Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

ISQ instala o maior equipamento de tomografia 3D da Europa

22/05/2023

A tomografia industrial é um conceito em franco desenvolvimento e evolução, sendo uma das ferramentas mais sofisticadas para inspecionar peças e componentes. As possibilidades de chegar onde antes seria impossível são enormes, com o desenvolvimento de peças de geometria complexa e com os mais variados tipos de materiais, permitindo obter informações de modo não destrutivo.

A M2, da Nikon Metrology, permite manipular amostras de grande dimensão, ou seja, até 1,3m de envergadura e até 180kg de peso...
A M2, da Nikon Metrology, permite manipular amostras de grande dimensão, ou seja, até 1,3m de envergadura e até 180kg de peso.

Por isso mesmo, o ISQ está a instalar um equipamento de tomografia 3D, um dos maiores e mais versáteis do género na Europa, com 25 toneladas, que irá ajudar várias indústrias, do setor automóvel, à defesa, eletrónica, indústria de plásticos e indústria transformadora em geral, a dar resposta à crescente exigência na qualidade do fabrico.

“O que distingue particularmente este equipamento é a capacidade de manipular amostras de grande dimensão, ou seja, até 1,3m de envergadura e até 180kg de peso, assim como a sua elevada potência, que torna possível controlar amostras de materiais mais densos, como por exemplo o aço, titânio ou outras ligas metálicas”, explica Hugo Carrasqueira, responsável do Departamento de Ensaios da Unidade de Negócio Serviços Integrados de Engenharia (SIE).

“O lançamento desta linha de serviços em Portugal permitirá apoiar os setores que possuem processos críticos, como por exemplo as indústrias automóvel, eletrónica e aeroespacial, contribuindo para elevar o nível da qualidade do produto, dando assim resposta ao crescente aumento das exigências com a qualidade do fabrico a que se vem assistindo nos últimos anos”, complementa Hugo Carrasqueira.

Hugo Carrasqueira, responsável pelo Departamento de Ensaios da Unidade de Negócio Serviços Integrados de Engenharia (SIE)...

Hugo Carrasqueira, responsável pelo Departamento de Ensaios da Unidade de Negócio Serviços Integrados de Engenharia (SIE).

Recorrendo a um complexo processo de radiografia por Raio-X, a tomografia computorizada industrial utiliza imagens de raios X capturadas em vários ângulos para construir um volume 3D virtual do objeto em análise. São efetuados milhares de raios-X enquanto a peça roda dentro da máquina. Posteriormente, essas imagens passam por um processo de reconstrução digital do qual resulta o volume 3D da amostra. Este modelo é obtido com um nível de precisão e resolução extremamente elevados, permitindo a análise detalhada de defeitos, incluindo a sua geometria, morfologia e dimensões, como por exemplo deformações, porosidades, inclusões ou fissuras.

M2 da Nikon Metrology: Tomografia de elevada precisão

A máquina de tomografia industrial M2, da Nikon Metrology, é uma solução para inspeções de grande volume. É equipada com um manipulador vertical, um prato giratório inclinável e com uma plataforma de amostra apoiada em ambas as extremidades para um posicionamento ideal e preciso.

O equipamento conta com múltiplos detetores, que se podem configurar à medida, para uma grande variedade de aplicações. Os sistemas modulares CT microfocus podem integrar-se em cabines modulares ou bunkers já existentes para atualizar as instalações de sistemas antigos. O núcleo destes sistemas configuráveis passa pela fonte microfocus de fabrico Nikon até 450Kv. O tamanho do Spot Size destas fontes microfocus é de uma magnitude mais pequena em comparação com as fontes de minifocus, originando uma maior precisão e resolução.

Na M2, a fonte de raios-X vertical sincronizada com o movimento do painel, em conjunto com a base em granito de três metros de comprimento...

Na M2, a fonte de raios-X vertical sincronizada com o movimento do painel, em conjunto com a base em granito de três metros de comprimento, oferecem uma inspeção de elevada precisão.

O sistema de digitalização integrado, M2, é ideal para objetos mais densos e difíceis de manusear. Configurável com fontes duplas e painéis com posições múltiplas, pode digitalizar com precisão amostras até aos 150Kg. Além disso, a fonte de raios-X vertical sincronizada com o movimento do painel, em conjunto com a base em granito de três metros de comprimento, oferecem uma inspeção de elevada precisão. A base pode ser configurada com um detetor de painel plano e com a matriz de díodo lineares curvados (CLDA) da Nikon Metrology para reduzir a dispersão e melhorar drasticamente a definição da imagem.

Este equipamento inclui ainda a tecnologia de Pixel.Push, que permite aumentar a resolução de uma determinada digitalização realizando quatro scans sincronizados da mesma amostra, desfasados 0,5 pixel, conseguindo assim aumentar exponencialmente a resolução final do volume.

Esta solução foi desenvolvida pela Nikon Metrology, Avonix e NM3D Ibérica (representante Ibérico exclusivo) especificamente para o ISQ, de modo a responder a todos os desafios propostos.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    17/04/2024

  • Newsletter InterPlast

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial