Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
Empresa vai expor oito máquinas totalmente elétricas: quatro no seu stand e outras quatro na área dedicada à economia circular

Sumitomo (SHI) Demag apresenta nova série de máquinas de injeção de alta velocidade PAC-E na K 2022

29/06/2022
Na conferência de imprensa de apresentação da K 2022, Thorsten Thümen, diretor sénior de tecnologia da Sumitomo (SHI) Demag, revelou as novidades que a empresa terá em exposição na principal feira mundial de plásticos, incluindo a nova série de máquinas de injeção de alta velocidade PAC-E.
Apresentação durante a Pré-K2022. Foto: Messe Düsseldorf, Constanze Tillmann
Apresentação durante a Pré-K2022. Foto: Messe Düsseldorf, Constanze Tillmann.

“Estamos a concentrar-nos na expansão global da plataforma IntElect, que irá abrir novos campos de aplicação”, explicou Thümen. Por exemplo, uma versão 'multi' para a produção eficiente de multicomponentes, bem como uma IntElect S de alto desempenho. Além disso, a empresa deverá vir a disponibilizar pacotes normalizados de equipamento de engenharia de processos para LSR e injeção microcelular (MuCell).

PAC-E acompanha as tendências de embalagem

O mercado da embalagem é muito importante para a Sumitomo (SHI) Demag. Para este segmento, a empresa está a preparar um novo desenvolvimento, baseado na plataforma El-Exis SP, que irá incluir uma variante ‘servo’ na gama de forças de fecho média e alta para melhorar ainda mais a eficiência energética.

Mas, o desenvolvimento mais interessante para o mercado da embalagem, com apresentação marcada para a K 2022, é a série de máquinas de alta velocidade PAC-E, inicialmente destinada a aplicações de embalagem que requerem uma força de fecho média. Thümen descreveu a PAC-E como uma fusão de características da plataforma El-Exis e da série IntElect, mas com uma nova unidade de injeção desenvolvida especificamente para aplicações de embalagem de alta velocidade.

Acelerar os planos de automação

Ao mesmo tempo, a empresa continua a avançar nas suas soluções de automação. O conceito robótico SAM (Sumitomo (SHI) Demag. Automation. Machine), apresentado pela primeira vez no ano passado, incluía o projeto SAM-C - um robô linear de 4 eixos com cinemática cartesiana para aplicações standard. Entretanto, foi adicionada uma variante inovadora do robô SAM. Concebido para aplicações mais complexas, combina o sistema de eixos lineares com outras tecnologias. “Os modelos SAM são os nossos produtos de automação patenteados. O design, o software e a tecnologia dos servomotores foram todos desenvolvidos internamente”, sublinha o diretor de tecnologia da Sumitomo (SHI) Demag.

Globalmente, a estratégia de automação da empresa consiste em três pilares: 'Easy Automation' é a solução de produção normalizada, compreendendo uma máquina de moldagem por injeção e um robô. Concebido para aplicações de handle&place e handle&box, oferece aos utilizadores um espaço de produção compacto, funções de manuseamento extensivas e controlo robótico totalmente integrado. As 'Industrial Solutions' combinam conceitos de automação desenvolvidos especificamente para as indústrias automóvel, de consumo e eletrónica com soluções de automação criadas por parceiros para embalagens especiais e aplicações médicas.

Finalmente, a 'Customized Automation’ que se baseia em conceitos desenvolvidos por especialistas regionais, localizados em centros de competência de automação que abrangem a Europa, a Ásia e as Américas.

Um exemplo de sustentabilidade

Um total de oito máquinas totalmente elétricas será apresentado na feira de Düssdorf sob o lema 'Act! Sustainably". Quatro serão exibidas no stand da Sumitomo (SHI) Demag (hall 15, D22) e outras quatro na zona de economia circular da VDMA, Sepro (hall 12, stand A36), ONI (hall 10, stand F45) e Pagès (hall 13).

Além disso, a solução de software baseada na Web da empresa, 'myConnect', desempenha um papel fundamental na apresentação de dados e informações críticas para a tomada de decisões em tempo real. "No futuro, todas as novas máquinas serão equipadas com esta plataforma central, que oferece uma vasta gama de serviços de apoio totalmente ligados em rede. O 'myConnect' foi agora alargado para incluir também o ‘conditional monitoring’.

“Além disso, a Sumitomo (SHI) Demag está a impulsionar a digitalização e a implementação de sistemas assistidos por IA através de uma plataforma IoT que combina todas as funções", disse Thümen.

Thorsten Thümen, diretor sénior de Tecnologia da Sumitomo (SHI) Demag. Foto: Messe Düsseldorf, Constanze Tillmann
Thorsten Thümen, diretor sénior de Tecnologia da Sumitomo (SHI) Demag. Foto: Messe Düsseldorf, Constanze Tillmann.

Na sua apresentação, o diretor sénior de Tecnologia apresentou cada um dos equipamentos que estarão em exposição, destacando as características tecnológicas especiais e revelando mais informação específica acerca de cada aplicação.

Thümen assegurou que, apesar do atual clima de incerteza global, “a nossa ambição estratégica é ser um fornecedor internacional de sistemas respeitado pela nossa experiência de aplicação orientada para a indústria, com um enfoque europeu”. Para tal, a empresa conta com a sua já consolidada presença global e com as sinergias entre as suas fábricas na Alemanha (Schwaig/Wiehe), China (Ningbo) e Japãp (Chiba).

Para contextualizar, o responsável usou o exemplo da série hidráulica Systec XL, referindo que, neste caso, os prazos de entrega na Europa serão drasticamente reduzidos, os clientes na Ásia terão acesso a máquinas anteriormente indisponíveis, e a penetração de mercado na América do Sul aumentará.

Com a série totalmente elétrica IntElect, a direção estratégica da empresa permanece firme. As encomendas para aplicações standard continuarão a ser colocadas em Chiba. Para soluções orientadas para a indústria e personalizadas, as máquinas IntElect serão fabricadas na Alemanha.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    24/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial