A multinacional japonesa Asahi Kasei colaborou com o Instituto Japonês de Tecnologia, o Kitakyushu College e a Universidade de Ciência de Tóquio no desenvolvimento de uma nova tecnologia para a reciclagem de compósitos de plástico e fibra de carbono.
Os plásticos reforçados com fibra de carbono (CFRP) são muito atrativos para várias indústrias, principalmente em campos de aplicação exigentes. Isto, graças ao seu equilíbrio único entre rigidez, resistência mecânica e peso leve, em comparação com os plásticos reforçados com fibra de vidro convencionais. No entanto, os CFRP são caros e difíceis de reciclar, pois é complicado extrair as fibras de carbono da resina após a sua utilização.
Juntamente com o Instituto Japonês de Tecnologia, o Kitakyushu College e a Universidade de Ciência de Tóquio, a Asahi Kasei desenvolveu um método de reciclagem que permite a extração de fibras de carbono do CFRP ou termoplásticos reforçados com fibra de carbono (CFRTP) utilizados em automóveis. O resultado é uma fibra de carbono contínua, barata e de alta qualidade, que pode ser reciclada perpetuamente, contribuindo assim para a economia circular.
Nas tecnologias convencionais de reciclagem de fibras de carbono, estas são cortadas e reutilizadas, o que resulta num produto de menor qualidade e durabilidade, insuficiente para aplicações de alto desempenho. Para resolver este problema, a Asahi Kasei desenvolveu um “método de solução eletrolisada de ácido sulfúrico” que permite que a fibra de carbono mantenha a sua resistência original e natureza contínua, ao mesmo tempo que decompõe totalmente a resina na qual a fibra de carbono está embutida.
Isto permite a sua utilização contínua em aplicações de alto desempenho e apresenta uma solução circular e barata para o dilema do fim de vida útil dos compósitos plásticos de fibra de carbono. Assim, estes compostos, presentes nos veículos para redução de peso, podem ser fácil e economicamente decompostos no final da vida do automóvel e reutilizados em novos veículos.
Além disso, a Asahi Kasei está a desenvolver uma cinta termoplástica unidireccional reforçada com fibra de carbono (cinta CFRTP-UD) utilizando fibra de carbono contínua reciclada e a resina de poliamida da gama própria Leona.
Com uma resistência superior ao metal, esta fita CFRTP-UD pode ser aplicada em estruturas e carroçarias de automóveis, permitindo a reciclagem de peças em fim de vida útil.
Esta é uma solução de longo prazo para o desafio que a utilização de fibra de carbono nos veículos tem colocado à indústria. Espera-se que, desta forma, a utilização de fibra de carbono na indústria automóvel seja reforçada a uma escala global.
A Asahi Kasei e os seus parceiros planeiam colocar o processo em prática até 2030.
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