Atlas Copco Rental: 24/7 ar comprimido
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

ZeroCups vence o Novo Verde Packaging Enterprise Award

09/06/2022
Sistema inovador e disruptivo de compra a granel através de embalagens inteligentes e circulares, da digitalização da experiência de compra a granel e da automatização da operação recebe o prémio final de 25.000 euros. O projeto aeroREPC, que junta aerogéis e aproveitamento de resíduos, recebeu uma menção honrosa.
foto
A Novo Verde, entidade gestora de resíduos de embalagens, anunciou a ZeroCups como o projeto vencedor da última edição do Novo Verde Packaging Enterprise Awards. A entrega de prémios decorreu no dia 6 de junho e contou com o Secretário de Estado do Ambiente e da Energia, João Galamba, na sessão de abertura.

O projeto vencedor ZeroCups resultou de uma joint venture entre as empresas The Loop Company e a Loja Do Zero. Consiste num sistema inovador e disruptivo de compra a granel, com o objetivo de substituir embalagens de uso único por embalagens reutilizáveis inteligentes (ZERO Cups) capazes de circularem inúmeras vezes, permitindo manter todo o histórico, rastreabilidade e medir o impacto ambiental ao longo da sua vida. A solução contempla três vetores de envolvimento: embalagens inteligentes e circulares, digitalização da experiência de compra a granel e automatização da operação.

Ricardo Neto, Presidente do Conselho de Administração da Novo Verde-, adianta que “escolher o grande vencedor do Novo Verde Packaging Enterprise Award foi desafiante pois os cinco finalistas apresentaram soluções absolutamente convergentes com a missão deste prémio – dinamizar as melhores soluções de economia circular no que respeita a embalagens. O projeto ZeroCups destacou-se pela sua inovação, pela maneira como repensaram as embalagens e, acima de tudo, o seu impacto no consumidor. O facto deste projeto ter o objetivo de substituir embalagens de uso único por embalagens reutilizáveis inteligentes – as Zero Cups -, capazes de circularem inúmeras vezes, permitindo manter todo o histórico, rastreabilidade e medir o impacto ambiental ao longo da sua vida, foi determinante”.
O projeto aeroREPC recebeu menção honrosa por juntar duas áreas consideradas atualmente hot topics científicos: aerogéis e aproveitamento de resíduos. Focado no desenvolvimento de novos aerogéis a partir de resíduos de embalagem pós-consumo (REPC), o projeto aeroREPC pretende dar um contributo significativo no âmbito da economia circular, visando a criação de novos produtos de elevado valor acrescentado a partir de um resíduo.

O Novo Verde Packaging Enterprise Awards premeia soluções inovadoras no campo das embalagens e culminou com um evento onde os 5 finalistas apresentaram os seus projetos a um júri, composto por Ricardo Neto, Presidente do Conselho de Administração da Novo Verde, Nuno Lacasta, Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Fernanda Ferreira Dias, Diretora-Geral das Atividades Económicas, Gonçalo Lobo Xavier, Presidente da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, e Paulo Praça, Presidente da Associação para a Gestão de Resíduos.

Esta edição do Novo Verde Packaging Enterprise Award contou com um número elevado de candidaturas que foram avaliadas pela Comissão de Acompanhamento, composta pela Novo Verde e EY (Ernst & Young), mediante rigorosos critérios de análise definidos no regulamento do programa.

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial