Atlas Copco Rental: ar comprimido
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Illig inova na termoformagem alimentar e não-alimentar

29/03/2023

A Illig Maschinenbau acaba de lançar a UAF, uma nova máquina de termoformagem de peças técnicas, extremamente polivalente graças às estruturas de fixação ajustáveis. A apresentação mundial aconteceu a 22 de março, na sede da empresa em Heilbronn, Alemanha, durante o ‘Dia da Tecnologia Illig’. Esta é apenas uma das inovações anunciadas pela representada da Folhadela Rebelo nos últimos meses.

A nova máquina de termoformagem da Illig é extremamente polivalente graças às estruturas de fixação ajustáveis

A nova máquina de termoformagem da Illig é extremamente polivalente graças às estruturas de fixação ajustáveis.

“A UAF é o próximo passo lógico na nossa estratégia de produto. O design flexível e modular das nossas máquinas é central para a nossa estratégia de expansão consistente da carteira de produtos”, explica Jürgen Lochner, CTO/CSO da Illig.

A nova máquina apresenta uma característica especial que a distingue do resto do mercado: as suas estruturas de fixação flexíveis. Os quadros da máquina são ajustáveis (de 600 mm x 500 mm até 3000 mm x 2000 mm), o que lhe confere maior versatilidade, comodidade e eficiência (troca de moldes em 30 minutos). Por outro lado, o sistema de pré-aquecimento integrado permite alcançar tempos de ciclo curtos, contribuindo para a eficiência energética global do equipamento. Estão disponíveis vários tamanhos de máquinas para todos os tamanhos de chapa padrão.

A UAF foi a estrela do ‘Dia da Tecnologia Illig’, que teve lugar na sede da empresa no dia 22 de março. Os participantes puderam ver a máquina em funcionamento com chapas de diferentes dimensões e materiais. O evento incluiu uma apresentação sobre economia circular.

A UAF foi concebida de tal forma que o sistema permite uma vasta gama de variantes de aplicação até uma profundidade de desenho de 800 mm...
A UAF foi concebida de tal forma que o sistema permite uma vasta gama de variantes de aplicação até uma profundidade de desenho de 800 mm.

Illig HSU 650: novos standards em sistemas de termoformagem e embalagem

Entre 14 e 16 de março, a Illig apresentou na feira Cfia, em Rennes, França, um novo modelo da sua geração de máquinas HSU (Hot Seal Unit): a máquina de termoformagem e embalagem HSU 650, concebida para criar uma embalagem 100% sustentável. A HSU 650 tem uma maior área de formação e selagem (650 mm x 300 mm) com uma grande variabilidade de aplicações. A elevada cadência de produção, de até 20 ciclos por minuto, oferece alta rentabilidade para as empresas da indústria alimentar que usam este tipo de equipamentos.

Graças aos novos servomotores, a HSU 650 é 30% mais eficiente em termos energéticos do que sistemas comparáveis HSA 50d e HSU 35b.

RDF 85: produtividade e flexibilidade

Apresentada pela primeira vez em abril de 2022, na Chinaplas 2022, a máquina de termoformagem RDF 85, da gama RedLine, tem como principal característica a possibilidade de instalação de moldes de outros intervenientes no mercado. “A interface adaptável e variável molde aumenta tremendamente a flexibilidade e abre-nos possibilidades inteiramente novas nos mercados mais sensíveis aos custos e altamente competitivos”, explica Walter Clauss, diretor de Desenvolvimento Mecânico e Normalização da Illig.

A RDF 85, da gama RedLine, permite a instalação de moldes de outros intervenientes no mercado

A RDF 85, da gama RedLine, permite a instalação de moldes de outros intervenientes no mercado.

Centro de Tecnologia Illig

Apesar das preocupações que muitos consumidores europeus, o mercado mundial de embalagens de plástico está em contínuo crescimento. A procura de máquinas de termoformagem é elevada, particularmente na Ásia e no continente americano. Na Europa há uma procura crescente de sistemas de embalagem flexíveis da Illig para a produção de embalagens de papel, embalagens combinadas de papel e plástico e aplicações monomaterial recicláveis. Os clientes europeus também exigem cada vez mais embalagens de plástico de base biológica.

O dinamismo deste mercado tem levado a Illig a investir bastante em I&D. Neste âmbito, a empresa criou um Centro Tecnológico dedicado ao desenvolvimento de soluções de embalagem sustentáveis em conjunto com os seus clientes da área alimentar e não-alimentar, de onde já saíram diversas soluções, por exemplo, para o processamento fiável de chapa feita a partir de plástico reciclado.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    17/07/2024

  • Newsletter InterPlast

    10/07/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial