Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Subida dos preços da energia coloca em risco os recicladores europeus

28/09/2022

As organizações setoriais europeias apelam aos Governos da zona euro para que tomem medidas urgentes para evitar danos irreversíveis às empresas recicladoras e aos objetivos da economia circular.

Imagen

O aumento drástico dos preços da energia representa um grande desafio para as indústrias de reciclagem europeias. As principais empresas de reciclagem europeias, incluindo as PMEs, já reduziram significativamente ou suspenderam completamente a produção. Nestas circunstâncias excecionais, a indústria insta os decisores políticos a aprovar um apoio financeiro imediato para evitar danos graves a longo prazo para o setor.

“A reciclagem é um processo complexo que decorre sem parar sete dias por semana. Não podemos simplesmente ligar e desligar a nossa atividade como um interruptor de luz”, diz Olivier François, presidente da Confederação Europeia das Indústrias de Reciclagem (EuRIC). “Os recicladores europeus não conseguem fazer face aos custos crescentes da energia e isto representa uma ameaça direta à neutralidade carbónica da Europa, às ambições da economia circular e aos empregos que esta indústria gera”, acrescenta.

Embora a indústria de reciclagem tenha vindo a crescer constantemente na Europa, impulsionada em grande parte por um forte empreendedorismo e incentivos à utilização de mais materiais reciclados nos novos produtos, apenas 12% dos materiais utilizados na produção na UE provêm da reciclagem. O aumento dos preços da energia está a inverter este progresso e a colocar uma pressão sobre as fábricas de reciclagem, especialmente as PMEs.

Neste contexto, é importante salientar que a reciclagem não só poupa emissões significativas de CO2, mas também energia, em comparação com a extração de matérias-primas. Assim, as associações setoriais europeias exortam os decisores políticos europeus a agir consistentemente para incentivar a utilização de materiais reciclados através da implementação de créditos de carbono, contratos públicos ecológicos e objetivos vinculativos para a utilização de material reciclado no fabrico de novos produtos.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    24/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial