Atlas Copco Rental: ar comprimido
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Tomra conclui com sucesso conferência internacional dedicada à economia circular

13/10/2021

“A quarta edição do Tomra Leads, agora Tomra Talks, dedicada ao tema ‘Fechando o ciclo de plástico’ foi concluída com sucesso”, refere a Tomra em comunicado. Durante dois dias, os profissionais do setor puderam compartilhar as suas experiências de como realizar a verdadeira economia circular. O programa incluiu uma visita à inovadora fábrica da empresa em Lahnstein (Alemanha), um exemplo de como é possível alcançar a circularidade quando toda a cadeia de valor da reciclagem trabalha em equipa.

Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de visitar a inovadora fábrica-piloto de Lahnstein. Foto: Tomra...

Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de visitar a inovadora fábrica-piloto de Lahnstein. Foto: Tomra.

Sob o tema ‘Fechando o ciclo de plástico’, o evento, com duração de dois dias e realizado em Frankfurt nos dias 5 e 6 de outubro, conseguiu reunir 280 participantes de países de todo o mundo.

De acordo com a empresa, esta quarta edição da conferência internacional consolida-se como um evento único no setor. “O Tomra Talks foi projetado para compartilhar informações e acelerar o progresso da reciclagem e da gestão de resíduos com um objetivo difícil, mas claro: passar de uma economia linear para uma economia circular. E estamos num mundo em que o crescimento ininterrupto do volume de resíduos está a gerar uma espiral que tem de acabar. Nesse contexto, melhorar a situação atual dos resíduos plásticos tornou-se um verdadeiro incomodo para todos: políticos, legisladores, consumidores, fabricantes, recicladores e transformadores. A boa notícia é que as possibilidades de aumentar sua reciclabilidade são enormes e com a tecnologia atual e que, com o trabalho conjunto de todos, poderemos favorecer o processo em todos os níveis”, refere a Tomra em comunicado.

Durante esses dois dias, os participantes puderam visitar fábrica de Lahnstein, uma instalação avançada de reciclagem mecânica gerida em conjunto pela Tomra, a Borealis e a Zimmermann. No segundo dia, os participantes puderam assistir a apresentações de diversas personalidades do setor. Tove Andersen, a nova presidente e CEO do Grupo Tomra revelou, em primeira mão, as mais recentes tendências do setor. As restantes palestras estiveram a cargo de um seleto grupo de especialistas que, posteriormente, participaram nos debates organizados por temas e aproveitaram, mais uma vez, as excelentes oportunidades de networking que um evento dessas características oferece.

Tove Andersen, CEO do Grupo Tomra. Foto: Tomra,
Tove Andersen, CEO do Grupo Tomra. Foto: Tomra,

Visita à fábrica-piloto de Lahnstein e ao Centro de Testes Tomra em Mühlheim-Kärlich

A fábrica alemã em Lahnstein, que processa resíduos plásticos domésticos rígidos e flexíveis, foi cuidadosamente selecionada para fazer parte do evento. “Lahnstein permite-nos entender os grandes avanços que podem ser alcançados em termos de transformação para uma economia circular, quando diferentes atores importantes da cadeia decidem unir forças. O facto é que esta fábrica gera material reciclado de alta qualidade para que fabricantes e processadores possam utilizá-lo sem problemas nas aplicações mais exigentes”, afirmou Volker Rehrmann, vice-presidente executivo e diretor de Economia Circular da Tomra.

Por sua vez, e já no Centro de Testes Tomra, os participantes tiveram a oportunidade de ver ao vivo as mais recentes inovações tecnológicas para os plásticos: os equipamentos de separação de flakes Autosort Flake e Innosort Flake; junto com o Autosort Speedair, um sistema totalmente personalizável projetado para estabilizar materiais leves, como plástico flexível ou papel na esteira de aceleração que agora pode chegar a 5m/s, permitindo que muito mais material seja processado; a identificação e separação de cartuchos de silicone com Autosort e Gain trabalhando em conjunto; a nova plataforma Tomra Insight baseada na nuvem que conecta equipamentos e permite a tomada de decisões informadas e inteligentes e até mesmo um equipamento de logística reversa da Tomra Collection, a Tomra R1.

Visita ao Centro de Testes Tomra. Foto: Tomra
Visita ao Centro de Testes Tomra. Foto: Tomra.

Dezasseis palestrantes, muito networking e um jantar de encerramento com amigos

O segundo dia, dedicado às conferências, foi marcado por uma intensa troca de conhecimento, aprendizagem, discussão, reflexão e olhar para o futuro.

Tove Andersen, nova presidente e CEO do Grupo Tomra deu as boas-vindas à conferência ‘Fechando o ciclo do plástico’. “Na verdade, é muito simples”, afirmou, "as nossas décadas de experiência mostraram e demonstraram que é a triagem dos resíduos que determina o resultado da reciclagem. O nosso objetivo é reciclar os resíduos de plástico de forma que possamos mantê-los em circulação o máximo de tempo possível. Quanto mais clara, prática e ambiciosa for a legislação verde, mais cedo poderemos manter esse material num ciclo fechado globalmente”.

Os demais palestrantes abordaram questões técnicas, jurídicas e práticas de como alcançá-lo. Por exemplo, os participantes puderam saber que um estudo recente do think tank londrino Eunomia, encomendado pela Tomra, concluiu que, aumentando significativamente as taxas de reciclagem e melhorando a gestão de recursos, as emissões de gases de efeito estufa poderiam ser reduzidas. Em todo o mundo, numa quantidade anual equivalente a 2.760 milhões de toneladas métricas de CO2, comparável ao produzido por mais de 600 milhões de carros em circulação por ano.

Em conjunto com as suas empresas colaboradoras do setor dos plásticos, a Tomra tem um ambicioso plano de permitir a recuperação de todo o material possível para a reciclagem, bem como aumentar a quantidade desse material reciclado em ciclo fechado. Este pode ser um passo decisivo para reduzir as emissões de CO2 e conservar recursos naturais.

O evento terminou com um agradável sentimento de ‘até logo’ para muitos e um ‘vamos lá’ para outros, mas para todos a satisfação de saber que entre todos nós a economia circular é possível e que, no mundo dos plásticos, eles estão mais próximos do que nunca.

Registre-se aqui para receber o vídeo de resumo da conferência: https://solutions.tomra.com/tomra-talks-2021-video

Jantar de encerramento da quarta edição do Tomra Leads, agora Tomra Talks. Foto: Tomra
Jantar de encerramento da quarta edição do Tomra Leads, agora Tomra Talks. Foto: Tomra.

REVISTAS

Siga-nosEasy fairs Iberia - Porto

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    27/03/2024

  • Newsletter InterPlast

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial