Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
Novo estudo da Ceresana

Procura mundial de PVC deverá atingir 57,7 milhões de toneladas em 2031

18/01/2023
Indestrutível, versátil e rentável: o policloreto de vinilo (PVC) é um dos plásticos mais antigos e mais comuns em todo o mundo. Apesar do debate mantido ao longo dos últimos anos acerca da sua segurança, este material é cada vez mais procurado, em parte graças ao facto de ser produzido a partir de subprodutos da indústria química e sal de mesa, e não apenas de petróleo.

Apesar da controvérsia, pelo menos até agora o sucesso do PVC tem sido constante. Juntamente com o polietileno e o polipropileno, é o termoplástico mais vendido em todo o mundo. O mais recente estudo de mercado da Ceresana sobre o mercado do PVC, prevê que a procura mundial deste material continue a crescer e atinja cerca de 57,7 milhões de toneladas em 2031.

Imagen

O PVC está a tornar-se mais amigo do ambiente?

O PVC flexível, que contém grandes quantidades de plastificantes, é particularmente controverso porque pode libertar químicos tóxicos e metais pesados durante a sua produção, utilização e eliminação. No entanto, há progressos na reciclagem do PVC: na Europa, mais de 810 mil toneladas, ou seja, mais de um quarto de todos os resíduos de PVC, já são reciclados todos os anos. Isto significa que a taxa de reciclagem do PVC é melhor do que a de outros plásticos. Em resposta à Estratégia para a Sustentabilidade dos Produtos Químicos da União Europeia e ao Plano de Ação para a Economia Circular, os fabricantes e transformadores de PVC, plastificantes e estabilizadores da UE, Noruega, Suíça e Reino Unido assumiram um compromisso voluntário: a iniciativa 'VinylPlus' foi concebida para melhorar a reciclagem e o desempenho ambiental global do PVC. Com qualidades de PVC de base biológica e aditivos de base biológica feitos de matérias-primas renováveis, os fornecedores de PVC querem beneficiar do ‘boom’ dos bioplásticos.

O setor da construção como principal cliente

Com uma quota de cerca de 60%, a indústria da construção é o setor cliente mais importante do PVC e espera-se que continue a sê-lo no futuro. Neste segmento, o PVC é utilizado para uma vasta gama de aplicações, desde pavimentos a painéis de telhado, caixilhos de janelas e portas a revestimentos de cabos e fixações. Os produtos de PVC mais importantes são os tubos e condutas, que representam mais de 37% da procura total deste material. Seguem-se os perfis com 20,1% e o filme e a folha com 18,1%.

Em 2021, mais de 7,3 milhões de toneladas de PVC foram transformadas em tubos para águas residuais em todo o mundo; o mercado de tubos de PVC para água potável e aplicações industriais é um pouco mais pequeno. Em comparação com o betão ou metal, os tubos de PVC são muito mais leves, resistentes à corrosão, aos raios UV, cloro e ozono.

Um material versátil

A indústria da embalagem ocupa o segundo lugar, transformando 16% do PVC produzido em todo o mundo em embalagens flexíveis e rígidas: o PVC é utilizado para fazer filmes de embalagem e sacos, bem como filmes retrácteis e extensíveis, mas também embalagens como potes de manteiga ou iogurte, garrafas, caixas e tampas.

Em geral, o PVC é utilizado para muitos produtos do quotidiano, tais como cartões de crédito, solas de sapatos, assentos de sanitários e lonas de camiões. As suas propriedades elétricas tornam o PVC adequado para fitas isolantes e revestimentos de proteção para alicates ou outras ferramentas.

Na tecnologia médica, a alta resistência do PVC aos químicos e desinfetantes é uma vantagem, por exemplo, em sacos de infusão, tubos, cateteres e luvas.

Dados atuais do mercado de PVC rígido e flexível

O capítulo 1 do estudo fornece uma apresentação e análise do mercado global do PVC, com previsões para 2031. São apresentados dados concretos por cada aplicação:

  • Condutas de águas residuais
  • Tubos de água potável
  • Tubos para outras aplicações
  • Perfis
  • Filmes e folhas
  • Cabos
  • Pavimentos
  • Embalagens
  • Outros produtos em PVC.

Os dados são também analisados por área de aplicação:

  • Embalagem flexível
  • Embalagem rígida
  • Construção
  • Transportes
  • Eletricidade e eletrónica
  • Industrial
  • Outras aplicações.

No capítulo 2 são analisados os seguintes dados de mercado para cada um dos 46 países incluídos no estudo:

  • Procura
  • Receita
  • Produção
  • Comércio
  • Procura por produto de PVC
  • Procura por aplicação
  • Procura por tipo de PVC (rígido ou flexível).

O capítulo 3 fornece perfis das mais importantes empresas produtoras de PVC, organizados por contactos, receitas, lucros, gama de produtos, instalações de produção e capacidades. São fornecidos perfis detalhados de 82 fabricantes, entre eles as empresas China National Chemical Corporation, Formosa Plastics Group, Ineos Holdings Ltd., Occidental Petroleum Corporation, Orbia Advance Corporation, Shin-Etsu Chemical Co., Ltd., Westlake Chemical Corporation e Xinjiang Tianye Co., Ltd.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial