Atlas Copco Rental: ar comprimido
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
O especialista em motion plastics continua a expandir as suas capacidades de impressão 3D para componentes com elevada duração de vida, resistentes ao desgaste e complexos

4K para 3D: a igus oferece impressão multi-material para componentes multifuncionais

08/09/2021

Para que um componente tenha várias propriedades, tem normalmente de ser fabricado em várias etapas. Mas tal produção pode rapidamente tornar-se dispendiosa para pequenas quantidades. É precisamente por esta razão que a igus oferece agora impressão multi-material com um máximo de quatro materiais. Isto permite o fabrico rápido e económico de peças especiais multifuncionais e resistentes ao desgaste numa só etapa. Com esta finalidade, a igus expandiu ainda mais as suas capacidades de impressão 3D e a sua gama de materiais para o processo FDM.

Imagen

A impressão em 3D de peças individuais resistentes ao desgaste com diferentes materiais oferece grandes possibilidades de desenho. Ao mesmo tempo, os componentes multifuncionais reduzem significativamente o processo de fabrico. Portanto, a igus tem vindo a oferecer a produção de peças especiais com elevada duração de vida em impressão multi-material com dois materiais desde o ano passado. Desta forma, podem ser produzidos componentes resistentes ao desgaste, duráveis e com opção de serem impressos como peças especiais inteligentes. Este serviço foi agora expandido por motion plastics. A igus pode agora utilizar até quatro materiais num único processo para fabricar componentes multifuncionais. “Para este fim, expandimos a nossa produção de impressão 3D e agora também oferecemos novos materiais que podem ser processados especificamente na impressão multi-material”, explica Tom Krause, Gestor da Divisão de Fabrico Aditivo na igus GmbH. “Por exemplo, podemos produzir peças para equipamentos, ferramentas ou construção de máquinas especiais de forma económica, sem quantidade mínima de encomenda em apenas alguns dias”.

Impressão multi-material para casquilhos com as melhores especificações

Os materiais igus para impressão multi-material têm especificações diferentes. O tribofilamento iglidur torna os componentes de baixo atrito, isentos de manutenção e até 50 vezes mais resistentes ao desgaste do que os materiais de impressão 3D normais. Com o iglidur I160-EL, a igus oferece agora um novo material elástico que pode ser impresso no casquilho, como vedante, por exemplo. O igumid P150, por outro lado, é o novo filamento de impressão 3D para impressão multi-material, que garante uma elevada resistência (87 MPa de resistência à flexão) do componente. Especialmente para a fabricação aditiva de componentes inteligentes com sensores integrados, a igus oferece mais dois materiais inteligentes: o sigumid P e o sigumid F. Este último é impresso no casquilho e envia um sinal elétrico através de um contacto normalmente fechado quando o limite de desgaste é atingido. Pelo contrário, o sigumid P é utilizado para alertar de uma sobrecarga no casquilho. Isto porque quando é aplicada pressão sobre o casquilho, a forma muda e a resistência também. “A impressão 4K permite agora combinar todas as especificações dos diferentes materiais - resistentes ao desgaste, fortes, elásticas e inteligentes - num único componente complexo”, resume Tom Krause.

REVISTAS

Siga-nosEasy fairs Iberia - Porto

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    27/03/2024

  • Newsletter InterPlast

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial