Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
Sistema de reciclagem de elevada eficiência permite circularidade na atividade vitivinícola, criação de cadeias curtas de transporte e confere valor acrescentado ao processo produtivo da adega

Vinhos do Alentejo lançam projeto de economia circular no setor vitivinícola da região

26/07/2022

Projeto 'Adegas com resíduos circulares' tem a assinatura do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo.

O 'Adegas com resíduos circulares' conta com o apoio da Agência Portuguesa do Ambiente
O 'Adegas com resíduos circulares' conta com o apoio da Agência Portuguesa do Ambiente.
O Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA), pertencente à Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), acaba de lançar um projeto piloto de economia circular, totalmente direcionado para a indústria vitivinícola da região.
A iniciativa, designada 'Adegas com resíduos circulares', resulta de uma parceria estabelecida com a GESAMB, empresa responsável pela gestão de resíduos urbanos do distrito de Évora, e a SILVEX, empresa inovadora em projetos de economia circular em Portugal na área dos plásticos flexíveis e que dará uma segunda vida aos resíduos resultantes da atividade vitivinícola alentejana.
O novo sistema de reciclagem da Silvex de elevada tecnologia, permite a traçabilidade necessária e comprovou elevada eficiência no processamento dos resíduos das adegas. O Sistema de Reciclagem agora disponível gratuitamente para os membros do PSVA, permite a circularidade no setor, a criação de cadeias curtas de transporte e processamento e, ainda, potencia o valor acrescentado na valorização dos resíduos gerados no processo produtivo da adega.
“Este projeto configura-se como uma oportunidade sinergética entre a produção de resíduos de plásticos usados em ambiente de adega e a necessidade de matérias-primas por parte da SILVEX. A iniciativa pretende tornar os resíduos das adegas com a chancela PSVA em subprodutos com valor acrescentado”, salienta João Barroso, coordenador do PSVA.
A operacionalização do projeto piloto será possível com a colaboração da GESAMB, que recebe e controla os resíduos entregues pelos membros do PSVA, e, posteriormente, os disponibiliza à Silvex, que será responsável pela reciclagem e a transformação em novos produtos.

O 'Adegas com resíduos circulares' conta também com o apoio da Agência Portuguesa do Ambiente.

Recorde-se que o PSVA coloca a região do Alentejo como pioneira na implementação de medidas de agricultura sustentável e que, em 2020, lançou o único selo de certificação de produção sustentável em Portugal. Atualmente, o PSVA conta já com 517 membros, que representam 52% da área de vinha do Alentejo, e com 11 produtores certificados, número que pretende duplicar até ao final do ano.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial