Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Universal Robots aumenta a equipa até aos 1000 trabalhadores

10/01/2023
Com um percurso de apenas 17 anos, a fabricante dinamarquesa converte-se na primeira empresa de robótica colaborativa que supera o milhar de funcionários.
foto
Foto: Universal Robots.

Apenas 17 anos após a sua fundação, a Universal Robots, especializada no fabrico de robots colaborativos, alcançou uma equipa de mais de mil trabalhadores. A empresa, fundada na Dinamarca pela mão de três jovens investigadores, converteu-se na primeira empresa de robótica colaborativa a superar o milhar de funcionários.

De acordo com Kim Povlsen, presidente da Universal Robots, chegar aos mil trabalhadores supõe um “marco histórico”. “Estamos orgulhosos de como evoluímos, passando de uma empresa de cariz local nascida na cave da universidade, até nos convertermos numa referência mundial em robótica colaborativa e ser líderes de mercado. Estes dados demonstram que temo sum produto fantástico e que muitas empresas de todo o mundo podem ver os benefícios de utilizar os nossos robôs para melhorar os seus resultados”, assegura Povlsen.
Durante o ano passado, a Universal Robots contratou mais de 200 colaboradores em todo o mundo para preparar a empresa perante o potencial de crescimento previsto para os próximos anos. “Desde fora enfocamo-nos no produto e na tecnologia. Mas a tecnologia não nasce por si mesma. O nosso objetivo é ter as melhores pessoas a bordo, e temos a sorte de contar com profissionais muito capacitados e inovadores que nos ajudam a ampliar constantemente os limites da automatização e a facilidade de uso”, assegura Povlsen.
Recorde-se que a Universal Robots nasceu em 2005 quando Esben Østergaard, Kasper Støy e Kristian Kassow, três jovens investigadores da Universidade do Sul da Dinamarca, se uniram para procurar alternativas às barreiras económicas e físicas da robótica tradicional. Tal deu origem à criação de um robô flexível, seguro para trabalhar juntamente com os funcionários e fácil de instalar e programar: um robô colaborativo. Desde então, a Universal Robots desenvolveu uma alta gama de produtos que culminaram recentemente com o novo UR20, um cobot com capacidade de carga de 20kg e com um desenho de articulações totalmente inovador. Ao longo da sua trajetória, a empresa conseguiu vender mais de 50 mil cobots em todo mundo.

Universal Robots elege Barcelona como referência da robótica colaborativa para packaging

O crescimento da Universal Robots a nível global foi acompanhado pela sua consolidação em Barcelona, onde se encontra a sede da empresa para o sul da Europa.

A aposta da empresa dinamarquesa por Barcelona viu um ponto de viragem em 2019 quando se inaugurou o seu primeiro “hub” de robótica colaborativa do mundo na sua sede da cidade condal. Com um espaço de 1500 m², o “hub” de robótica colaborativa impulsionado pela Universal Robots e a MiR (Mobile Industrial Robots) conta com um showroom onde se exibem em primeira mão a última tecnologia. Um espaço para inovar em robótica colaborativa e robôs móveis.

O crescimento da Universal Robots em Barcelona contou com um novo impulso em 2022 com a eleição desta para a instalação do primeiro centro mundial de excelência para packaging e picking. O centro de excelência da empresa dinamarquesa gerará um impacto de 15 milhões de euros até 2023, convertendo-se no maior espaço de operações do mundo de robótica colaborativa especializada em soluções de paletização.

“A eleição de Barcelona para instalar o maior centro de operações da robótica colaborativa para o packaging demonstra a capacidade da cidade para liderar a automatização do sector, e a vontade da Universal Robots de aproveitar o talento digital e tecnológico da cidade”, assegura Jacob Pascual, Regional President SEMEA UK.

Empresas ou entidades relacionadas

Universal Robots

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial