Atlas Copco Rental: 24/7 ar comprimido
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Battenfeld-cincinnati na K 2022: linhas completas para toda a indústria de extrusão

21/06/2022

A battenfeld-cincinnati oferece equipamentos para o fabrico de praticamente todos os tipos de produtos semiacabados extrudidos, desde tubos, perfis, placas, a filmes e chapas. Ontem, dia 20 de junho, na conferência de imprensa pré-K2022, a empresa alemã revelou algumas das novidades que vai apresentar em Düsseldorf, entre elas o novo design das suas linhas de extrusão de tubos, premiado com o IF Award deste ano.

foto

“A nossa linha completa tem a especial característica de não só ser constituída por componentes individuais perfeitamente sincronizados sem quaisquer problemas de interface, mas também de estes proveem inteiramente de uma única fonte”, é desta forma que Gerold Schley, diretor geral e CEO do grupo descreve o ponto de venda único da sua gama de produtos.

É natural que os principais tópicos da feira mundial de plásticos e borracha deste ano - economia circular, digitalização e proteção climática - reflitam precisamente o que está na mente de toda a indústria de plásticos. “O nosso lema 'Soluções sustentáveis a nível mundial' não perdeu atualidade, pelo que este ano vamos apresentar em Düsseldorf equipamento de extrusão que satisfaz as exigências dos nossos clientes em eficiência energética, espaço ocupado, manutenção, flexibilidade e alto desempenho”, salienta Gerold Schley.

Gestão de água e novo design para a indústria de tubos

Na K, a battenfeld-cincinnati irá revelar o novo design de todas as suas linhas de extrusão de tubos a partir de 2023. Para além do efeito visual, com as cores corporativas da empresa, o novo design oferece maior funcionalidade, com melhor acessibilidade e facilidade de utilização, incluindo características de fácil limpeza. Todos os equipamentos, desde a extrusora até às unidades de calibração e arrefecimento e ao tanque de vácuo, até ao equipamento de corte e à mesa basculante, são fabricados internamente pela battenfeld-cincinnati, perfeitamente combinados tecnicamente e agora também visualmente, sem quaisquer problemas de interface, e integrados no sistema de controlo intuitivo BCtouch UX.

foto
A battenfeld-cincinnati reserva para a K a apresentação do novo design de todas as suas linhas de extrusão de tubos a partir de 2023.
A battenfeld-cincinnati oferece linhas completas para a indústria de tubos para cobrir uma enorme diversidade de aplicações, desde a irrigação gota-a-gota na agricultura até aos tubos de grande diâmetro para a gestão da água. Estes dois extremos estarão em exposição no stand da empresa na K 2022. Em tubos de grande diâmetro, a empresa estabeleceu recentemente um novo recorde, com a entrega das primeiras linhas para produzir tubos de até 2.700 mm de diâmetro em que se destacam a matriz de tubos com Optimelt, que proporciona a homogeneização ideal com temperaturas mais baixas para minimizar a flacidez. Os novos segmentos de 4 m de comprimento da unidade a jusante oferecem uma alternativa aos anteriores equipamentos de enormes dimensões e os problemas de transporte relacionados. Pela primeira vez, a marca apresenta tanques de vácuo e banhos de pulverização em segmentos de apenas 4 m de comprimento. Estes agregados individuais podem ser facilmente transportados e são fáceis de montar no local de produção.
foto

A empresa estabeleceu recentemente um novo recorde, com a entrega das primeiras linhas para produzir tubos de até 2.700 mm de diâmetro.

Os visitantes do stand da empresa na K vão poder testemunhar a perícia de irrigação por gotejamento da battenfeld-cincinnati através de uma apresentação em vídeo da nova linha para testes montada no laboratório técnico da empresa em Bad Oeynhausen. Neste caso, o destaque vai para os gotejadores, que que contam com um design simples e engenhoso para assegurar uma distribuição de água uniforme e contínua. Durante o processo de extrusão estes gotejadores, desenvolvidos pela battenfeld-cincinnati e por uma empresa parceira, são injetados através do molde do tubo e completamente soldados no tubo de uma só vez enquanto este ainda está quente. Desta forma, deixa de ser necessário fazer furos nos gotejadores para as saídas de água. Ao mesmo tempo, a conceção dos gotejadores assegura uma longa vida útil sem entupimento das saídas de água com calcário e sujidade.
foto
O novo processo de extrusão de tubo com gotejadores permite que estes sejam soldados no tubo enquanto este ainda está quente.

Outra novidade em exibição será o pequeno solEX NG, que completa a série de extrusoras de alta velocidade para tubos de menor dimensão. Assim, além dos quatro modelos solEX NG já existentes nos tamanhos de 60, 75, 90 e 120 mm, passará a estar disponível o solEX NG 45. Um atributo marcante desta série é a combinação da fieira ranhurada com uma geometria de parafuso especial, que oferece até 40% de rendimento mais elevado, cerca de 10 °C de temperaturas de fusão mais baixas e 15% menos consumo de energia.

foto
O solEX NG completa a série de extrusoras de alta velocidade para tubos de menor dimensão da battenfeld-cincinnati.

Soluções de extrusão ideais para produtos amigos do ambiente

Os revestimentos de pavimentos baseados em plásticos têm vindo a registar um enorme crescimento nos últimos anos. Tradicionalmente formulados à base de PVC, a tendência é para que passem a ser fabricados predominantemente em PP.

Os requisitos destes materiais em termos de ausência de tensão, planicidade e tolerância de espessura são extremamente elevados, para dar resposta às etapas de processamento seguintes, como a impressão. A estrutura semi-cristalina do PP torna esta tarefa mais difícil.

Acontece que, para a produção de revestimentos de piso ecológicos feitos de PP, a calandra Multi-Touch da battenfeld-cincinnati é bastante adequada, tal como demonstrado em diversas aplicações de novos clientes da empresa. Esta calandra, equipada com até nove rolos de arrefecimento para pré-calibração e recalibração, assegura uma fase de contacto intenso longa entre a placa e os rolos de arrefecimento após o derretimento ter deixado a matriz plana. O arrefecimento dos lados superior e inferior acontece quase simultaneamente. Desta forma, cria-se um produto semi-acabado dimensionalmente preciso, visualmente atrativo, com planicidade ideal e tolerâncias de espessura mais baixas, perfeito para aplicações de pavimentos. Mas não só, também para o fabrico de painéis para frigoríficos ou outros painéis de superfície feitos de PS ou PP. Na K, será exibida uma calandra Multi-Touch, para que os clientes interessados possam trocar impressões com os especialistas sobre a sua vasta gama de aplicações, que podem incluir a produção de película fina alisada em ambos os lados.

foto
Na K 2022, a battenfeld-cincinnati irá exibir uma calandra Multi-Touch.
A battenfeld-cincinnati também oferece extrusoras para a indústria do PVC. Entre elas, a nova série de extrusoras de peletização aglomEX, disponível com ou sem ajuste de folga de cisalhamento acionado eletricamente (EMS). Estas extrusoras são adequadas não só para material virgem, mas também para RPC (reciclado pós-consumo). Destaque para o modelo aglomEX 114, com unidade de processamento alongada por 6 D (igualmente instalada nos outros cinco modelos), que permite atingir taxas de produção até 20% mais elevadas em resposta ao apelo geral de alta eficiência.
foto
A nova série de extrusoras de peletização aglomEX também estará em exibição.

Rumo a linhas de extrusão totalmente automáticas

A automatização e a digitalização não só facilitam os processos diários de produção, como também preenchem os requisitos de alta eficiência na produção, oferecem tempos de preparação reduzidos e baixas taxas de rejeitados. Os sistemas desenvolvidos pela battenfeld-cincinnati para a produção de tubos e chapas, que serão apresentados na K, demonstram isso mesmo. O Fast dimension change (FDC) é um sistema que permite alterar as dimensões dos tubos dentro de uma vasta gama de diâmetros, bastando para tal premir de um botão durante a produção. É possível não só ajustar o intervalo de fusão na matriz do tubo, mas também todos os agregados a jusante sem qualquer intervenção manual. Desta forma, os fabricantes de tubo conseguem dar resposta a encomendas de pequenos volumes, minimizando a quantidade de rejeitados.

O mesmo tipo de solução está disponível para linhas de extrusão de chapa. Por exemplo, o funcionamento combinado da extrusora e da bomba de fusão na extrusão de chapas facilita significativamente o arranque. Isto poupa tempo e custos e minimiza os rejeitados de arranque. O ajuste automático da matriz de chapa plana e da calandra, bem como o sistema de compensação de rolos, também simplifica a operação e aumenta a eficiência na produção.

foto
A digitalização é uma das apostas da empresa alemã.

Finalmente, a battenfeld-cincinnati prevê apresentar na K o seu ‘Steady flow’, que, de acordo com a empresa, é a solução para reduzir as flutuações de pressão na extrusão de PVC. Nas extrusoras cónicas de duplo fuso contra-rotante frequentemente utilizadas na extrusão de PVC, as flutuações de pressão no interior da matriz são inevitáveis, devido ao perfil da câmara. No entanto, estas flutuações podem degradar a qualidade do produto semiacabado. O fluxo constante cuida de medir a pressão na ponta do parafuso, e nessa base reajusta constantemente a velocidade do mesmo. Isto minimiza as flutuações de pressão e consequentemente as pulsações no fluxo de fusão, o que, por sua vez, assegura uma qualidade significativamente melhor do produto semiacabado e reduz a quantidade de rejeitados.

Gerold Schley considera que “com a nossa apresentação na feira, vamos demonstrar de forma impressionante que compreendemos as necessidades da indústria e que estamos a desenvolver soluções. Estas vão desde componentes individuais otimizados até linhas completas, incluindo também ferramentas de digitalização para facilitar a produção diária e aumentar a eficiência da produção em todos os aspetos”.

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial