3DZ, S.p.A.
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
Graças ao sistema de assistência inteligente da Engel

Tempo de ciclo em vazio cerca de dez por cento mais curto

25/01/2023

Quanto melhor for a sequência de movimento, maior será o desempenho. Com o iQ motion control, a Engel, representada pela Equipack, desenvolveu um sistema de assistência inteligente que otimiza automaticamente as fases de aceleração para permitir movimentos mais rápidos. O que já era possível em robôs lineares viper é agora também alcançável nas máquinas de injeção. Em aplicações de alto desempenho, esta inovação permite encurtar significativamente os tempos de ciclo e assim aumentar a competitividade.

Imagen

Em aplicações de alta velocidade, uma parte importante do tempo do ciclo é o intervalo que a máquina de injeção leva a abrir e fechar o molde. Tal como acontece com um braço robotizado, o prato móvel da máquina não só abre e fecha, como também se move ao longo de pontos de movimento individuais. Estes dividem o movimento em fases, e é exatamente aqui que reside a chave para a otimização. Para cada fase individual, o software iQ motion control calcula a aceleração ótima para a respetiva configuração da máquina.

O movimento ideal para cada aplicação

Para além do curso e da força de fecho do molde, este cálculo é baseado no peso do molde. Ao toque de um botão, o iQ motion control realiza a otimização de forma independente. O software otimiza as fases de aceleração e aumenta assim a velocidade da placa de montagem do molde. Isto resulta numa recolha mais rápida do mesmo e, em consequência, num tempo de ciclo mais curto.

Para este aumento de desempenho, a máquina de injeção não requer qualquer energia adicional. Não é necessária maior potência de conexão. O software explora simplesmente o potencial da máquina e da tecnologia de acionamento sem lhes colocar qualquer tensão adicional.

Por exemplo, ao ajustar o curso de abertura ou mudar o molde, as rampas de movimento podem não ser ajustadas da melhor forma devido ao curto tempo disponível ou pode estabelecer-se uma reserva devido aos diferentes pesos dos moldes. O iQ motion control vem resolver estes problemas. Não importa qual o parâmetro alterado, a trajetória ótima é sempre calculada utilizando os limites físicos e, como resultado, consegue alcançar-se um tempo de ciclo mais curto.

A partir de agora, todas as novas máquinas de injeção elétricas da série e-cap e speed da Engel passam a incluir o iQ motion control e o mesmo pode ser acrescentado a máquinas mais antigas. Esta série de máquinas é especialmente indicada para aplicações de alto desempenho nas indústrias de embalagem e médica. Com o iQ motion control, estas máquinas atingem um tempo de ciclo em vazio cerca de dez por cento mais curto.

REVISTAS

Siga-nosEasy fairs Iberia - Porto

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    27/03/2024

  • Newsletter InterPlast

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial