A Dukane lançou recentemente uma nova gama de equipamentos de soldadura de plásticos por ultrassons servo-acionados que promete destronar as máquinas de acionamento pneumático.
Modelo infinity X1, especialmente desenhado para soldaduras de elevada precisão.
Os sistemas de prensas pneumáticas são tão anos 80... bem, na verdade são mais do século XVII, mas isso é outra história.
Desde os primórdios da tecnologia de soldadura por ultrassons que se usa uma combinação de válvulas e cilindros pneumáticos para desencadear a força necessária para uma soldadura bem-sucedida. Os sistemas pneumáticos eram/são mais do que eficazes, no entanto, a variabilidade inerente ao sistema pneumático em cadeia torna impossível controlar de forma repetida a taxa de velocidade de descida e, subsequentemente, a força aplicada à peça de trabalho durante o ciclo de soldadura. E esta é, frequentemente, a causa principal da variação do resultado da soldadura, resultando em ‘más’ soldaduras. Estas variações associadas ao sistema de prensa pneumática eram (e ainda são) frustrantes para muitos utilizadores de tecnologia de soldadura por ultrassons ultrapassada.
Consciente deste desafio, há mais de uma década, a Dukane introduziu no mercado o primeiro sistema de prensa ultrassónica totalmente eletrónico e servo-controlado. A primeira máquina a utilizar este sistema, a iQ ES, mudou a trajetória do mercado global de soldadura por ultrassons quase de um dia para o outro.
Os sistemas de prensas pneumáticas e as suas inerentes variabilidades estão a ser substituídos pela moderna tecnologia de soldadura servo-controlada, que dá resposta às preocupações dos clientes no que respeita a requisitos de espaço reduzido, facilidade de cablagem, modos de soldadura múltiplos, maior precisão e repetibilidade e flexibilidade de montagem (vertical ou horizontal). A conectividade dos equipamentos da Dukane também foi melhorada para aceitar todas as formas de protocolos de comunicação.
Modelo infinity X3, o mais versátil da gama.
Há poucos meses, a empresa introduziu no mercado a série Infinity, que se apresenta como a próxima geração de tecnologia avançada de soldadura servo-acionada.
A série inclui quatro modelos com uma amplitude de frequências entre os 15 e os 50 kHz, todos eles equipados com a tecnologia patenteada ‘Melt-Match’, que controla a velocidade e a força do equipamento durante a fusão da matéria plástica.
Dos modelos disponíveis, destaque para o infinity X1, especialmente desenhado para assemblagens de pequena dimensão, em que se requer uma soldadura de elevada precisão, e para o infinity X3, o mais versátil da gama, ideal para aplicações de alto volume. Já o infinity X4, está mais indicado para soldadura de peças grandes que requerem mais força.
interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa