A Arburg foi uma das empresas presentes no primeiro estudo de mercado de máquinas de injeção realizado em Portugal, levado a cabo pela InterPlast no dia 29 de março de 2022 com o objetivo de obter dados concretos sobre a venda destes equipamentos em território nacional, em 2021. À margem do evento, Martin Cayre, diretor geral da filial portuguesa, traçou-nos um quadro positivo do período em análise e apontou as dificuldades e oportunidades que a atual conjuntura oferece ao setor.
Houve uma atividade frenética, especialmente durante o primeiro trimestre de 2021, com um elevado nível de consultas de pedidos.
Sim, esses fatores afetaram significativamente o setor, com aumentos de preços em todos os tipos de matérias-primas e componentes. Para o setor automóvel, significou uma redução significativa no volume de produção, principalmente devido a um fornecimento insuficiente de semicondutores. Espera-se que os problemas de abastecimento e de preços continuem pelo menos até ao final deste ano.
As dificuldades de abastecimento e a subida de preços deverão manter-se pelo menos até ao final deste ano. A estes fatores acresce a instabilidade gerada pelo atual conflito bélico na Ucrânia. A Arburg prevê alguma mudança estratégica para fazer face a estas dificuldades?
A guerra na Ucrânia gerou mais incerteza no mercado. Os preços da energia e das matérias-primas subiram ainda mais e alguns clientes adiaram as decisões de investimento.
Por outro lado, as fábricas de injeção de plástico na Ucrânia retiraram moldes e distribuíram-nos a vários países europeus, incluindo Espanha e Portugal.
Na Arburg, continuamos a recrutar pessoal quer na casa-mãe que nas diversas filiais em quase todas as áreas, a fim de consolidar o crescimento do ano passado.
Acredito que, após um 2021 com um nível de atividade muito elevado, esta irá diminuir ao longo do ano.
2022 é ano de K. A Arburg vai apresentar novas tecnologias na feira? Quais?
Apresentaremos várias inovações tecnológicas, sendo dois tópicos-chave a digitalização no âmbito da Indústria 4.0 e a sustentabilidade no âmbito do nosso programa arburgGREENworld, com enfoque na redução da pegada de carbono e na economia circular.
interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa