisa PolyJet proporciona aos utilizadores uma maior flexibilidade sobre o processo de impressão, permitindo-lhes explorar e experimentar o fabrico aditivo e acelerar a inovação no laboratório. Agora, é possível utilizar os materiais para, por exemplo, incorporar um objeto numa impressão. Ultrapassando os limites do possível, os investigadores podem também utilizar este conjunto alargado de materiais e capacidades para experimentar a impressão 4D - o processo pelo qual um objeto impresso em 3D sofre uma transformação devido à influência de outro material ou elemento exterior. Combinado com o GrabCAD Voxel Print, os utilizadores podem definir os dados de volumetria para cada voxel 3D ao longo de todo o modelo. Isto permite um nível avançado de controlo a uma escala microscópica e oferece resoluções mais elevadas e cores afinadas.

Clique aqui para ler como o Dr. MacCurdy, professor assistente de robótica e design de sistemas na Universidade do Colorado, está a utilizar as capacidades de impressão PolyJet no seu laboratório.

O Pacote de Pesquisa PolyJet deverá ser lançado em setembro de 2021, mas já está pode pré reservá-lo em: www.stratasys.com/software.

REVISTAS

Siga-nosEasy fairs Iberia - Porto

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    27/03/2024

  • Newsletter InterPlast

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial