Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Ampacet alarga a gama Rec-Nir-Black com masterbatch detetável por NIR para aplicações flexíveis em preto

19/07/2022

A Ampacet acrescentou o Rec-Nir-Black PE 512 para aplicações flexíveis em preto à sua gama de masterbatch sem carbono Rec-Nir-Black.

foto

Os masterbatches Rec-Nir-Black são transparentes a infravermelho próximo (NIR) para permitir a classificação com sensores óticos de infravermelho próximo. A reutilização e reciclagem de resíduos de embalagens pretas apoia as iniciativas da Economia Circular.

O Rec-Nir-Black PE 512 é detetável por espectroscopia de infravermelho próximo, ao mesmo tempo que proporciona um elevado nível de opacidade para embalagens flexíveis pretas. Os produtos fabricados com esta solução masterbatch transparente para NIR são orientados para o fluxo de polietileno ao utilizar um modelo de triagem adequado para plásticos escuros. O Rec-Nir-Black PE 512 é adequado exclusivamente para utilização no interior porque, ao contrário dos masterbatches convencionais negro de fumo, não proporciona um efeito estabilizador contra a degradação dos raios UV.

Para reciclar embalagens plásticas em resinas utilizáveis, os resíduos plásticos são pré-classificados por tipo de resina nas instalações de recuperação de plástico. A pré-classificação, um passo essencial e desafiante, especialmente com as várias características de cada tipo de resina, resulta num fluxo puro de resina. Na maioria das instalações de recuperação, as tecnologias de classificação automatizada utilizam classificadores óticos de infravermelho próximo.

A classificação ótica por infravermelho próximo, contudo, não consegue identificar e separar os plásticos que contêm negro de fumo, o pigmento preto mais frequentemente utilizado. O negro de fumo absorve uma parte significativa do espectro ultravioleta e infravermelho, impedindo a reflexão da luz infravermelha de voltar ao sensor e, por conseguinte, bloqueando o reconhecimento da impressão digital da resina por um scanner de infravermelho próximo.

Ao passo que a maioria das embalagens pretas não pode ser classificada por empresas de reciclagem e só pode ser utilizada para a recuperação de energia, as embalagens que utilizam os produtos masterbatch pretos detetáveis por infravermelho próximo da Ampacet podem ser lidas por tecnologia de infravermelho próximo para a triagem automatizada em instalações de recuperação.

Para mais informações, contacte marketing.europe@ampacet.com.

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial