O projeto europeu Advanced Materials & Manufacturing United for Lightweight, Amulet, lançou uma nova convocatória de financiamento às PME do setor dos materiais leves. Os vencedores poderão obter até 120 mil euros de financiamento por projeto.
A Amulet selecionará um consórcio de um mínimo de duas e um máximo de três PME para liderar projetos ‘Bottom-up’ que abordem o desenvolvimento e implementação de atividades de demonstração relacionadas com tecnologia e sistemas aplicáveis às 12 áreas de desafio. Cada empresa receberá até 60.000 euros para o projeto, bem como apoio à formação.
As áreas de desafio concentram-se em três tipos de materiais leves: ligas metálicas leves, compósitos de matriz cerâmica e compósitos à base de polímeros aplicáveis a quatro setores: automóvel, aeroespacial e aeronáutico, energia e construção.
O concurso abriu a 10 de janeiro e terminará a 22 de março de 2023. A iniciativa, financiada ao abrigo do programa Innosup Horizon 2020 da Comissão Europeia e apoiada pela European Lightweight Cluster Alliance (ELCA), envolve 13 parceiros de 10 países europeus, incluindo sete clusters - Polymeris (França), Industrial Cluster Bydgoszcz (Polónia), Cluster de Materials Avançats de Catalunya (Espanha), IMAST (Itália), West Hungarian Engineering Cluster (Hungria), Clust-ER MECH (Itália) e Moravian-Silesian Automotive Cluster (República Checa) -, duas universidades - Chemnitz University of Technology (Alemanha) e NTNU Norwegian University of Science and Technology (Noruega) -, dois centros de investigação - Jozef Stefan Institute (Eslovénia) e Flanders Make (Bélgica) -, uma consultoria - Bax Innovation Consulting (Espanha) -, e um acelerador - FundingBox (Polónia).
Candidaturas através deste link.
Na primeira convocatória, realizada em 2022, o projeto Amulet recebeu 56 candidaturas, 24 das quais foram aprovadas. Estes 24 projetos incluem PME de setores como a construção, aeroespacial e aeronáutica, energia e automóvel, de 21 países europeus. Mais de metade das candidaturas apresentadas eram do setor aeroespacial e aeronáutico, seguidas pelo setor automóvel. A grande maioria dos projetos (71,8%) destinavam-se ao desenvolvimento de novos produtos com compósitos de base polimérica.
Dos 24 projetos vencedores, dois foram apresentados por empresas portuguesas:
interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa