Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Advanced Manufacturing Madrid 2022 apresenta programa abrangente de conteúdos e atividades

26/07/2022

A Advanced Manufacturing Madrid apresentou o programa de atividades e conferências para a sua décima quarta edição, que reunirá a indústria transformadora nos dias 19 e 20 de outubro no centro de exposições Ifema (Madrid, Espanha). O evento engloba as feiras MetalMadrid, Composites e Robomática Madrid e, este ano, conta já com mais de 600 expositores confirmados.

Imagen

Esta edição do evento irá acolher o Tech Congress 4.0., um programa surpreendente e completo de conferências com fóruns especializados por setor, destacando os conteúdos para a indústria automóvel, energia e sustentabilidade, tratamento de superfícies, robótica, compósitos e plásticos. O programa será liderado por Javier Sirvent, considerado como “o evangelista digital”, reconhecido pelo seu trabalho de divulgação, tanto na esfera pública como empresarial.

Para além dos dois dias completos do congresso, este ano o evento oferece a possibilidade de experimentar e interagir com tecnologias de ponta em dois workshops exclusivos, para os quais é necessária a inscrição prévia no website do evento. O primeiro será dedicado à formação em soldadura TIG de alumínio, em colaboração com a CNMI-CSIC e a Soldaman. Incluirá formação teórica inicial sobre a técnica de soldadura TIG (Tungsten Inert Gas), para que depois possam aplicar os conhecimentos adquiridos numa oficina prática com especialistas da Soldaman, uma empresa com mais de 20 anos de experiência no setor da soldadura.

O segundo workshop será dedicado ao fabrico aditivo de metais, e será realizado em colaboração com a FAB3D-CSIC, uma plataforma temática interdisciplinar do CSIC para o desenvolvimento do fabrico aditivo, e com a Sicnova, uma empresa líder em Espanha na distribuição de tecnologia de impressão e digitalização em 3D. O objetivo é fornecer uma visão geral dos diferentes processos de fabrico aditivo metálico e das ligas metálicas que podem ser utilizadas. Os participantes poderão mergulhar neste processo numa máquina Meltio 450, e aprender sobre as possibilidades de impressão 3D para peças metálicas funcionais: ferramentas, peças sobressalentes, protótipos funcionais, desenhos personalizados, etc. Espera-se que, nos próximos anos, a impressão 3D em metal venha a registar uma taxa de crescimento anual de cerca de 20%.

Outra das novidades na mostra deste ano que está a atrair o maior interesse entre os profissionais é o Lives! Demo Machinery, uma rota concebida pelos organizadores para que os visitantes possam encontrar facilmente demonstrações ao vivo da utilização de maquinaria de alta tecnologia que terão lugar ao longo dos dois dias em stands diferentes na feira.

Mas as novidades desta edição não terminam aqui. A MetalMadrid Robomática e Composites Madrid irá oferecer dois novos espaços dentro da área de exposição: Área de Inovação e Composites Planet, onde a participação da Addvance, Aimplas, Why Tenerife, CG TECG ou CYPE, entre outros, já foi confirmada, para mostrar no mesmo local as propostas e projetos mais inovadores dentro da transformação industrial e materiais compostos. A Addvance apresentará o seu software AD2, uma plataforma de inventário digital chave para fabricar peças e peças sobressalentes a pedido, que permite com um 'clique' fabricar com total segurança, qualidade e rastreabilidade. Mostrarão também pela primeira vez o seu conceito de “Célula de Fabrico”, transportável e autónoma: uma micro-fábrica móvel que integra todo o equipamento para fabricar e validar peças numa questão de horas, onde quer que sejam necessárias.

Por outro lado, a indústria aeroespacial está a utilizar cada vez mais materiais compostos pelas vantagens que oferecem (redução de peso e maior resistência), no entanto, existe um grande inconveniente, que é a complexidade da sua reciclagem. Por esta razão, a Aimplas (juntamente com a Tekniker), apresentará o projeto Sparta, um novo método de reciclagem para os principais processos de tratamento e reprocessamento de resíduos da indústria aeroespacial, que permitirá utilizar até 80% dos resíduos atuais, reduzir o tempo de processamento até 50%, e reduzir as emissões de CO2 até 30%.

Como salienta o diretor do evento, Óscar Barranco, “esta edição da Advanced Manufacturing Madrid promete um dia de negócios, formação e networking produtivo. Queremos que os visitantes conheçam as últimas inovações do mercado, bem como mais de 100 máquinas em movimento, para que em apenas algumas horas cada um possa fazer a sua própria análise de mercado; combinar a aprendizagem teórica do Tech Congress 4.0 com a participação ativa em workshops; oferecer inovação e experiências, e em suma, queremos que as horas da feira sejam mais do que apenas trabalho, prazer, curiosidade e inspiração para todos aqueles que nos visitam”.

A visita à feira requer registo prévio através deste link.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial