Talleres Filsa: controladores de nivel para sólidos y líquidos
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
O futuro está na personalização dos produtos

Motion: o selim impresso em 3D que se adapta a cada ciclista

David Adrover, responsável pela Inovação no IAM 3D HUB

05/10/2021
A fabricação aditiva abre uma vasta gama de possibilidades não só na criação de novos produtos, mas também de novos modelos de negócio. O caso do Motion é um bom exemplo: um selim para ciclistas, inovador e totalmente personalizado, que adapta à ergonomia do utilizador, contribuindo para o seu conforto e desempenho.

Para atingir este grau de personalização, é necessário ter dados objetivos e reais obtidos através da análise biomecânica de cada utilizador. O Motion utiliza os resultados de análises de pressão pélvica, realizadas normalmente em qualquer loja especializada em ciclismo, para conceber e fabricar, de forma praticamente automatizada, um selim totalmente ajustado às necessidades de cada ciclista.

Uma vez concluída a análise biomecânica, o utilizador obtém um compêndio de resultados e ajustes feitos à bicicleta a fim de melhorar o seu desempenho, posição e adaptabilidade. Além disso, tem a opção de receber em casa um selim adaptado ao seu corpo e ao seu estilo de ciclismo, em apenas 15 dias.

foto

Análise da pressão exercida pelos ossos pélvicos no selim.

Hoje em dia, já estão disponíveis no mercado selins impressos em 3D em formatos standard, cuja particularidade está apenas no design criativo. Falta-lhes a integração da proposta de valor oferecida pelas tecnologias de fabrico aditivo. O Motion aproveita o potencial da personalização em massa e da produção individualizada oferecida pela impressão 3D para gerar um modelo de negócio único e totalmente digital.

Para a produção do selim, a base rígida do assento é concebida numa única peça impressa com materiais reforçados com fibra de carbono, que respondem às tensões mecânicas intrínsecas desta aplicação. A parte superior é concebida automaticamente utilizando o algoritmo de desenho criado a partir dos dados do utilizador. Uma vez terminado o desenho, a peça é fabricada utilizando a tecnologia HP 3D Multi Jet Fusion, a partir do elastómero Ultrasint TPU01, da BASF. Na fase final, o cliente escolhe o tipo de acabamento e as cores que pretende.

Para o desenvolvimento técnico desta aplicação, o Motion contou com o apoio técnico do IAM3DHUB e das tecnologias de fabrico aditivo fornecidas pelos seus parceiros, tais como a tecnologia HP 3D Multi Jet Fusion, os materiais Forward AM by BASF, os equipamentos de pós-processamento Abrast by Coniex e os materiais de acabamento de superfícies, também da BASF, como o Flexible Ultracur3D Coat F, nas suas diferentes cores.

foto
O selim Motion aproveita o potencial da personalização em massa e da produção individualizada oferecido pela impressão 3D.
Virtual MoldingJaba: tradução 4.0

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial