Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
O evento contou com a participação de mais de 600 expositores de 36 países e 17.859 visitantes profissionais de 76 países

Formnext 2021: um regresso bem-sucedido

23/11/2021

A sétima edição da Formnext voltou a acolher a comunidade internacional de fabricação aditiva em formato presencial. Realizada em Frankfurt entre 16 e 19 de novembro de 2021, a exposição apresentou uma série de estreias mundiais ao longo de toda a cadeia de processo, demonstrando os campos de aplicação do fabrico aditivo e o seu impressionante potencial para o futuro. Em destaque, estiveram temas como produção a descentralizada, cadeias de processo seguras, eficiência e sustentabilidade.

Durante o evento de quatro dias, a Formnext 2021 transformou mais uma vez Frankfurt num centro internacional de inovação para o fabrico aditivo e para a produção industrial moderna. O evento contou com a participação de mais de 600 expositores de 36 países. Durante os quatro dias, mais de 17 mil profissionais do setor visitaram a feira, com uma área total de 30.000 metros quadrados.

Os expositores da Formnext e o vasto programa de eventos de apoio demonstraram a vasta gama de possibilidades oferecidas pela impressão industrial 3D para numerosos setores utilizadores. Em exibição estiveram inúmeras soluções inovadoras para tornar a produção mais eficiente e sustentável.

Tão ou mais importante, os participantes puderam finalmente encontrar-se cara-a-cara e debater pessoalmente temas importantes para as empresas do setor. O evento realizou-se de acordo com as condições de segurança mais estritas: apenas puderam participar pessoas totalmente vacinadas ou recuperadas da Covid-19.

Formnext 2021. Copyright: Mesago / Mathias Kutt
Formnext 2021. Copyright: Mesago / Mathias Kutt.

Número de visitantes excede as expectativas

“A Formnext provou mais uma vez ser o ponto alto do ano para a indústria do fabrico aditivo. Depois dos desafios significativos que enfrentámos no ano passado, este ano, tanto o número de expositores como de visitantes excedeu as nossas expectativas”, comentou Sascha F. Wenzler, vice-presidente da empresa organizadora Mesago Messe Frankfurt GmbH. "Para esta indústria inovadora - que desenvolve tecnologias a um ritmo rápido e está disposta a partilhá-las com investidores, parceiros e clientes-, as reuniões presenciais são essenciais”.

Vários visitantes mostraram-se impressionados com o desenvolvimento da Formnext e com a atmosfera patente no salão de exposições. “Sente-se que todos estavam ansiosos por se voltarem a encontrar”, diz Andrea Buccelli, CEO da AMD Engineering. "É realmente impressionante ver quantas máquinas, materiais e aplicações novas foram lançadas durante a exposição".

Shamil Hargovan, diretor executivo da STS Capital Partners International Inc., referiu que “esta Formnext foi particularmente especial. Num setor como o nosso, que está em crescimento acelarado, estes contactos pessoais são muito importantes".

Por seu lado, a afluência de visitantes e a elevada qualidade dos debates excedeu as expectativas dos expositores. Pete Hansford, diretor de Desenvolvimento Empresarial da Wayland Additive, afirmou: “A Formnext foi o lugar certo para apresentar a nossa solução de impressão 3D. Tivemos continuamente, no nosso stand, visitantes com um verdadeiro propósito e aplicação em mente”. Alessio Lorusso, CEO e fundador da Roboze, de Itália, país parceiro da Formnext 2021, também ficou satisfeito com a participação da sua empresa: "Assistimos a uma grande Formnext, com mais visitantes de elevada qualidade do que esperávamos. Acima de tudo, visitantes muito qualificados. Estamos extremamente satisfeitos com esta edição”.

Da perspetiva de Frédéric Le Moullec, diretor de vendas da AddUp Formnext, a feira cumpriu os objetivos da empresa: “Ficámos encantados por voltar a encontrar pessoalmente a indústria da impressão 3D, principalmente os nossos clientes da Alemanha. Também pudemos mostrar a nossa tecnologia a muitos novos interessados e obtivemos contactos de empresas de quase todos os setores industriais”.

A Formnext ainda não terminou

Para aqueles que não puderam assistir à Formnext devido a restrições de viagem, os Formnext Digital Days, que se realizam de 30 de novembro a 1 de dezembro de 2021, oferecem a oportunidade de descobrir as mais recentes inovações do setor.

"Após quatro dias de sucesso na Formnext 2021, estamos realmente desejosos de entrar em contacto com os nossos clientes também digitalmente, afirmou Damien Buchbinder, diretor de Gestão de Produtos de Fabricação Aditiva na TRUMPF.

“A Formnext 2021 foi um grande sucesso para a EOS e estamos ansiosos por potenciar esta importante oportunidade de intercâmbio. Os Formnext Digital Days dão-nos a nós, expositores, e aos visitantes a oportunidade de explorar o conteúdo apresentado com maior profundidade e focar áreas adicionais", referiu Markus Glasser, SVP EMEA da EOS.

Durante os Formnext Digital Days, os interessados podem participar em reuniões de negócios, consultar um amplo diretório de fornecedores de soluções AM, assistir a conferências em direto, bem como a mesas redondas e entrevistas.

A próxima edição da Formnext terá lugar em Frankfurt am Main de 15 a 18 de novembro de 2022. Além disso, estão previstos três eventos associados:

  • Rosmould, 07-09 de junho de 2022, Moscovo, Rússia
  • Formnext + PM South China, 14-16 de setembro de 2022, Shenzhen, China
  • Formnext Forum Tóquio, 27-28 de setembro de 2022, Tóquio, Japão

Lançamento do Fórum ASTM Standards

No dia anterior à Formnext, mais de 120 participantes assistiram à estreia do primeiro ASTM Standards Forum, apoiado pela USCS ISO e pela própria Formnext. Este lançamento bem-sucedido sublinha a importância dos esforços transatlânticos para criar normas conjuntas. O Fórum voltará a realizar-se em 2022.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial