Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
A Auditoria de Eficiência Energética do Ar Comprimido GFAA da Festo pode revelar poupanças até 60%

Quantos utilizadores de ar comprimido sabem onde se encontram os pontos fracos dos seus sistemas?

27/04/2022

Os custos de funcionamento do equipamento pneumático podem ser reduzidos até 60% se os operadores do sistema puserem em prática os resultados e análises da Auditoria de Eficiência Energética do Ar Comprimido GFAA providenciada pela Festo. Os peritos em eficiência energética da Festo utilizam uma abordagem integrada para analisar todo o sistema de ar comprimido, desde o compressor até à aplicação, e recomendam medidas para reduzir o consumo de energia. A proteção climática está também incluída no serviço, uma vez que o custo e a poupança de energia resultam naturalmente em menores emissões de CO2 e maior produtividade.

foto
Auditoria de Eficiência Energética do Ar Comprimido GFAA da Festo: especialistas em eficiência energética utilizam uma abordagem integrada para analisar todo o sistema de ar comprimido, desde o compressor até à aplicação e recomendam medidas para reduzir o consumo de energia.

No estudo realizado pelo Fraunhofer Institute for Systems and Innovation Research ISI ‘Compressed Air Systems in the European Union’, foram analisados os principais fatores de custo dos sistemas de ar comprimido. Verificou-se que os custos energéticos da produção de ar comprimido representam a ‘parte de leão’ dos custos globais em 77% - significativamente mais do que os custos de investimento de 14% e os custos de manutenção de 9%. Por conseguinte, parece óbvio analisar mais de perto estes fatores de custo. “A Auditoria de Eficiência Energética do Ar Comprimido GFAA da Festo é a ferramenta de análise certa para isto”, explica Sven Lensdorf, diretor de vendas de serviços de operação da Festo. “Com os resultados obtidos, os operadores podem gerar ar comprimido de forma mais eficiente, reduzir o consumo do mesmo e evitar perdas de pressão”.

Auditoria em cinco fases

A auditoria consiste em cinco etapas. Nas três primeiras, os peritos em eficiência energética da Festo analisam a produção de ar comprimido, a preparação do mesmo e a respetiva distribuição por todo o sistema. Ao implementar os resultados da análise, a vida útil dos componentes pneumáticos pode ser aumentada e os tempos de paragem das máquinas e da produção são reduzidos.

A quarta etapa da auditoria centra-se nas aplicações pneumáticas nas próprias máquinas e sistemas. Os auditores analisam a eficiência energética destas máquinas e sistemas e detetam quaisquer fugas. Verificam se os acionamentos, válvulas e tubagens têm o tamanho ideal, se as aplicações de sopro e vácuo são concebidas de forma eficiente e se os conceitos de instalação e controlo devem ser otimizados.

Na quinta e última etapa, os especialistas desenham um conceito para um sistema de monitorização de ar comprimido para monitorizar permanentemente os estados energéticos, e que pode ser apoiado por inteligência artificial a pedido do cliente.

foto
Auditoria em cinco partes por Festo: a Auditoria de Eficiência Energética do Ar Comprimido GFAA pode revelar poupanças até 60%.

Verificar e acompanhar o potencial de poupança

Todos os resultados de medição e dados de análise recolhidos durante a auditoria estão documentados no Portal de Serviços de Poupança de Energia online. Este portal com aplicação móvel torna todos os dados globalmente disponíveis e acessíveis em tempo real, com privilégios de acesso definidos pelo utilizador. As ações recomendadas para otimizar a eficiência energética do ar comprimido e o seu potencial de poupança são classificadas por ordem de prioridade e disponibilizadas no portal; as peças sobressalentes necessárias para implementar as medidas de otimização podem também ser encontradas no portal e encomendadas diretamente online com apenas um clique.

A pedido do cliente, é possível ainda substituir peças defeituosas tais como tubos, acessórios, cilindros e válvulas e assim criar a base para uma poupança de ar comprimido de até 60%. Todas as otimizações efetuadas e fugas corrigidas são documentadas no portal online e rastreadas.

foto
Portal online fornece uma visão geral: todos os resultados de medição e dados de análise recolhidos na auditoria são documentados no Portal de Serviços de Poupança de Energia online.

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial