Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
O projeto Recicautxu permitirá a reutilização de resíduos de borracha de pneus em fim de vida em novos produtos industriais, promovendo assim a economia circular

Aimplas investiga utilização de pneus em fim de vida no setor da construção

17/04/2023

De acordo com a Valorpneu, em 2021, em Portugal, foram processados pelo SGPU mais de 93 mil toneladas de pneus em fim de vida (ELT). Nos últimos anos, a quantidade enviada para aterro tem sido consistentemente nula, o que é uma boa notícia já que a acumulação de grandes volumes de ELT em aterros é um foco de concentração para colónias de insetos e roedores, além de aumentar o risco de incêndio nestes locais.

Imagen

Com o objetivo de valorizar estes resíduos e criar novos materiais de qualidade para aplicação no setor da construção, a Aimplas está a desenvolver o projeto Recicautxu, focalizado em novos processos industriais para obter uma nova geração de materiais compósitos carregados com partículas de borracha desvulcanizada de NFU, ou mesmo de outros tipos de materiais reticulados.

Estes materiais poderão ter aplicação no setor da construção sob a forma de produtos como folhas, chapas e perfis mais sustentáveis e com propriedades melhoradas.

Atualmente, os diferentes sistemas de tratamento destes resíduos (termólise, pirólise, incineração, trituração, etc.) apresentam diferentes problemas que os tornam insustentáveis. Por esta razão, nos últimos anos, foram propostos processos e soluções para misturar a borracha triturada destes pneus com outros materiais, como o plástico, com o objetivo de os reutilizar como materiais secundários em novos produtos industriais, promovendo assim os princípios da Economia Circular.

Contudo, estas tecnologias têm uma ampla margem de melhoria, uma vez que as propriedades dos materiais obtidos até à data não cumprem os padrões de qualidade necessários.

O projeto Recicautxu, financiado pela Agência Valenciana de Inovação (AVI), e no qual Aimplas colabora com o Departamento de Engenharia e Infraestruturas de Transportes da Universitat Politècnica de València (UPV), propõe a incorporação de partículas de borracha desvulcanizada em matrizes termoplásticas de poliolefinas, de forma a obter produtos elastoméricos extrudidos com boas propriedades elásticas e resistência ao impacto, para utilização em elementos de construção, infraestruturas de transporte, interiores de edifícios, instalações desportivas, parques infantis ou sinalização e sistemas de segurança rodoviária.

Imagen

Melhorar a gestão de resíduos

Nas palavras de Vicent Martínez, investigador de Reciclagem Mecânica e chefe do projecto na AIMPLAS, “as aplicações para os resíduos de borracha são atualmente muito limitadas, o que torna necessário alargar a gama de processos de transformação deste material reciclado, bem como procurar novos produtos com maior valor acrescentado. Neste projeto, procuramos melhorar a recuperação destes resíduos através de processos inovadores que nos permitirão obter materiais novos e mais sustentáveis no âmbito de uma economia circular”.

O desenvolvimento de tecnologias para a desvulcanização da borracha NFU poderia também ser aplicado a outros tipos de materiais reticulados, tais como espumas de poliuretano, tubos de polietileno reticulados e revestimento de cabos, o que ofereceria uma alternativa de gestão e recuperação mais sustentável para este tipo de material, permitindo alargar o campo de aplicação a novos setores de mercado.

Esta investigação recebeu financiamento da Agência Valenciana de Inovação, no âmbito do Programa de Valorização e Transferência de Resultados de Investigação para Empresas em 2022, uma ação sujeita a co-financiamento por parte da União Europeia através de fundos FEDER.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    24/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial