Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
Editorial da edição n.º 16 da revista InterPlast

A caminho da embalagem ideal?

Luísa Santos12/04/2023
Vista por muitos como um mal necessário, a embalagem de plástico para o setor alimentar é, cada vez mais, também uma forma de afirmação das marcas que procuram no mercado a solução ideal: 100% reciclável; com incorporação de reciclado; baseada em plásticos de base biológica; biodegradável ou compostável (ou, melhor ainda, tudo isto ao mesmo tempo!), mas que simultaneamente garanta a integridade e frescura dos produtos, no cumprimento das mais rigorosas normas de segurança alimentar.
Imagen

A indústria e os centros de investigação têm trabalhado em conjunto para desenvolver soluções, nas suas diversas vertentes, e hoje estamos mais perto desta realidade do que estávamos há quatro anos atrás, quando lançámos a InterPlast. Seguramente, daqui a quatro anos estaremos muito mais perto que hoje.

Neste caminho, os bioplásticos desempenham um papel importante, com os analistas a apontarem para uma produção mundial três vezes superior à atual em 2027. O tema foi debatido em profundidade no Seminário Internacional sobre Biopolímeros e Compostos Sustentáveis, realizado pela Aimplas no início do mês. Na página 36 desta edição encontra um resumo do evento.

Leia também a reportagem da segunda edição do Estudo de Mercado de Máquinas de Injeção, realizado pela InterPlast em fevereiro deste ano. A iniciativa tem como principal objetivo fornecer aos fornecedores destes equipamentos dados segmentados sobre as vendas no ano anterior, mas pretende ser também um ponto de encontro entre estas empresas, onde é possível discutir temas de interesse comum. Este ano, contámos com a participação de três novas marcas.

Os fabricantes de máquinas de transformação de plásticos (não só de injeção, mas, por exemplo, de termoformagem) têm vindo a apostar fortemente na inovação, para entregar ao cliente ganhos de produtividade e poupança de custos de produção. Neste número, encontramos vários exemplos.

Finalmente, e ainda no âmbito da poupança de custos, destaque para o artigo da página 48, onde o professor Francisco J. G. Silva nos explica como otimizar a produção com recurso a robôs fora de serviço. Um caso de estudo interessante.

Boa leitura!

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    24/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial