Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
O Instituto Tecnológico do Plástico (Aimplas) está a investigar a utilização de microbiomas de insetos para a recuperação de resíduos plásticos de embalagens multimaterial

Novo projeto da Aimplas utiliza insetos para degradar embalagens multicamada

20/07/2022
As embalagens multicamada ou multimaterial estão muito presentes na nossa vida quotidiana. As estruturas de várias camadas de plástico são utilizadas pelas propriedades únicas que proporcionam, tais como selagem, estabilidade estrutural e térmica, capacidade de impressão e impermeabilidade. São soluções leves, económicas e de fácil transporte, além de garantirem a segurança alimentar e evitarem o desperdício.
foto
A investigação levada a cabo pela Aimplas faz parte do projeto Entomoplast.

No âmbito do projeto Entomoplast, financiado pelo organismo espanhol Agência Valenciana para a Inovação (AVI), a Aimplas está a investigar a utilização de microbiomas de diferentes insetos como ferramenta para a recuperação de resíduos plásticos destas embalagens multicamada. O objetivo é obter bioprodutos com elevado valor acrescentado para a indústria dos plásticos.

Em concreto, a Aimplas está a investigar a utilização dos insetos Locusta migratoria, Pachnoda butana, Plodia interpunctella e Galleria mellonella para acelerar a biodegradação do polietileno (PE), polietileno tereftalato-poliéster (PET) e poliuretano (PU) a partir de resíduos de embalagens atualmente destinados a incineração ou aterro devido aos custos envolvidos na sua reciclagem.

foto
O projeto está a desenvolver solução inovadora e rentável para a reciclagem de embalagens multicamada, que evita a incineração ou o depósito em aterro.

Segundo o investigador principal do projeto, Pablo Ferrero, “os resultados desta investigação oferecerão tecnologias mais eficientes de recuperação de resíduos, tanto em termos de melhoria da degradação dos resíduos plásticos sintéticos multimaterial e respetivos componentes, como da sua subsequente recuperação e reciclagem, através da utilização de insetos na degradação de materiais para produzir biopolímeros e bioaditivos com elevado valor acrescentado".

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial