As fibras de vidro e de carbono serão reaproveitadas e reutilizadas nos setores automóvel e da construção
O projeto EoLO-HUBs, cofinanciado com quase 10 milhões de euros pela União Europeia, visa desenvolver uma solução inovadora sustentável para a recuperação de fibras de vidro e de carbono presentes nas grandes estruturas termoestáveis.
A Europa alberga mais de 70% de toda a energia eólica instalada no planeta, com a qual cobre quase 14% da procura de eletricidade da UE, fazendo desta a sua segunda maior capacidade de produção de energia. Contudo, o impacto do crescimento exponencial da energia eólica desde os anos 90 coloca agora um problema ambiental: muitos destes parques eólicos já atingiram o fim da sua vida útil e as turbinas estão a ser enviadas para aterros ou incineradas.
Nos próximos anos, vão ser desmanteladas dezenas de milhares de turbinas eólicas. Este é um desafio para a indústria, que enfrenta a remoção de mais de 60 mil toneladas de resíduos. O projeto EoLO-HUBs estuda uma solução sustentável inovadora para recuperar materiais compostos de alto valor a partir de pás de turbinas eólicas através do desenvolvimento de um conjunto de tecnologias avançadas de reciclagem.
As turbinas eólicas são principalmente feitas de materiais compostos termoendurecíveis. As suas estruturas combinam diferentes materiais: madeira, metais, adesivos, revestimentos e polímeros reforçados com fibras. A reciclagem destes materiais compósitos poliméricos, uma vez atingido o fim da sua vida útil, é um processo complexo, por um lado devido à heterogeneidade destes compósitos, e por outro lado devido à forte aderência entre o reforço de fibras e a matriz polimérica com as habituais resinas termoendurecíveis. Como resultado, a maioria destes compósitos acabam em aterros ou incineração.
O EoLO-Hubs aborda estas necessidades industriais, concentrando-se em três áreas de desenvolvimento:
Em primeiro lugar, um novo processo para otimizar o desmantelamento das pás das turbinas eólicas, incluindo software e ferramentas avançadas que facilitarão a identificação e separação dos diferentes componentes da pá a ser tratada.
Em segundo lugar, o desenvolvimento de duas tecnologias sustentáveis: pirólise de baixo carbono e solvólise química verde, para a recuperação de fibras de vidro e de carbono.
Em terceiro lugar, novos processos de tratamento: melhorar as propriedades das fibras recuperadas para permitir a sua utilização como novas matérias-primas num segundo ciclo de vida nos setores automóvel, da construção e da energia eólica.
Será também desenvolvida uma plataforma digital para ligar as entidades envolvidas no projeto para uma efetiva troca de conhecimentos. O ecossistema inclui dois hubs que integram o processo integral de desmantelamento, reciclagem e recuperação de parques eólicos em duas cadeias de valor completas, e um terceiro que ligará os avanços da EoLO-HUBs à sociedade e à indústria. Esta plataforma servirá também como espaço para formalizar, a partir da economia circular, acordos comerciais que ajudem a replicar o modelo EoLo para além do quadro piloto.
EoLO-HUBs é um projeto financiado pela União Europeia, no âmbito do Programa Horizonte Europa, com um orçamento total de 9,99 milhões de euros para 4 anos de implementação. O projeto é coordenado pelo centro tecnológico AITIIP e envolve 18 parceiros europeus de sete países.
interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa