As empresas BASF, Covestro, Dow, Mitsubishi Chemical, Sabic, Solvay e Lyondell Basell, empresas membros da iniciativa ‘Low-Carbon Emitting Technologies’ (LCET) do Fórum Económico Mundial, assinaram um acordo de colaboração com a organização de investigação independente TNO (Países Baixos) para estabelecer um centro de I&D para o processamento de resíduos plásticos.
Da esquerda para a direita: Christoph Dittrich (Sabic), Frank Kuijpers (Sabic), Jan Harm Urbanus (TNO), Ryo Hiraide (Mitsubishi), Tommy Detemmerman (Dow), Christian Haessler (Covestro). Em baixo: Valeriy Kapelyushko (Solvay), Bernhard von Vacano (BASF), Patrik Schneider (LyondellBasell), Jaap den Doelder (Dow), Stefan Schnippering (Mitsubishi Chemicals) e Pieter Imhof (TNO).
A atividade do LCET R&D Hub centrar-se-á no desenvolvimento de novas tecnologias para o processamento de resíduos com uma menor pegada de CO2 e no aumento das taxas de reciclagem de resíduos plásticos.
Enquanto iniciativa orientada para o setor privado, os projetos do novo centro de I&D têm como principal objetivo progredir significativos no processamento mais sustentável de resíduos plásticos e ajudar a abordar tópicos específicos da indústria relacionados com o desenvolvimento de rotas de reciclagem mecânica e química. O primeiro conjunto de projetos deverá ser lançado no segundo semestre de 2023.
A TNO liderará o desenvolvimento da tecnologia. "É uma honra para nós sermos selecionados como anfitriões e orquestradores desta grande iniciativa. A TNO está confiante em continuar a desenvolver a sua experiência no domínio da modelação circular, do conhecimento das embalagens e dos materiais e em fornecer à indústria soluções adequadas à sua utilização", afirmou Henk-Jan Vink, diretor-geral da TNO.
interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa