Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
‘Liberte o seu poder de engenharia com diversão’ - a mais recente tecnologia dos motion plastics, aplicações isentas de lubrificação, automação low-cost online e sustentabilidade

Enjoyneering: igus impulsiona a engenharia com 190 novos produtos físicos e digitais

20/04/2023

Um robô low-cost operado através de uns óculos de realidade virtual. Peças sobresselentes identificadas e encomendadas em segundos utilizando a IA num smartphone. Uma aplicação que identifica imediatamente potenciais aplicações para peças isentas de lubrificação numa escavadora. A igus lança uma seleção de ferramentas digitais em 2023, assim como produtos e serviços que são fáceis de utilizar e reduzem os custos. O objetivo: facilitar o acesso ao motion plastic certo e divertir-se pelo caminho, enquanto é neutro em carbono e sem desperdício de plásticos.

Imagen

Os visitantes da Feira de Hanôver de 2023 podem experimentar as novas possibilidades de um mundo virtual paralelo no stand da igus no pavilhão 17, onde podem usar óculos VR e controlar um braço robótico na realidade virtual. O destaque: ao seu lado, um robô que pode espelhar exatamente os seus movimentos. Foi construída uma ponte entre a RV e a realidade; uma visão do que será possível no futuro no chamado iguverse, o metaverso da igus.

O iguverse torna a colaboração fácil e divertida

Neste espaço digital, engenheiros, peritos em materiais e projetistas encontram-se e constroem modelos 3D de novas máquinas, sistemas e montagens à escala 1:1. Sem reuniões longas ou viagens dispendiosas, isto também reduz as emissões de CO2. O resultado: os produtos são desenvolvidos mais rapidamente, de forma sustentável, fiável, com um custo mais baixo e os problemas podem ser resolvidos numa fase inicial. O gémeo digital no iguverse também pode ser utilizado para formação.

“As possibilidades da realidade virtual para a engenharia mecânica são absolutamente fascinantes. Queremos fazer parte desta tecnologia desde o início”, enfatiza o CEO do igus, Frank Blase. “Queremos desenvolver novas soluções que mesmo as pequenas empresas com orçamentos limitados possam facilmente utilizar”. Por exemplo, a igus planeia abrir o iguverse no futuro; as empresas podem então beneficiar desta plataforma, que é totalmente gerida pela igus, sem qualquer despesa de desenvolvimento.

Outra novidade deste ano é a aplicação baseada na cloud igusGO. O utilizador tira uma fotografia de uma máquina, por exemplo uma escavadora, e a inteligência artificial analisa onde as peças isentas de lubrificação da igus poderiam ser utilizadas de forma económica.

Sistema de controlo por voz, ‘superwise’ e ‘kopla’ - novos serviços para a Indústria 4.0

A gama de robótica low-cost da igus, destinada a promover a automação nas PME's, também está a crescer. A partir de Maio de 2023, estará disponível um novo e mais pequeno cobot - o ReBeL KID - por apenas 3.999 euros, com controlo de voz opcional. A plataforma online RBTX, apresenta mais de 350 projetos de automação, que podem ser copiados para aplicações semelhantes. 98 por cento destas soluções completas já estão disponíveis com preços entre 1.974 e 12.000 euros.

Para além da robótica low-cost, a igus expande a gama dos smart plastics. Estas são peças standard, tais como calhas articuladas e casquilhos, que são equipados com sensores e integrados em redes IoT. Isto permite às PMEs implementar as tendências da Indústria 4.0, tais como a monitorização do estado e a manutenção preditiva.

Os smart plastics podem ser expandidos com um novo serviço chamado ‘superwise’, um produto digital que se liga à equipa da igus. Um serviço completamente novo é a ‘kopla’, uma plataforma gerida pela igus. Isto permite que as empresas criem os seus próprios sistemas especializados e ferramentas de cálculo online. Destina-se especificamente a empresas de média dimensão que operam internacionalmente e que gostariam de explicar os seus produtos online.

“A nossa própria experiência com o desenvolvimento e utilização de ferramentas online, utilizando um princípio modular baseado na cloud, está agora disponível para outros utilizarem, reduzindo consideravelmente o tempo de implementação em comparação com as soluções de software convencionais.”

igus continua a crescer - a caminho do milionésimo cliente

Os últimos anos trouxeram muitos desafios, mas a igus continua a crescer. Agora com mais de 188.000 clientes, a igus tem cerca de 5000 colaboradores em 31 locais a nível mundial. As vendas anuais excederam os mil milhões de euros pela primeira vez em 2022.

Agora, o próximo objetivo foi estabelecido; até 2030 a igus tem em vista um milhão de clientes ativos. Para lá chegar, a empresa continua a investir no desenvolvimento dos motion plastics e na rápida logística local. O objetivo é fazer todas as aplicações com movimento no mundo isentas de manutenção e de longa duração.

Muitas ferramentas online ajudam os engenheiros a calcular a duração de vida dos produtos da igus, dando uma solução fiável e sustentável. Blase: “Não importa se um engenheiro necessita de um pequeno rolamento ou da maior calha articulada do mundo, a duração de vida pode ser calculada online. As novas ferramentas digitais tornam os motion plastics de fácil acesso para todos.”

Toda esta nova tecnologia não significa que o ambiente seja esquecido; a igus partilha uma nova solução para a reutilização da energia nas fábricas

“Libertar o seu poder de engenharia com diversão” é ecológico. O objetivo é que, até ao final de 2025, a fábrica da igus seja neutra em carbono. Uma das últimas conquistas é um novo sistema desenvolvido pela igus que utiliza a água de refrigeração das máquinas de injeção para aquecer a fábrica. “Com este novo sistema de aquecimento, vamos reduzir o nosso consumo de gás para zero no futuro”, explicou Blase. Isto é bom não só para o ambiente, mas também financeiramente, em tempos de aumento dos custos energéticos.

É por isso que a igus decidiu disponibilizar esta solução energética a outras empresas industriais sob o nome de MHRS (Machine Heat Recovery System). Frank continua, “procurámos durante semanas por uma solução e não conseguimos encontrá-la em lado nenhum. Por isso, construímos a nossa própria e queremos partilhar isto com outras”.

Além disso, a igus tem vindo a melhorar continuamente a sustentabilidade ambiental dos plásticos há anos, e uma área chave é a reciclagem. Este ano, a igus expandiu o popular programa de reciclagem “Chainge”. Desde 2019, os clientes têm enviado para a igus, as calhas articuladas que já não utilizam, para que sejam reprocessadas em troca de vouchers.

A plataforma online Chainge abrange agora todos os plásticos técnicos, desde a poliamida ao PEEK. A igus: bike feita a partir de resíduos dos oceanos reciclados (redes de pesca) está também prevista para ser lançada comercialmente em Agosto; dos plásticos dos oceanos aos plásticos para movimento. Frank Blase conclui: "O nosso crescimento deve estar ligado à utilização sustentável dos recursos.

A criatividade e energia dos meus colegas da igus impressionam-me e motivam-me. Trabalhar com estas pessoas torna-me mais humilde e entusiasmado com o que o futuro me reserva".

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial