Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

3 perguntas que deve fazer antes de comprar o armário de segurança ideal

11/04/2023
O manuseamento de substâncias perigosas faz parte das operações diárias em muitas empresas. Por norma geral, o seu armazenamento em locais onde possam constituir um perigo para as pessoas deve ser evitado tanto quanto possível. Assim, a quantidade de substâncias perigosas disponíveis no local de trabalho deve ser limitada ao estritamente necessário para cada turno/dia de trabalho e o excesso deve ser armazenado conforme os regulamentos pertinentes.
Imagen

A legislação internacional prescreve quantidades máximas que podem ser guardadas fora das áreas de armazenamento e as medidas de proteção especiais a observar caso se excedam estas quantidades, por exemplo, o armazenamento em armários de segurança. Estes armários, especiais para produtos perigosos, podem também ser necessários para quantidades inferiores ao limite estabelecido, se assim o considerar uma avaliação de risco.

Devido à grande variedade de armários de segurança disponíveis no mercado, pode ser um desafio escolher o armário que se adequa perfeitamente às suas necessidades. As seguintes questões irão ajudá-lo a fazer a escolha perfeita.

1. Que tipo de armário é necessário?

O tipo de armário de segurança ideal para si dependerá diretamente das propriedades das substâncias que se queiram armazenar. Deve-se considerar a substância cujo risco apresentado é mais alto. O esquema seguinte oferece-lhe conselhos úteis para o processo de seleção assim como exemplos de produtos adequados em cada caso.

2. Que equipamento faz falta?

Dependendo do modelo, os armários de segurança da Denios podem incorporar diversos equipamentos que permitem trabalhar de uma forma mais segura e confortável.

Ventilação mecânica

A ventilação é um fator importante para a segurança e proteção da saúde dos trabalhadores. A legislação sobre armazenamento de produtos químicos não exige explicitamente a ventilação dos armários, mas o regulamento ATEX 1999/92/CE, obriga à prevenção de atmosferas explosivas. Além disso, as normas europeias recomendam que a ventilação técnica seja providenciada sempre que forem armazenadas substâncias corrosivas ou tóxicas, ou que o bem-estar dos trabalhadores possa ser afetado por odores, por exemplo.

Conforme o modelo, os armários de armazenamento de segurança da Denios estão equipados com ventilação natural ou podem ser ligados a um sistema de exaustão de ar. As unidades de ventilação, com filtros incorporados, asseguram uma ventilação mecânica económica sem a necessidade de sistemas de ventilação adicionais dispendiosos e evitam a necessidade de medidas de proteção contra explosões.

Portas adaptadas às suas necessidades

As portas de batente manuais (1 ou 2 folhas) são a variante mais comum, mas também estão disponíveis soluções que permitem poupar espaço com portas de fole, portas de correr, persianas de enrolar ou gavetas verticais.

Certos aspetos de segurança não devem ser negligenciados na escolha das portas. Por exemplo, o fecho automático de portas e gavetas em caso de incêndio é essencial para o armazenamento de substâncias inflamáveis. A opção mais interessante são os armários de segurança com fecho automático programável, que fecham portas abertas ou gavetas após 60 segundos (sinais de aviso óticos e acústicos emitidos antes do fecho) e asseguram, assim, que os armários permanecem fechados em segurança após cada utilização. Para que o conteúdo seja sempre visível, oferecemos modelos com porta de vidro. Naturalmente, os bens armazenados nos armários de segurança podem ser trancados com chave para evitar o acesso não autorizado.

Precisa de deslocar o armário facilmente?

Alguns modelos de armários de segurança têm um acesso inferior adaptado aos garfos dos empilhadores e porta-paletes, permitindo a deslocação fácil no interior das instalações, e evitando o uso de paletes e possíveis perigos associados. É importante considerar esta opção durante o processo de compra caso se prevejam deslocalizações frequentes (atenção: os armários de segurança devem ser transportados vazios!). Em combinação com a unidade de ventilação técnica com filtro de circulação de ar, estes armários oferecem a máxima flexibilidade na hora de escolher o sítio onde colocá-los.

Sofisticada distribuição espacial

Todos os armários de segurança têm um interior standard, testado e comprovado, e muitos dos nossos modelos oferecem a possibilidade de configurar o espaço de armazenamento consoante as necessidades. Assim, tanto as bacias de retenção incorporadas como as prateleiras são reguláveis em altura para garantir uma utilização ótima do espaço e, dependendo do modelo, podem adicionar-se níveis de armazenamento adicionais.

Os armários combinados são a solução ideal para o armazenamento de pequenas quantidades de diferentes substâncias perigosas já que as divisórias verticais permitem a separação física dos produtos num único armário. Os armários químicos estão disponíveis em versão antifogo Tipo 30, em conformidade com a norma EN 14470-1, fornecendo, assim, a proteção contra incêndios necessária para pequenas quantidades de substâncias perigosas inflamáveis.

Prevenção eficaz de derrames

Em caso de derrame e gotejo, a bacia de retenção inferior é fundamental para conter os líquidos.

As bacias de retenção, em aço ou plástico, são utilizadas em todos os modelos de armários de segurança para líquidos inflamáveis, produtos químicos não inflamáveis ou substâncias corrosivas tais como ácidos e bases. Estas bacias de retenção são certificadas conforme a norma alemã sobre a construção de bacias de retenção (Stawa-R), garantindo uma fabricação particularmente segura (aumento da espessura das paredes, soldadura dupla dentro e fora, etc.), e a sua produção é auditada por organismos externos independentes.

Muitos dos nossos armários de segurança estão equipados com bacias/ bandejas de retenção extraíveis, que facilitam o acesso aos produtos armazenados.

Detete fugas a tempo

Se, para além de estar protegido, desejar ser rapidamente informado de qualquer derrame dentro do armário, convém equipar as suas bacias e bandejas de retenção com o sistema de deteção de fugas SpillGuard para substâncias perigosas. O volume do alarme acústico de SpillGuard foi cuidadosamente pensado de maneira a que possa ser ouvido até quando as portas de segurança dos armários estão fechadas.

3. De que tamanho deve ser o armário?

Dependendo da quantidade de produto e do espaço disponível, pode escolher entre um armário clássico disponível em diferentes larguras, um armário de estrutura inferior, que se instala debaixo da superfície de trabalho, ou um armário de parede. Caso também queira armazenar bidões perto do posto de trabalho, para além de pequenos recipientes, recomendamos os armários de bidões.

A mais recente inovação em armários de segurança com proteção anti-incêndios são os armários Scoper, com gavetas verticais e que cabem em qualquer sítio.

Ficou curioso? Saiba mais sobre os armários Scoper.

Empresas ou entidades relacionadas

Denios

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial