Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Resultado dos Plastics Recycling Awards Europe 2021

01/12/2021

Os vencedores da edição deste ano dos Plastics Recycling Awards Europe 2021 foram revelados na feira Plastics Recycling Show Europe (PRSE), que decorreu nos dias 4 e 5 de novembro, em Amesterdão. A iniciativa visa premiar o uso de material reciclado, o design e a inovação no processo produtivo. Este ano, o júri reconheceu um progresso no design para a reciclagem dos produtos a concurso, aspeto essencial para uma efetiva economia circular do plástico. Foram premiadas inovações em sete categorias.

Imagen

Na categoria de ‘Produto automóvel, elétrico ou eletrónico’, o prémio foi atribuído ao Speed Home WLAN da Deutsche Telekom AG, produzido com quase 100% de material reciclado, proveniente de resíduos elétricos e eletrónicos. O júri elogiou o dispositivo como um excelente exemplo da utilização circular de plásticos na classe de objetos quotidianos, mantendo ao mesmo tempo o apelo visual do design exterior.

Imagen

A Green Rope, da Plastix, venceu o prémio na categoria de ‘Produto para a construção’ e demonstra que é possível reciclar com sucesso artes de pesca, uma aplicação que se tem revelado difícil até agora. Esta solução verdadeiramente inovadora e holística é tanto um elemento chave na transição para a nova economia circular para os plásticos como uma verdadeira oportunidade de negócio.

Imagen

A cadeira HÅG Capisco Puls, da empresa Flokk, feita a partir de marcadores de limpa-neves reciclados, foi a vencedora na categoria de ‘Produto para a casa e lazer’. O júri elogiou a Flokk pelo seu empenho em mobiliário sustentável e durável. A nova cadeira apresenta um assento e encosto feitos de 100% polipropileno reciclado pós-consumo, demonstrando que os resíduos plásticos podem ser reciclados para criar um design atrativo sem comprometer a qualidade ou funcionalidade. A cadeira de secretária também obteve pontuação elevada pela sua estética, ergonomia e design.

Imagen

A reciclabilidade da embalagem é o primeiro passo para garantir que esta seja novamente utilizada numa aplicação de ciclo fechado de alta qualidade. A garrafa sem rótulo Evian, concebida pela SAEME para a Danone Eaux France, é uma embalagem inovadora e vencedora da categoria de 'Produto de embalagem plástica'. A eliminação do rótulo da garrafa minimiza a utilização de material e facilita o processo de reciclagem. A garrafa obteve uma classificação A+++ na análise da RecyClass.

Imagen

O prémio ‘Inovação tecnologia de produto’ foi entregue à Reckitt pelo seu pulverizador de gatilho PP monomaterial, um avanço no design para melhorar a reciclabilidade deste popular produto. Os pulverizadores de gatilho contêm frequentemente múltiplos materiais que podem incluir metal ou vidro, o que os torna difíceis de reciclar. Os juízes elogiaram a Reckitt por reduzir o peso deste componente e por se comprometer a passar de 22 variantes de pulverizadores de gatilho para 3 e reduzir o número de variações de cor de 42 para 6. Este excelente exemplo de design para reciclagem envia um sinal importante a seguir por outras empresas.

A ‘Embaixadora da Reciclagem de Plásticos 2021’ é Flor Peña Herron, gestora de Sustentabilidade e Economia Circular da EMENA na Avery Dennison Label and Packaging Materials. O júri elogiou a eleita por liderar o caminho dos transformadores, produtores de rótulos, indústria de embalagem e toda a cadeia de valor no seu empenho em trabalhar para melhorar a reciclabilidade e reciclagem de embalagens de plástico na Europa. Flor Peña Herron participa em múltiplas iniciativas, como a Petcore e a RecyClass, e tem vindo a desenvolver um trabalho importante para gerar uma verdadeira mudança na circularidade dos plásticos.

Imagen

Na categoria de ‘Inovação em equipamentos de reciclagem’, o júri decidiu atribuir o prémio a duas candidaturas: o ABMF-PET-C (Automatic Belt Melt Filter), da Britas, e o Intarema TVEplus RegrindPro + ReFresher, da Erema,

Lançado em outubro deste ano, o ABMF-PET-C (Automatic Belt Melt Filter) proporciona uma filtragem totalmente automatizada de contaminantes de resíduos plásticos. Pela primeira vez, permite o processamento contínuo de resíduos pós-consumo sem parar a produção, tornando-o ideal para um processamento contínuo e uma qualidade consistente dos pellets.

Por seu lado, o sistema Intarema TVEplus RegrindPro + ReFresher aplica a tecnologia ReFresher da empresa austríaca à reciclagem de embalagens HDPE para contacto alimentar. Os juízes reconheceram esta inovação como um passo em frente na eliminação de odores indesejados dos resíduos plásticos, permitindo a reciclagem para substituir os plásticos virgens em aplicações topo de gama. Este tipo de inovação é essencial para cumprir os objetivos da UE relativamente ao conteúdo reciclado dos plásticos em contacto com alimentos.

Imagen

Cada um dos vencedores recebeu um troféu, com uma base impressa em 3D feita a partir de ABS reciclado (proveniente de tabliers de automóveis) e topo multicolorido cortado a laser e fabricado a partir HDPE reciclado, com origem em tampas de garrafas recolhidas nas praias.

O júri especializado dos Prémios de Reciclagem de Plástico 2021 inclui três anteriores vencedores do Prémio Embaixador: Kim Ragaert da Universidade de Maastricht (2020), Gian de Belder, diretor técnico de I&D em sustentabilidade de embalagens na Procter & Gamble (2019) e Willemijn Peeters CEO da Searious Business (2018). A eles juntou-se Ton Emans, presidente da Plastics Recyclers Europe (PRE); Karen Laird, editora da Sustainable Plastics e Rune Thoralfsson, proprietária e diretora da recicladora de filmes plásticos Norfolier GreenTec AS.

Os Prémios Plastics Recycling Europe são organizados conjuntamente pela Plastics Recyclers Europe e pela Crain Communications, organizadores da PRSE. O evento foi patrocinado por diversas empresas, como a Erema Engineering Recycling Maschinen GmbH, Fimic SRL e Tomra Sorting Recycling.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    24/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial