Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estudo encomendado pela Tomra revela que os sistemas de recursos holísticos podem economizar 2,76 bilhões de toneladas de CO2

A gestão de resíduos contribui para a proteção do clima

15/09/2021

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS), definidos em 2016, foram concretizados pela Comissão Europeia: a nova lei climática da UE aumenta a meta de redução de emissões de 40% para, pelo menos, 55% até 2030. Como líder em inovação, a Tomra quer contribuir para os ODS e elevar a gestão de resíduos a outro nível. Um novo estudo encomendado pela empresa norueguesa e conduzido pela Eunomia conclui que um sistema de gestão de resíduos otimizado pode ser determinante no combate às alterações climáticas, permitindo uma redução de 2,76 bilhões de toneladas de CO2/ano.

O sistema holístico de gestão de resíduos IVAR IKS, instalado na região de Stavanger, Noruega...

O sistema holístico de gestão de resíduos IVAR IKS, instalado na região de Stavanger, Noruega, processa todos os seus resíduos sólidos urbanos misturados numa das fábricas de triagem de RSU mais avançadas da Europa.

Em concreto, essa redução pode ser alcançada com a implementação de Sistemas de Recursos Holísticos - a combinação otimizada das principais práticas de gestão de resíduos para recolha, triagem e reciclagem para promover a transição para uma economia circular, que está a evitar o esgotamento de recursos naturais, reduzindo o descarte e contribuindo para um mundo neutro em carbono.

Os sistemas de recursos holísticos são uma combinação ideal de regulamentos de estrutura política, como responsabilidade estendida do produtor, sistemas de devolução de embalagens e processos técnicos para a triagem de resíduos. A consultora de sustentabilidade com sede em Londres, Eunomia, examinou vários modelos para identificar o cenário mais eficiente e económico para um sistema holístico.

O resultado é claro:

  • Os sistemas de devolução de embalagens para garrafas PET e latas de bebidas, com uma eficiência de retorno acima de 90%, devem desempenhar um papel central em tal sistema;
  • Em relação ao restante do lixo doméstico, apenas resíduos orgânicos, papel, têxteis e equipamentos elétricos e eletrónicos devem ser recolhidos separadamente;
  • O resto deve permanecer num fluxo de resíduos mistos, que pode ser mais eficientemente separado em materiais reutilizáveis para reciclagem posterior.

Isso permitirá que modelos holísticos personalizados regionalmente diminuam as emissões globais de CO2 em até 5% - o equivalente a aterrar todos os voos comerciais em todo o mundo e tirar 65% dos carros das estradas.

“Chegou a hora de agir para garantir que as sociedades parem de desperdiçar recursos com todas as consequências negativas relacionadas. Em muitos locais, a pandemia ajudou a cumprir as metas do Acordo Climático de Paris”, ressalta Volker Rehrmann, vice-presidente executivo e chefe da divisão de Reciclagem/Mineração e Economia Circular da Tomra. “Mas, para manter esse nível, será necessária uma implementação determinada e consistente de sistemas holísticos, de forma a fechar os ciclos dos materiais”, alerta.

Imagen

Elementos-chave da gestão holística de resíduos

A gestão holística de resíduos baseia-se em três elementos base:

  1. Sistemas de devolução de embalagens (deposit return schemes - DRS) para embalagens PET e latas de bebidas com eficiência de retorno acima de 90%. Maximizam a recuperação de material de alta qualidade e alta intensidade de carbono enquanto reduzem o lixo.
  2. Recolha seletiva de resíduos orgânicos, papel, têxteis e equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE). Permite que estes materiais sejam reciclados para o maior aproveitamento do carbono. Embora a recolha seletiva seja uma parte intrínseca dos recursos holísticos, os índices de recuperação, mesmo nas melhores práticas, não suficientemente bons. Uma triagem adicional da fração de resíduos restante será sempre necessária.
  3. Triagem de resíduos mistos (mixed waste sorting - MWS). Gera taxas adicionais de recolha e reciclagem acima e além do que os outros elementos podem oferecer. A incineração ou a disposição em aterro de plásticos e outros materiais com alto teor de carbono geram emissões desnecessárias de gases de efeito estufa (GEE). A MWS reduz essas emissões e devolve mais materiais ao sistema para incorporação em novos produtos. A MWS precisa de ser considerada uma prioridade de investimento agora, já que é uma barreira necessária para garantir que os sistemas de gestão de resíduos recuperem o máximo de recursos possível para reciclagem.

Para discutir mais a fundo estes conceitos, bem como o white paper recentemente lançado, a Tomra realizou, no dia 7 de julho de 2021 um webcast ao vivo intitulado ‘Sistemas de recursos holísticos’ com o Dr. Volker Rehrmann, EVP, Tomra e o convidado Joe Papineschi, presidente da Eunomia. Assista ao webcast na íntegra aqui: https://video.Tomra.com/the-holistic-resource-systemmp4

Casos de sucesso

Melhores práticas DRS: o caso da Lituânia

Em fevereiro de 2016, o governo da Lituânia implementou um sistema de devolução de embalagens, para dar aos consumidores um incentivo para devolver embalagens de bebidas usadas para reciclagem. A Tomra apoiou a Lituânia com a implementação de seu sistema de depósito de garrafas, lançado em fevereiro de 2016 com um cronograma de ‘ramp-up’ apertado. Foi a primeira vez que a Tomra trabalhou com um modelo ‘throughput’ na Europa. O sistema de devolução de garrafas da Lituânia superou as expectativas, com 91,9% de todas as garrafas de bebidas devolvidas para reciclagem até o final de 2017.

Melhores práticas MWS: IVAR IKS / Stavanger

Um modelo exemplar da estrutura de Sistemas de Recursos Holísticos está instalado na região de Stavanger, na Noruega. Antes, a região oferecia um sistema abrangente de coleta seletiva de resíduos orgânicos (alimentos e jardim), papel, plásticos, vidro e têxteis. O sistema IVAR IKS agora instalado processa todos os seus resíduos sólidos urbanos misturados numa das fábricas de triagem de RSU mais avançadas da Europa. O resultado: uma fábrica de triagem de resíduos mistos recém-construída e totalmente automatizada, incluindo novas instalações para reciclagem de plásticos e triagem de papel.

O IVAR IKS conseguiu um aumento significativo nas taxas gerais de reciclagem, com a recuperação de plásticos e metais sendo mais notável na redução das emissões das mudanças climáticas. As mudanças implementadas no sistema, incluindo a separação de resíduos mistos, resultaram nas maiores taxas de reciclagem na sua classe. Em 2021, o IVAR IKS ficou em primeiro lugar na Noruega em taxas de coleta de embalagens de plástico pós-consumo.

foto

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial