Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
Hall A7, Stand 7303

KraussMaffei: eficiência e sustentabilidade na Fakuma 2021

14/10/2021

‘A eficiência encontra a sustentabilidade’ é o lema da KraussMaffei na feira Fakuma, que se realiza de 12 a 16 de outubro em Friedrichshafen, Alemanha. A empresa alemã, representada pela Folhadela Rebelo, aposta na apresentação de soluções rentáveis para tecnologia médica, embalagem e logística, componentes técnicos e construção leve, que permitem um aumento mensurável na eficiência e sustentabilidade, por exemplo, através da utilização de elevadas percentagens de material reciclado.

“Enquanto fornecedor de soluções abrangentes, o nosso objetivo é apoiar os nossos clientes de forma sustentável na consecução do sucesso empresarial. Combinamos as nossas tecnologias de máquinas e aplicações com soluções e produtos digitais adequados para gerar um claro valor acrescentado para os nossos clientes ao longo de toda a cadeia de valor”, afirma Volker Nilles, vice-presidente executivo da divisão de Novas Máquinas da KraussMaffei. Em consequência, as soluções apresentadas pela empresa na Fakuma estão orientadas para um ponto em que ‘a eficiência encontra a sustentabilidade’ e têm um claro enfoque na maximização da produção, elevada qualidade do produto, redução dos custos do ciclo de vida e garantia de sustentabilidade.

Este ano, a KraussMaffei tomou a decisão consciente de ter uma apresentação totalmente digital na Fakuma. “Face à atual pandemia, decidimos muito cedo realizar a exposição desta forma e aproveitámos o tempo para reforçar o contacto com os nossos clientes através palestras digitais, como as Pioneers!Talks, road shows e conversas pessoais. Logo após a Fakuma, planeamos realizar mais eventos locais junto dos nossos clientes europeus”, diz Nadine Despineux, vice-presidente executiva da divisão de Soluções Digitais e de Serviços.

Mais eficiência e sustentabilidade na moldagem por injeção e no processamento de materiais reativos

Eficiência e sustentabilidade são aspetos centrais das soluções oferecidas pela KraussMaffei, quer se trate de máquinas de injeção, equipamentos para processamento de materiais reativos, componentes de automação ou soluções digitais. Por exemplo, na produção de materiais de embalagem e logística, tais como baldes, caixas ou paletes, os transformadores de plástico beneficiam de maiores rendimentos graças às elevadas capacidades de plastificação das séries MX e GX da empresa alemã. A tecnologia BluePower assegura uma elevada eficiência energética. Além disso, a função APC plus da máquina permite o processamento seguro de altas percentagens de material reciclado. O peso de injeção permanece constante em todos os momentos. O resultado é uma produção sem interrupções, com uma elevada percentagem de peças conformes, que pode chegar aos 100%.

Na área da tecnologia médica, a KraussMaffei demonstra - utilizando o exemplo de uma micromembrana, como as atualmente utilizadas nos frascos das vacinas - como implementar com sucesso o processamento de silicone líquido (Liquid Silicone Rubber ou LSR na sigla em inglês), de forma segura e rentável, mesmo na moldagem por microinjeção. A aplicação numa SilcoSet PX 25 está em conformidade com a classe ISO-7, de acordo com a DIN EN ISO 14644-1, e permite uma elevada consistência de peso de injeção, maximizando assim número de boas peças graças ao APC plus. O elevado grau de automatização e a transparência dos dados ao longo de todo o processo garantem uma produção rentável e segura.

Moldagem por microinjeção com alta precisão utilizando silicone líquido: a PX 25 CleanForm fabrica micromembranas para doses de vacinação...

Moldagem por microinjeção com alta precisão utilizando silicone líquido: a PX 25 CleanForm fabrica micromembranas para doses de vacinação.

Na área dos componentes técnicos, a KraussMaffei utiliza o exemplo de um intrincado conector com quatro incrustações de metal para demonstrar como é possível fabricar um componente avançado, completamente testado e pronto a ser instalado, com um baixo custo por peça. A máquina de injeção totalmente elétrica PX 161, com automação integrada (para colocação e sobremoldagem das peças metálicas), oferece elevada precisão e economia de espaço, bem como uma extensa rotina de inspeção.

Fabricação de conectores complexos facilitada: a máquina de injeção com célula de automatização acoplada oferece máxima precisão no mínimo espaço...
Fabricação de conectores complexos facilitada: a máquina de injeção com célula de automatização acoplada oferece máxima precisão no mínimo espaço.

Maior eficiência no processamento de poliuretano e na construção leve

A máquina de mistura e dosagem RimStar Smart incorpora uma maior eficiência no processamento de poliuretano. Com a opção de poder ser equipada em função dos requisitos do cliente, incorpora alta tecnologia para a produção em série, bem como para pequenos lotes. Isto significa que os utilizadores podem oferecer aos seus clientes novos produtos a baixo custo por peça. A pegada de apenas 4,8 m², a excelente relação preço/desempenho e o conceito de facilidade de utilização tornam a produção com a RimStar Smart particularmente eficiente e sustentável. A qualidade dos componentes assegura a estabilidade do processo e uma elevada disponibilidade.

Com o lema ‘todos os passos num só’, a KraussMaffei demonstra na Fakuma como a produção de componentes compósitos leves pode ser mais eficiente, desde o conceito até à produção em série. A empresa oferece tecnologias para toda a cadeia de produção de componentes plásticos, desde a formação de espuma, fibra composta e moldagem por injeção até à fabricação de moldes e pós-processamento de componentes.

Mistura e dosagem de poliuretano em espaço limitado: a RimStar Smart requer apenas 4,8 m² de instalação
Mistura e dosagem de poliuretano em espaço limitado: a RimStar Smart requer apenas 4,8 m² de instalação.

Melhor desempenho graças às soluções digitais

As soluções digitais da KraussMaffei garantem uma elevada disponibilidade de máquinas, alta qualidade de produto e baixos custos de fabrico, permitindo assim obter uma vantagem competitiva. Na Fakuma, a KraussMaffei demonstra novas soluções para a interação do cliente ao longo de toda a cadeia de valor.

Com a socialProduction, a aplicação móvel e Web para máquinas de injeção, a KraussMaffei combina as vantagens das reses sociais com a tecnologia de vanguarda na monitorização da produção. As máquinas enviam informação aos utilizadores, em tempo real, através de salas de chat seguras. Trabalhando autonomamente, a socialProduction deteta desvios no processo de produção numa fase mais precoce do que nunca e eleva a monitorização das máquinas para uma nova era. A empresa já anunciou o lançamento de uma nova aplicação, a liveCare, integrada na socialProduction, cujo objetivo é monitorizar em permanência o estado de desgaste dos equipamentos.

Monitorização da produção em qualquer altura e em qualquer lugar: a aplicação socialProduction pode ser usada num desktop, smartphone ou tablet...
Monitorização da produção em qualquer altura e em qualquer lugar: a aplicação socialProduction pode ser usada num desktop, smartphone ou tablet.

A solução de remoteSupport baseada na nuvem suporta todas as séries e tecnologias da KraussMaffei em qualquer lugar e em qualquer altura. Isto não só minimiza os tempos de paragem, como também os custos de serviço. Além do serviço remoto (RemoteAccess) para o sistema de controlo de máquinas, o smartAssist é uma aplicação de vídeo que acrescenta comunicação intuitiva de humano para humano. As anotações interativas AR permitem que até tarefas complexas possam explicadas via smartphone, tablet, computador ou óculos de realidade aumentada.

A aplicação smartAssist oferece suporte remoto através de qualquer dispositivo
A aplicação smartAssist oferece suporte remoto através de qualquer dispositivo.

Finalmente, o pioneersClub, a ‘janela digital’ da KraussMaffei, oferece a clientes de todo o mundo acesso fácil e transparente a dados digitalizados, tais como documentação individualizada das máquinas do cliente, tutoriais eletrónicos para as diversas séries de máquinas, bem como verificações rápidas de disponibilidade, encomendas de peças sobressalentes e retrofits.

A plataforma de serviço digital pioneersClub permite consultar online documentação das máquinas e adquirir peças sobressalentes, 24 horas por dia...
A plataforma de serviço digital pioneersClub permite consultar online documentação das máquinas e adquirir peças sobressalentes, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    24/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial