Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

O papel crucial da tecnologia de acionamento na indústria da Produção

11/11/2021
À medida que a procura continua a aumentar, a indústria da produção terá que contar com tecnologia de acionamento robusta e fiável para impulsionar o seu futuro. Marcus Schneck, CEO da norelem, explica por que motivo os engenheiros e gestores de fábricas têm que garantir que a sua tecnologia de acionamento é adequada à respetiva finalidade à medida que a indústria da produção continua a avançar em direção a processos mais inteligentes, mais ecológicos e mais eficientes.
foto
O funcionamento de sistemas industriais em todo o mundo depende de unidades de acionamento e motores. No seu nível mais básico, as unidades de acionamento são responsáveis por aproveitar e gerir a energia elétrica enviada para os motores. Através do controlo do torque e da velocidade, as tecnologias de acionamento fornecem controlo de processo e eficiência para sistemas como ventiladores, compressores, bombas e transportadores usados em contextos industriais em todo o mundo. A procura de tecnologia de acionamento eficiente e eficaz está a aumentar à medida que a automação se torna mais proeminente.

Através da otimização dos processos de transmissão de energia, os operadores podem beneficiar de custos operacionais inferiores e de menor consumo de energia. Com múltiplos sistemas e opções disponíveis no mercado, é essencial especificar o tipo de equipamento certo para maior precisão e maior produtividade.

Escolher o sistema de acionamento certo

Ao considerar o sistema de acionamento certo para uma aplicação, os engenheiros devem considerar as principais vantagens proporcionadas por cada tecnologia:

Acionamentos por corrente - Um acionamento por corrente é composto por rodas dentadas, discos de roda dentada e uma corrente de rolos, sendo que algumas aplicações são complementadas com tensionadores e defletores. Estes são os sistemas mais resistentes e mais duradouros e os acionamentos por corrente da norelem são fabricados segundo a norma DIN/ISO 606.

Os dentes são fresados e endurecidos, alinhando exatamente a ranhura com a ponta do dente. Esta escolha irá beneficiar bastante os engenheiros que procuram implementar um sistema de acionamento com uma transmissão de potência considerável numa curta distância e com baixos requisitos de manutenção. A adição alternativa de rodas de corrente de aço inoxidável também faz com que esta seja uma escolha comum na indústria alimentar.

Acionamentos com correia dentada - Com uma correia dentada juntamente com duas ou mais polias de correia, os sistemas de correias dentadas apresentam múltiplas vantagens. As correias dentadas suportam grandes forças com elevada aceleração, ao mesmo tempo que garantem um posicionamento exato e uma velocidade constante.

Quando os sistemas são corretamente instalados e adaptados com os componentes necessários para a respetiva finalidade, as correias dentadas podem ser energeticamente eficientes, silenciosas e precisas - permitindo elevados valores de aceleração, se necessário. Graças a isto, os sistemas são ideais para indústrias de engenharia mecânica, tais como a automóvel e a aeroespacial.

Engrenagens, cremalheiras e engrenagens cónicas - os acionamentos de engrenagens também são comuns em aplicações de engenharia mecânica, permitindo a transmissão de torques personalizáveis de um eixo para outro, tudo numa conceção compacta e simples. Os engenheiros podem simplesmente ajustar o torque ou a velocidade através da troca de engrenagens individuais, permitindo uma maior flexibilidade quando necessário.

Tal como os acionamentos por corrente, as engrenagens também não requerem muita manutenção e podem fornecer forças elevadas em curtas distâncias, tudo numa conceção flexível e sem deslizamento.

Engrenagens sem fim/conjuntos de engrenagens sem fim - o nome “sem fim” refere-se a um eixo com uma ou mais roscas que é depois ligado a uma roda sem fim (dentada helicoidal), formando a engrenagem sem fim. O eixo do sistema é compensado em 90°, permitindo a conversão de amplas relações em velocidades lentas.

Com os conjuntos de engrenagens sem fim da norelem capazes de funcionamento contínuo a altas velocidades e torques elevados, os sistemas são naturalmente resilientes devido à sua construção. No entanto, vale a pena notar que nestes tipos de sistemas, devido ao facto de os acionamentos serem alimentados por movimentos de rolamento e de deslizamento, as engrenagens não são tão eficientes como as outras opções de acionamento também disponíveis.

foto

Os benefícios de instalar o sistema de tecnologia de acionamento certo

A tecnologia de acionamento adequada ao fim a que se destina apresenta múltiplos benefícios - sendo que cada sistema oferece capacidades únicas adaptadas a aplicações específicas.

Por exemplo, enquanto a vida útil e os baixos requisitos de manutenção dos acionamentos por corrente e engrenagens serão mais adequados para as indústrias de engenharia mecânica, os acionamentos por correia dentada serão mais adequados para aplicações que exigem um controlo preciso do processo e altas taxas de produção.

Do mesmo modo, a escolha de componentes em aço inoxidável será mais adequada para aplicações onde a higiene é uma prioridade mais elevada, tais como as indústrias médicas ou de produção de alimentos.

Ao selecionar o sistema correto, os engenheiros podem escolher um acionamento que seja adequado à respetiva finalidade e que ajude a aumentar a eficiência da produção. Ao integrar o sistema correto no processo, os fabricantes beneficiarão de uma transmissão de potência ideal, diminuição do desgaste e manutenção, aumento da longevidade do sistema e relações de transmissão constantes.

A longo prazo, um sistema de acionamento meticulosamente afinado não só proporcionará um desempenho com uma eficiência ideal, como também reduzirá a energia necessária para alimentar o sistema. Consequentemente, isto ajudará a baixar os custos operacionais e até ajudará as empresas a reduzir a sua pegada de carbono, uma consideração importante para os fabricantes que devem começar a trabalhar para as metas ambientais estabelecidas pelos governos de todo o mundo.

Integração de tecnologias futuras

Olhando para o futuro, espera-se que a procura continue a aumentar e a serem exigidas aos fabricantes taxas de produção mais elevadas, os processos de automação revelar-se-ão críticos nos próximos anos.

A tecnologia de acionamento já não é apenas um processo puramente mecânico; os sistemas de acionamento da norelem podem ser facilmente integrados com interfaces digitais. Com uma implementação bem sucedida, as interfaces digitais podem fornecer uma visão adicional do desempenho, resolução de problemas e soluções de eficiência personalizadas para cada aplicação específica.

Por sua vez, isto permite uma variedade de possibilidades para melhorar ainda mais os sistemas de tecnologia de acionamento. Com sensores para detetar potenciais falhas precoces nas linhas de produção, as empresas podem evitar paragens imprevistas na produção devido a falhas ou erros evitáveis. Menos paragens imprevistas significam que os desvios e riscos emergentes podem ser tratados prontamente sem prejudicar os resultados de produção.

Enquanto os componentes das unidades de acionamento são construídos para suportar um uso prolongado, os indicadores de manutenção automatizada para garantir que o sistema é inspecionado regularmente irão contribuir bastante para aumentar a longevidade dos sistemas.

Para além disso, ao utilizar e captar dados durante a produção, os fabricantes podem otimizar melhor o seu sistema para melhorar ainda mais a eficiência. Isto pode ser conseguido através da análise de áreas-chave de ineficiência, tais como modificação, controlo de qualidade e períodos de manutenção, para melhorar ainda mais as capacidades de um sistema de acionamento utilizando a uma análise baseada em dados.

Impulsionar indústrias em todo o mundo

A tecnologia de acionamento continuará a desempenhar um papel fundamental nos próximos anos e os engenheiros devem garantir que os sistemas são adequados para a respetiva finalidade. Com um portefólio completo de ofertas de sistemas de acionamento, a norelem oferece aconselhamento e orientação aos clientes que não têm a certeza de qual será o sistema mais adequado para as suas necessidades. Para ver a gama de componentes de acionamento da norelem, os engenheiros podem encontrar todas as peças relevantes no catálogo essencial da norelem, o THE BIG GREEN BOOK.
Jaba: tradução 4.0

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial