A Sabic acaba de lançar as resinas Sabic PP compound H1090 e Stamax 30YH611, dois materiais inovadores, adequados para extrusão e termoformagem de chapas termoplásticas que oferecem uma alternativa única às tradicionais chapas metálicas.
Esses novos produtos são materiais retardantes de chama (FR), reforçados com 30% de fibra de vidro curta e longa, à base de polipropileno (PP), e podem ser usados para componentes de baterias de veículos elétricos (EV), como coberturas ou tampas, caixas e separadores dos módulos. Ambas as resinas oferecem excelentes propriedades de barreira térmica para ajudar a retardar ou conter a propagação de calor.
Além disso, a extrusão e a termoformagem destes materiais oferecem vantagens de design, custo sistémico, isolamento térmico e elétrico inerentes e peso em comparação com a tradicional chapa metálica estampada. Em comparação com a moldação por injeção de termoplásticos e a moldação por compressão de termofixos, que exigem ferramentas e equipamentos caros, a extrusão e a termoformagem podem ser mais económicas e eficientes em vários casos.
O desenvolvimento e a validação destes novos materiais pela Sabic foram possíveis graças à iniciativa BlueHero, que apoia a missão do setor automóvel de criar veículos elétricos confiáveis, seguros e eficientes, através da otimização dos componentes estruturais da bateria. Entre outros aspetos, o projeto permitiu à Sabic desenvolver o conhecimento e a experiência em moldação de peças grandes, através da moldação por compressão, termoformagem e moldação por injeção avançada.
“Ao fornecer novas alternativas para materiais e processos tradicionais, a Sabic permite que os clientes projetem e fabriquem a próxima geração de componentes de bateria, reduzindo os custos e obtendo uma vantagem competitiva. Os nossos especialistas têm ajudado engenheiros a serem pioneiros na adaptação bem-sucedida de materiais reforçados com fibra de vidro para a extrusão e a termoformagem de peças estruturais grandes e complexas. O desenvolvimento e a validação destas novas resinas mostram a liderança da Sabic em tecnologias de polímeros para eletrificação de veículos”, frisa Abdullah Al-Otaibi, gerente geral ETP & Market Solutions, da Sabic.
A Sabic validou o desempenho mecânico e de segurança contra incêndio e a capacidade de fabricação da resina Sabic PP compound H1090 e da resina Stamax 30YH611 em aplicações de baterias para veículos elétricos com geometrias complexas, tanto nos seus laboratórios como em casa dos clientes. Estes materiais não apenas oferecem novas opções para a substituição de chapas metálicas ou termofixos em aplicações finais, mas também podem ser usados para criar protótipos para determinar a viabilidade de investimento em ferramentas de moldação por injeção.
Tanto a resina Sabic PP compound H1090 reforçada com fibra de vidro curta como a resina Stamax 30YH611 reforçada com fibra de vidro longa apresentam uma combinação distinta de retardante a chama para segurança contra incêndio com rigidez e ductilidade equilibradas. A exposição destes materiais a chamas verticais e horizontais a 1200°C por 10 minutos demonstra um excelente comportamento retardante de chama. A carbonização e o efeito retardante eficientes mantêm a temperatura do lado reverso das peças abaixo de 210°C e ajudam a evitar a queima. A propriedade de retardante de chama é aprimorada por aditivos não bromados/não clorados que cumprem as normas UL94 V0 a 1,5 mm.
Além da excelente rigidez, força e resistência ao impacto numa ampla faixa de temperatura, as principais propriedades da resina Sabic PP compound H1090 e da resina Stamax 30YH611 incluem estabilidade dimensional, baixo coeficiente de expansão térmica (CTE) e boa resistência à deformação. Como matriz de polímero para ambos os produtos, o PP oferece boas propriedades de isolamento elétrico, baixa densidade, disponibilidade global e boa capacidade de processamento.
Além destes produtos, a Sabic oferece materiais retardantes de chama à base de PP com fibra de vidro longa e curta, moldáveis por injeção e compressão, adequados para vários componentes internos e estruturas complexas para baterias de veículos elétricos.
Em Portugal, a Sabic é distribuída pela empresa AGI - Augusto Guimarães & Irmão.
interplast.pt
InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa