Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, comprometeu-se a ajudar as empresas do setor a superar as contingências do presente e os desafios do futuro

XI Congresso da Indústria de Moldes revela um setor empenhado em vencer os desafios que enfrenta

22/03/2023
A Cefamol realizou, nos dias 17 e 18 de março, em Oliveira de Azeméis, o XI Congresso da Indústria de Moldes. O evento revelou um setor pronto para dar resposta aos reptos de setores cliente exigentes, como o automóvel.
O evento contou com cerca de 400 participantes provenientes de mais de 100 empresas e entidades
O evento contou com cerca de 400 participantes provenientes de mais de 100 empresas e entidades.

De acordo com a organização, a adesão do setor ao XI Congresso foi “extremamente positiva”, tendo contado com cerca de 400 participantes provenientes de mais de 100 empresas e entidades. Sob o lema ‘Moldar (n)um mundo em mudança’, especialistas nacionais e internacionais apresentaram diversas perspetivas e abordagens sobre a evolução e o futuro deste que é um dos maiores clusters internacionais desta área, continuando a reinventar-se e representando a afirmação do País e da indústria portuguesa no mundo.

O ministro da Economia e Mar, António Costa Silva, valorizou o setor e incentivou-o a trabalhar o futuro realçando que “Infelizmente vivemos num país que, por motivos ideológicos, continua a hostilizar as empresas, em particular as grandes empresas. Continua a considerar o lucro um pecado e nós temos que combater esses preconceitos”.

Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial, sugeriu a criação de um “selo sustentável” que valorize a indústria de moldes, defendendo que este sector deve procurar ser price maker, devendo inserir-se numa cadeia de valor onde o que aporta representa a maior parte do valor do produto final.

Merece ainda destaque o alerta deixado por Paulo Portas aos congressistas de que a “fragmentação é uma espécie de regionalização da globalização. A ideia de que nós devemos fazer negócios com os nossos aliados e não com os nossos clientes. Isto não é conveniente para a Europa. Primeiro, porque muitas vezes os meus maiores competidores são os meus aliados. Segundo, porque perco oportunidades”.

No seu discurso de encerramento, João Faustino, presidente da Cefamol reforçou: “Pretendemos que este congresso não marque um fim, mas um princípio de um novo ciclo de desenvolvimento. Em conjunto com o setor trabalharemos as propostas apresentadas nestes dois dias. Comprometemo-nos, a curto e médio prazo, a lançar ações com instituições de ensino, entidades públicas e governamentais. Contamos com a presença das empresas para, em conjunto, concretizar estes projetos e iniciativas.”

João Faustino, presidente da Cefamol, no seu discurso de encerramento do XI Congresso da Indústria de Moldes
João Faustino, presidente da Cefamol, no seu discurso de encerramento do XI Congresso da Indústria de Moldes

“Agradecemos a presença do Ministro da Economia e do Mar e da Ministra da Coesão Territorial no XI Congresso, que se mostraram conhecedores da evolução da indústria de moldes e da posição de destaque que este tem conquistado internacionalmente. Nos dois dias de congresso ficou comprovado que este setor continua focado no futuro, devendo fortalecer a união e a cooperação para ganhar mais escala e massa critica, potenciando a conquista de objetivos comuns. As empresas desta indústria devem ir juntas ao mercado, inovando em parceria, cooperando com instituições de ensino, apostando na formação de quadros e no investimento em I&D, devendo juntas garantir os instrumentos financeiros que potenciem a consolidação da imagem internacional e do posicionamento de excelência. O futuro da indústria de moldes ganhará se todos rumarmos para o mesmo lado”, concluiu João Faustino.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial