Algumas das novas mudanças que afetarão a intralogística do setor dos plásticos estão relacionadas com a economia circular e a sustentabilidade, com a tecnologia de IA ou com o aumento dos preços das matérias-primas.
O setor da embalagem foi significativamente afetado pelos acontecimentos dos últimos anos. Entre as principais alterações encontramos o novo imposto sobre as embalagens de plástico não reutilizáveis, aprovado a 1 de janeiro, com o intuito de promover a reciclagem dos plásticos em fim de vida e prevenir a geração de resíduos. Este imposto inclui embalagens não reutilizáveis, mas também produtos semi-acabados de plástico, bem como aqueles produtos de utilização única, como fitas de embalagem ou rolos de filme.
Este imposto, aliado à complexidade do mercado e às suas flutuações, em parte causadas pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia e a crise de abastecimento, coloca importantes desafios à indústria de plásticos e, mais concretamente, ao segmento da embalagem.
A Berndt + Partner consultant1 realizou um estudo que analisa algumas das tendência neste setor, bem como as alterações previstas e os principais pontos que devem ser trabalhados este ano.
A legislação, assim como o interesse das empresas e dos consumidores, continuam imparáveis no caminho para uma maior sustentabilidade na produção e embalagem dos produtos. A economia circular não deve ser uma estratégia, mas a principal ação a ter em conta na produção de qualquer tipo de embalagem de plástico, considerando, por exemplo a crscente necessidade de integração de material reciclado nos novos produtos.
Nas pequenas empresas, o esforço para integrar este tipo de mudança é ainda maior. A necessária alteração de infraestruturas ou sistemas para outros mais sustentáveis costuma ser dispondiosa. Por isso, na Singular Logística utiliza-se um sistema de transporte aéreo de mercadorias muito mais barato de instalar, e o que é mais importante, pois é construído sobre vigas de aço e utiliza motores BLDC, a sua operação é muito mais sustentável e energeticamente eficiente. As suas soluções também procuram economizar espaço.
Os diferentes acontecimentos dos últimos anos aceleraram uma série de mudanças que iam acontecer, como, por exemplo, o aumento digitalização e o uso de IA. Justamente, uma das principais mudanças que afetaram a indústria de embalagens, foi o aumento da venda eletrónica de produtos. Como resultado, em muitos casos a produção foi expandida para responder ao imediatismo exigido pelos consumidores, e a logística na cadeia de abastecimento foi melhorada.
Esta digitalização permitiu saber em cada momento o estado do produto (materiais com os quais foi elaborado, características ou necessidades especiais, seguimento da encomenda, etc.). No entanto, para estabelecer uma maior rapidez no transporte de mercadorias, é preciso organizar e automatizar processos dentro dos armazéns de logística. Para isso, especialmente nas PMEs, é necessário um sistema capaz de se adaptar rapidamente às mudanças sem envolver um alto investimento financeiro e de tempo.
Uma solução oferecida pela Singular Logística é o sistema SL-100, adaptável e flexível às necessidades de qualquer setor, isto é produzido graças ao seu sistema de eletrovías fixas cuja automação se encontra nos carros. Assim, se precisar de modificações no circuito, o número de carros é incorporado ou reduzido de acordo com as necessidades sem parar a produção, e não carece de reprogramação do circuito. A configuração dos carrinhos é feita através de um software desenvolvido pela Singular Logistics, esta configuração é feita graficamente, portanto não é necessário que a pessoa que deve estabelecer o circuito através do software possua conhecimento de programação, facilitando ainda mais o processo.
Devido à instabilidade política e económica dos últimos anos, os preços das matérias-primas e energia aumentaram consideravelmente e espera-se que ao longo deste ano esta situação de aumento se mantenha. Muitas embalagens contém grande parte da matéria-prima e no caso da reciclagem essa parte é ainda maior. Não é de estranhar que, face a esta subida, as PME procurem alternativas energeticamente mais eficientes.
A solução SL-100 usa sistemas de baixa tensão de 48 volts, além dos seus acessórios, como elevadores, serem alimentados por um sistema próprio, eliminando a necessidade de linhas de energia adicionais aos pontos de carga e descarga do circuito.
Da mesma forma, para a construção do circuito bastam ajustes de vigas e mudanças de faixa, construídas em perfis IPE padrão de aço, através de soldagem, que permite uma instalação de alta qualidade a um custo reduzido.
A automação de processos não é uma novidade no setor de supply chain, embora devamos ter em consideração que esta tecnologia para empresas de determinados portes é mais difícil de conseguir porque não se adaptam às suas necessidades e orçamento. No entanto, existem indústrias de médio porte que, pelas características dos seus produtos (materiais mercadorias pesadas, produtos processados em altas temperaturas, etc.) requerem um sistema de recolha e transferência de cargas dentro do próprio armazém que não pode ser feito manualmente. Com o intuito de resolver este tipo de requisitos encontrámos soluções da Singular Logistics, totalmente automatizadas e com software próprio denominado E-MAP, configurável graficamente em dois passos simples: traça-se o circuito e depois colocam-se os pontos de carga, descarga, estacionamento e controlo. Posteriormente, são atribuídas as propriedades correspondentes a cada ponto, deixando assim o sistema configurado e programado.
Além de serem autónomos, estes carros têm a capacidade de tomar decisões e reconhecer o carro com o menor tempo de chegada à origem do transporte para atribuir a solicitação a este. Esta operação é simples, o carro deslocar-se-á até à origem, pedirá permissão de carga e uma vez carregada calculará a melhor rota até ao destino com base na velocidade máxima de cada trecho, as condições de tráfego e manutenção, etc.
A realidade é que a indústria de embalagens está num ambiente volátil e incerto, especialmente para estas pequenas e médias indústrias que devem enfrentar múltiplos desafios sem os recursos que as grandes empresas apresentam corporações. Embora este ambiente possa apresentar dificuldades, também pode gerar novas oportunidades.
Nesta conjuntura, apresentaram-se as soluções tradicionais de transporte aéreo como uma óptima forma de responder às necessidades de um mercado cada vez mais competitivo, graças à sua capacidade de não interferir no trabalho de produção, nem durante a sua instalação ou durante a sua vida útil.
No entanto, o sistema Singular Logistics vai um passo além, não apenas abrindo caminho para as tarefas de produção e manutenção da fábrica, mas também facilitando muito a sua instalação e futuras modificações, o que oferece à empresa que o implementa flexibilidade e escalabilidade essenciais para responder e se adaptar às procuras de mercado sempre volátil.
Tudo isto, ainda, de forma mais sustentável e eficiente. Ao remover as partes móveis da equação, o sistema resulta um muito menos avarias, exigindo menos reparações e substituições. Isto, não só produz um menor tempo de retorno, mas também reduz significativamente a pegada de carbono da fábrica, eliminando as emissões associadas à fabricação destes dispositivos extras.
Por fim, também reduz os custos operacionais e aumenta a segurança ao operar em baixíssima tensão, o que significa que os funcionários trabalham num ambiente menos perigoso e reduz significativamente os custos de energia da empresa.
1 Estudo Berndt + Partner consultant
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