Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Pavilhão 15, stand B42-C58 / Pavilhão 16, stand CE08

Engel na K 2022: injeção de embalagens de paredes finas em rPET

22/06/2022

Em cooperação com os parceiros Alpla Group, Brink e IPB Printing, a Engel vai apresentar na K 2022 uma verdadeira revolução para a indústria da embalagem: a produção de embalagens de paredes finas em rPET numa única etapa, usando para tal uma máquina de injeção Engel e-speed com uma unidade de injeção extremamente potente.

Durante a K, a Engel vai produzir embalagens de paredes finas diretamente a partir de rPET
Durante a K, a Engel vai produzir embalagens de paredes finas diretamente a partir de rPET.

Com uma espessura de parede de 0.32, as embalagens redondas transparentes de 125 ml são muito usadas na indústria alimentar. Graças à rotulagem no molde (ILM), as embalagens estão prontas para encher assim que saem da célula de produção. A característica especial nesta aplicação da Engel é o material. As embalagens de paredes finas são produzidas diretamente a partir de rPET, numa única etapa. Até agora, apenas era possível processar rPET em peças de parede espessa, tais como pré-formas de garrafas em moldagem por injeção, sendo o formato final da embalagem criado numa segunda etapa do processo - por exemplo, através de moldagem por sopro.

Objetivo: garrafa-a-garrafa e copo-a-garrafa

O Pacto Europeu de Plásticos prevê que, até 2025, todas as embalagens de plástico possam ser 100% recicladas e que todas contenham pelo menos 30% de material reciclado. Os materiais típicos para embalagem alimentar de paredes finas são as poliolefinas ou o poliestireno. No entanto, os peritos estimam que será impossível alcançar os objetivos declarados com estes materiais. E os fluxos de reciclagem carecem da aprovação da autoridade alimentar europeia, EFSA. Neste aspeto, o rPET oferece uma solução para evitar penalidades e impostos especiais, o que torna este material uma alternativa rentável, apesar dos atuais preços elevados. A EFSA tem vindo a aprovar numerosos processos de reciclagem de PET, assegurando que o material está disponível na Europa.

O PET tem a grande vantagem de já contar com um circuito de reciclagem fechado. É, aliás, o único material de embalagem que pode ser reciclado em escala industrial para criar novas embalagens alimentares. Esta inovação abre caminho a novas parcerias no sentido de alargar o circuito a outros produtos, como copos de plástico, de forma que estes possam ser reciclados e utilizados em novos copos ou, até, em novas garrafas.

Injeção a 1400 mm por segundo

O rPET modificado que vai ser processado na K provém de garrafas de bebidas recicladas nas fábricas da Apla, em Hard, Áustria. Além desta, participam no projeto em exposição os parceiros Brink (Harskamp, Holanda) para a automatização do molde e IML e IPB Printing (Reusel, Holanda) para os rótulos. No coração da célula de produção estará a máquina injeção Engel e-speed 280/50. Esta máquina híbrida, com unidade de fixação elétrica e unidade de injeção hidráulica, foi desenvolvida especificamente para responder aos requisitos de alto desempenho da moldagem por injeção de paredes finas.

Para a K 2022, a Engel voltou a aumentar a potência desta série. A nova unidade de injeção de alto desempenho atinge velocidades de até 1400 mm por segundo a uma pressão de injeção máxima de até 2600 bar no processamento de pequenos pesos de injeção com uma relação extrema entre a espessura da parede e o trajeto do fluxo. Isto torna-a a unidade de injeção mais dinâmica do mercado a nível mundial.

Para processar rPET, a Engel combina a nova unidade de injeção com uma unidade de plastificação de desenvolvimento e produção interna, especificamente concebida para o processamento de material reciclado. Durante a plastificação e injeção, a viscosidade do PET é configurada para moldagem de paredes finas. A nova Engel e-speed suporta o processamento de materiais reciclados arbitrários até cem por cento rPET.

Para a feira, a Engel desenvolveu uma e-speed 280/50 híbrida, com unidade de fixação elétrica e unidade de injeção hidráulica...
Para a feira, a Engel desenvolveu uma e-speed 280/50 híbrida, com unidade de fixação elétrica e unidade de injeção hidráulica.

Considerando as diferentes tendências de rotulagem

O iQ flow control é o sistema de assistência inteligente que a Engel desenvolveu especificamente para optimizar os processos de controlo de temperatura. No total, a família de produtos iQ inclui quase dez sistemas de assistência inteligentes, e a Engel irá apresentar um novo na K: o iQ hold control. Após apenas alguns ciclos, este programa analisa as variáveis de processo e determina automaticamente o tempo ideal de pressão de compactação ajudando os técnicos de processo a economizar tempo e matéria-prima.

A aposta da empresa na assistência inteligente começou há dez anos com o iQ weight control, que identifica automaticamente flutuações na matéria-prima e condições ambientais e ajusta automaticamente os parâmetros do processo de definição da qualidade individualmente para cada ciclo, evitando assim rejeições e gastos desnecessários de energia.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    24/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial