Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Na série de mensal de streaming 'arburgXvision', transmitida em direto a partir de um estúdio próprio, a Arburg explica o funcionamento dos seus novos equipamentos e tecnologias

Arburg Insights: digitalização, sustentabilidade, acionamentos e sistema de controlo

30/08/2021

Muitas coisas mudaram na Arburg nos últimos anos. O novo vídeo ‘Arburg Insights’ da empresa alemã reúne os desenvolvimentos e as atividades atuais da empresa. Este vídeo centra-se nos grandes temas da digitalização, da sustentabilidade, dos acionamentos e do sistema de controlo, que são explicados com mais detalhe pelos diretores-gerais Gerhard Böhm e Guido Frohnhaus.

“Mesmo em períodos nos quais não é possível viajar ou em que só é possível fazê-lo em condições difíceis, gostaríamos de chegar aos nossos clientes de todo o mundo e proporcionar-lhes informação em primeira mão sobre aquilo em que estamos a trabalhar aqui em Lossburg”, indica Christoph Schumacher, diretor de Marketing e Comunicação Corporativa, explicando a intenção do novo vídeo. Para tal, leva Guido Marschall num percurso pela empresa durante o qual se reúne com os diretores-gerais Gerhard Böhm (Vendas e Assistência) e Guido Frohnhaus (Tecnologia e Engenharia).

Assista ao vídeo aqui:

arburgXworld: portal de clientes com procura mundial

Gerhard Böhm centra-se na digitalização, onde explica a estratégia da empresa e destaca o sucesso do portal de clientes: “Mais de 2000 clientes de todo o mundo registaram-se no ”arburgXworld", o que representa 6000 utilizadores". Como prova adicional da importância do portal da Arburg no mercado, refere os comentários de um seminário web no qual 80% dos participantes disse que as ferramentas facilitariam muito o seu trabalho diário. O diretor-geral destaca algumas aplicações como exemplo disso: “Shop”, com as suas atrativas ofertas de peças de substituição, “Calendar“e”AnalyticsCenter”, que se pode utilizar para documentar os processos e até segui-los posteriormente.

arburgGREENworld: exemplos de aplicações para a economia circular

Do arburgXworld passamos para o arburgGREENworld, que reúne tudo o que se relaciona com a sustentabilidade e a redução de CO2. Gerhard Böhm apresenta a inovadora aplicação R-Cycle em direto no Centro de Clientes, onde se produz uma embalagem com códigos DM. Com um código acede-se ao passaporte do produto, que contém informação sobre o material e o processo de fabrico e, entre outras coisas, permite a separação nas unidades de classificação. Como outro exemplo disso, apresenta a marcação de produtos através de um CurveCode, que é transferido do molde para a peça moldada por injeção.

Produção interna sustentável: acionamento de fuso planetário

Guido Frohnhaus explica que a sustentabilidade assume grande importância para a Arburg e desempenha um papel especialmente central nos seus próprios produtos e na produção própria: "É aqui que podemos demonstrar aquilo de que somos capazes como inventores, engenheiros e empresa inovadora". Como exemplo desta sustentabilidade, refere o acionamento de fuso planetário, que a Arburg desenvolveu por si própria para as suas máquinas de moldagem por injeção e que fabrica na sede da empresa. “No caso deste componente, a conservação dos recursos começa com a sua criação em Lossburg e continua até à produção nos clientes, onde garante processos de moldagem por injeção estáveis e proporciona uma longa vida útil”. Tendo em conta a sua elevada qualidade, a Arburg ampliou a garantia destes acionamentos de fuso planetário para cinco anos.

No vídeo 'Arburg Insights', Guido Frohnhaus (segundo da direita), diretor-geral de Tecnologia e Engenharia da Arburg...

No vídeo 'Arburg Insights', Guido Frohnhaus (segundo da direita), diretor-geral de Tecnologia e Engenharia da Arburg, explica o potencial do sistema de controlo Gestica.

De uma única fonte: sistema de controlo e tecnologia de acionamento

O tema seguinte é o sistema de controlo como interface importante entre o ser humano e as máquinas. “Todos os desenvolvimentos inovadores das máquinas de nada servem caso não possam ser utilizados com facilidade e segurança”, afirma Guido Frohnhaus. É precisamente aqui que entra em jogo o sistema de controlo Gestica, que define uma tendência e ajuda eficazmente os operários na gestão, inclusivamente, dos processos mais complexos.

Quanto à tecnologia de acionamento, o diretor-geral de Tecnologia e Engenharia explicou as vantagens que derivam da integração da empresa especializada em acionamentos, AMKmotion, na família Arburg: "Deste modo, podemos ter pleno controlo e influência sobre a cadeia cinemática e tornamo-nos numa estrutura centralizada em termos de trabalho de desenvolvimento.

Após uma extensa intervenção sobre os temas da digitalização e sustentabilidade relacionados com o arburgXworld e o arburgGREENworld, Guido Marshall quer por fim saber como ambos se conjugam. Christoph Schumacher resume-o sucintamente: “No nosso think tank, vemos o nosso mundo exclusivo a partir de duas perspetivas para, em última instância, o melhorarmos”.

Para além de uma visita à sua sede, em Lossburg, a Arburg oferece muitas mais opções para nos mantermos atualizados. Entre elas encontram-se, por exemplo, os vídeos explicativos, da série arburgXvision - um programa mensal de televisão em direto pela Internet - e os Technology Days, que terão lugar de 16 a 19 de março de 2022.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial