Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
Portefólio alargado para zonas ATEX

Operações seguras em ambientes de trabalho apertados

24/03/2022
O transporte de material em espaços apertados é um desafio diário para muitas empresas- ainda mais quando se tem de ter em conta as condições de proteção contra explosões.
Em muitas áreas de produção e armazém com opções de expansão limitadas, o espaço é muitas vezes apertado...
Em muitas áreas de produção e armazém com opções de expansão limitadas, o espaço é muitas vezes apertado. É aqui que entram os novos camiões estreitos e à prova de explosão da Linde Material Handling.
A Linde Material Handling oferece soluções de transporte adequadas para todas as aplicações ATEX e apresenta agora veículos compactos de alto desempenho com um elevado nível de conforto operacional para utilização em ambientes fechados. Representando uma alternativa aos empilhadores, os porta-paletes Linde T20-30 EX, disponíveis com ou sem plataforma, e os stackers contrapesados Linde L06-L16 AC EX podem até ser integrados no sistema de gestão de frotas Linde com controlo de acesso e monotorização de danos.
Os operadores de empilhadores das indústrias química e farmacêutica, da biotecnologia e cosmética, da indústria alimentar e de bebidas, e do sector logístico estão familiarizados com o problema: em muitos ambientes de produção e armazenamento com opções de expansão limitadas, o espaço é muitas vezes apertado. “Cada centímetro conta quando se trata de transporte de mercadorias, operações de recolha e armazenamento. Os condutores necessitam de veículos particularmente ágeis, fáceis de manobrar e de utilizar nestas condições. Afinal, os materiais perigosos devem ser sempre manuseados de forma segura e fiável”, evidencia Elke Karnarski, Gestora de Produtos Ex-Proof Trucks & Retrofit Solutions. É aqui que entram os novos equipamentos estreitos e à prova de explosão da Linde MH.

Extremamente ágil, fácil de manobrar e seguro

Ao oferecer capacidades de carga de 2.0, 2.5 e 3.0 toneladas, os porta-paletes Linde T20-30 EX impressionam pela sua compacidade e pelo chassis de apenas 720 milímetros de largura. As suas dimensões permanecem dentro do contorno da palete - resultando numa boa manobrabilidade, que é significativamente suportada pela direção assistida. Os veículos são concebidos para operações de recolha e armazenamento, bem como transporte de material de curto e médio curso nas zonas ATEX 1/21 e 2/22. As medidas de proteção contra explosões correspondentes incluem proteção contra faíscas elétricas e mecânicas, monitorização contínua da temperatura de todos os componentes relevantes, e precauções para evitar a carga eletroestática.

Os porta-paletes T20-30 EX apresenta um chassis de apenas 720 milímetros de largura e as suas dimensões permanecem dentro do contorno da palete...
Os porta-paletes T20-30 EX apresenta um chassis de apenas 720 milímetros de largura e as suas dimensões permanecem dentro do contorno da palete. Isto assegura uma boa manobrabilidade, mesmo em espaços apertados.

Compacto, mas ergonómico

Na versão T20-25 AP EX com plataforma dobrável, os porta-paletes funcionam como um local de trabalho ergonómico para o transporte de mercadorias a médias e longas distâncias. A plataforma e a proteção são acolchoadas de forma suave. A plataforma é fixada de forma fiável em ambas as posições, permitindo ao condutor manter-se firme e seguro sobre o tapete de pés dissipador. A proteção dobrável mantém-no dentro dos contornos do chassis - o melhor pré-requisito para uma maior produtividade. A plataforma e o timão são desacoplados do chassis, o que reduz as vibrações sentidas pelo operador. Ao mesmo tempo, o operador tem sempre uma excelente visão da carga e do ambiente, mesmo em ambientes de trabalho apertados e exigentes. Acima de tudo, a direção elétrica com o timão montado baixo garante conforto de funcionamento e o manuseamento seguro do veículo. O visor multifunções fornece informações claras sobre parâmetros importantes do veículo - tais como a próxima data de manutenção ou o nível de carga da bateria.

A aplicação EX Monitoring da Linde monitoriza todos os fatores relevantes para a segurança, tais como temperatura, resistência, tensão e desgaste, e o operador recebe recomendações específicas sobre as ações a tomar para garantir um funcionamento seguro e fiável do veículo à prova de explosão.

O porta-paletes contrapesado Linde L06-L16 AC EX, disponível em quatro versões com capacidades de carga de 0.6, 1.0, 1.2 e 1.6 toneladas, também tem um design estreito e compacto de 890 milímetros. Com o seu suporte de garfos para a zona ATEX 2/22 é ideal para transportar cargas especiais, IBCs ou paletes fechadas em espaços apertados. Mais pequeno que um empilhador elétrico, o veículo é uma ótima alternativa para áreas potencialmente explosivas onde o espaço é apertado.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    24/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial