Talleres Filsa: controladores de nivel para sólidos y líquidos
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
Balde redondo Spies PC de 1,2 litros para PC com uma elevada proporção de matérias-primas renováveis

Netstal apresenta aplicação de embalagem inovadora e serviços completos na Fakuma 2021

06/10/2021

Sob o lema 'A economia circular une-se ao digital', a Netstal e os seus parceiros apresentam na Fakuma uma solução de embalagem com reduzido conteúdo plástico e a nova plataforma digital de serviço e-Service, disponível gratuitamente para todos os clientes da marca. A partir de janeiro de 2022, a Netstal passa a oferecer também calibrações de máquinas segundo a norma ISO 17025.

foto
A estrutura de 11,5 gramas é injetada em duas cavidades numa máquina Elion 2200-1000.

Durante a Fakuma, a empresa terá uma Elion 2200-1000 a produzir baldes redondos Spies PC de 1,2 litros com exterior de papel. Uma tira pré-impressa de papelão revestido é inserida nas duas cavidades do molde por um robô IML. Um plástico PP é então injetado através de canais para encher a borda do balde e ligá-lo firmemente à fita de cartão. O tempo do ciclo é de 5 segundos. Um robô remove os baldes acabados e empilha-os numa correia transportadora após uma verificação por câmara. Os baldes são então embalados de forma totalmente automática em caixas com a ajuda de um robô Smart Cobot Boxing. Os parceiros da Netstal neste projeto são a Spies Kunststoffe, a Muller Technology Conthey, a Motan colortronic, a EF cooling, a Sabic, Storaenso e a Engelhardt Etikett.

Com esta aplicação, a Netstal lança um novo balde de 1,2 litros com um peso mínimo e um conteúdo máximo de matérias-primas renováveis. As mangas de cartão são revestidas a PP e têm costuras de plástico para assegurar que o conteúdo é durável e impermeável. As possibilidades de design do rótulo são tão perfeitas como as da embalagem clássica de parede fina, que é decorada utilizando o processo IML.

Máximo desempenho de injeção com perfeita precisão e repetibilidade

A peça injetada em PP tem uma espessura de parede de 0,92 mm. O conteúdo de plástico de um balde redondo é de apenas 11,5 gramas. A fim de reproduzir de forma fiável as estruturas finas com uma elevada consistência de injeção, é essencial um elevado desempenho de injeção com controlo preciso. Esta é uma tarefa para a qual a Elion 2200 na versão com unidade de injeção híbrida e tecnologia de dupla válvula está preparada. A taxa de fluxo/espessura da parede para esta aplicação é de 1:305, o que requer uma dinâmica de injeção muito elevada.

Outro aspeto crucial é a plastificação, que deve ser concebida o mais perfeitamente possível para assegurar uma homogeneidade de cor ótima. Apesar da sua capacidade de desempenho, a Elion opera com elevada eficiência energética. Para alcançar uma elevada eficácia global do sistema, todos os periféricos foram integrados no sistema de controlo de máquinas aXos. O sistema opcional de controlo de operações inteligentes de 4 teclas ajuda os utilizadores a atingir os seus objetivos de eficiência. A operação guiada evita erros de funcionamento e tempos de paragem não planeados.

Netstal e-Service gratuito

Durante a feira, a Netstal convida os visitantes a conhecer a sua ampla gama de serviços integrados no conceito de Ciclo de Vida da empresa. Desde 2018, a Netstal dispõe de um portal de serviços online. O armazém de documentos incluído no e-Service elimina a necessidade de pesquisa de documentos específicos da máquina. A nova plataforma oferece acesso a diagramas elétricos, dados técnicos, bem como instruções de configuração.

A plataforma também oferece a rápida identificação e encomenda de peças sobressalentes, graças ao catálogo integrado de peças em 3D com visualização gráfica dos componentes individuais da máquina. Os pedidos de serviço podem também ser realizados neste espaço. O e-Service pode ser utilizado gratuitamente por todos os clientes Netstal.

foto
A Elion com unidade de injeção híbrida (mostrada aqui na versão com força de fecho de 3.200k N) combina velocidade máxima, precisão perfeita e máxima fiabilidade num conceito de máquina particularmente eficiente em termos energéticos.

Calibração acreditada ISO 17025 de máquinas de moldagem por injeção

A partir de janeiro de 2022, a Netstal passa a oferecer a calibração acreditada ISO 17025 de máquinas de moldagem por injeção. Com a calibração baseada no risco executada por técnicos de calibração, a Netstal garante a precisão de medição comprovada dos sinais relevantes dos sensores dentro de uma gama de incerteza de medição definida. A empresa cumpriu com sucesso os critérios para a certificação como laboratório acreditado de acordo com a norma ISO 17025. O certificado será emitido pelo Serviço Suíço de Acreditação (SAS) no final do ano.

Virtual MoldingJaba: tradução 4.0

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial