Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
Os objetivos ambiciosos do Regulamento Europeu sobre Embalagens e Resíduos de Embalagens devem ser acompanhados por medidas igualmente ambiciosas de investimento e de apoio à inovação

Indústria apela a uma regulamentação baseada na ciência

14/12/2022

A Plastics Europe, associação pan-europeia de produtores de plásticos, acredita que a proposta da Comissão Europeia de Regulamentação de Embalagens e Resíduos de Embalagens contém muitos elementos positivos e poderia servir como catalisador para transformar a indústria de embalagens de plástico.

Virginia Janssens, CEO da Plastics Europe, considera que “a política e regulamentação da UE devem incentivar os milhares de milhões de euros de investimento público e privado necessários para desenvolver uma economia circular dos plásticos na Europa. Esta proposta poderia assegurar a reciclabilidade de todas as embalagens de plástico, impulsionar a reutilização em muitas aplicações e aumentar o conteúdo reciclado, criando uma economia verdadeiramente circular para as embalagens de plástico na Europa".

A Plastics Europe propõe, para 2030, um objetivo de incorporação obrigatória de 30% de reciclado em todos os tipos de embalagens de plástico...
A Plastics Europe propõe, para 2030, um objetivo de incorporação obrigatória de 30% de reciclado em todos os tipos de embalagens de plástico.

A Plastics Europe acredita que o desenvolvimento de Guias de Design para a Reciclagem e uma regulamentação baseada na evidência científica, totalmente neutra em termos de materiais e tecnologia, é a melhor forma de permitir a criação dos novos modelos de negócio, reciclagem, recolha e tecnologias de triagem de resíduos necessários para a transição do setor.

De acordo com a associação, vários dos seus membros estão a fazer investimentos consideráveis enquanto reorganizam profundamente as suas bases de produção e tecnologia, e reconhecem que uma mudança sistémica mais rápida é essencial para cumprir os objetivos climáticos e circulares da UE para 2050.

No que respeita aos objetivos de reutilização propostos pela Comissão, a Plastics Europe toma uma posição “aberta e colaborativa”, mas afirma que precisa de avaliar melhor a sua viabilidade, juntamente com os seus parceiros da cadeia de valor, já que alguns deles serão obrigados a transformar os seus modelos de negócios. “É fundamental que, ao desenvolver estes objetivos de reutilização, eles se apliquem igualmente a todos os materiais e que seja demonstrado um claro benefício ambiental”, refere Virginia Janssens.

A Plastics Europe propôs, para 2030, um objetivo obrigatório de teor de reciclado de 30% em média para todos os tipos de embalagens de plástico (sujeito a um quadro político habilitante). “Continuamos a apelar à flexibilidade no cumprimento dos objetivos de conteúdo de reciclagem e que estes sejam fixados como uma média para todas as embalagens em vez de objetivos para cada embalagem individualmente”.

Virginia Janssen
Virginia Janssen.

Contudo, os objetivos propostos pela associação vão além dos da Comissão Europeia, que propõe um objetivo mínimo de 10% de conteúdo reciclado em todas as embalagens de plástico para contacto alimentar, com exceção do PET.

“Receamos que a atual proposta de regulamento seja uma oportunidade perdida para a Comissão promover os plásticos de base biológica a fim de contribuir para objetivos circulares de matérias-primas e para a reduções de emissões”, afirmou Virginia Janssens, acrescentando que "os objetivos ambiciosos precisam de ser acompanhados por um quadro regulamentar igualmente ambicioso. Este deve recompensar os produtos de baixo carbono e circulares, aproveitar o poder do mercado único da UE através de políticas e regulamentos harmonizados e assegurar a competitividade do setor durante esta transição”.

A responsável acredita que “os objetivos de conteúdo reciclado para embalagens de plástico destinadas a estar em contacto com alimentos exigirão uma contribuição significativa da reciclagem química, que é uma componente chave da economia circular. Para aumentar o investimento na reciclagem química, precisamos de uma aceitação clara e urgente do equilíbrio de massas na legislação da UE. Há uma janela de oportunidade para a indústria fazer os investimentos necessários na reciclagem química na Europa que deve ser aproveitada, uma vez que se fechará rapidamente".

A associação defende que “uma colaboração mais forte e mais eficaz entre os vários parceiros da cadeia de valor e as administrações públicas é essencial para impulsionar melhorias demonstráveis na circularidade dos plásticos, nos resíduos plásticos e na redução de emissões. Continuamos empenhados em promover esta transição”.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial