O setor automóvel aceitou o desafio da sustentabilidade ambiental reduzindo as suas emissões de CO2, a fim de satisfazer tanto os requisitos legais como as exigências de uma sociedade que exige cada vez mais uma consciência ambiental por parte das empresas.
A redução do peso dos veículos elétricos é uma das chaves para tornar a diminuição das emissões uma realidade, já que um veículo mais leve requer menos energia para ser propulsionado. Desta forma, é possível aumentar a autonomia em comparação com carros mais pesados com as mesmas baterias. Por isso, a indústria está a investir na substituição de peças metálicas por novos materiais compostos que podem reduzir o peso destas peças entre 50% e 70%.
Neste sentido, o projeto Lightcar, coordenado pela empresa espanhola Industrias Alegre e com a participação do ITERA Soluciones de Ingeniería, Sinfiny Smart Technologies e Aimplas, Instituto Tecnológico del Plástico, com o apoio financeiro da Agencia Valenciana de la Innovación (AVI), está a desenvolver novos compósitos termoplásticos de fibra longa. Estes materiais oferecem as vantagens de leveza, resistência ao impacto e rigidez, ao mesmo tempo que são recicláveis e processáveis por métodos de fabrico convencionais eficientes e com baixa produção de resíduos.
Do lado do processamento, o projeto permitirá também a conceção de uma célula de produção flexível e de alta velocidade para o fabrico de peças, tornando possível a integração de componentes eletrónicos nas peças.
O Projecto Lightcar foi financiado no âmbito do Programa de Projetos Estratégicos em Cooperação, com o cofinanciamento de fundos Feder da UE, no âmbito do Programa Operacional Feder da Comunidade Valenciana 2014-2020, convocado pela Resolução de 14 de Janeiro de 2021, do vice-presidente executivo da Agência Valenciana de Inovação (AVI), e destinado a reforçar e desenvolver o Sistema Valenciano de Inovação para melhorar o modelo de produção para os anos 2021 a 2023.
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