Dukane
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
Fakuma 2023

Asahi Kasei apresenta materiais diversificados para veículos elétricos e economia circular

05/09/2023
A empresa tecnológica japonesa Asahi Kasei irá apresentar na Fakuma soluções de materiais diversificados para baterias EV seguras e compactas, conetividade melhorada e leveza, bem como economia circular. A Fakuma é uma das principais feiras mundiais para o processamento industrial de plásticos e decorre de 17 a 21 de outubro de 2023 em Friedrichshafen, Alemanha.
Imagen

Compósitos termoplásticos para aplicações em baterias de veículos elétricos

Este ano, a Asahi Kasei dará especial atenção à sua vasta gama de materiais para soluções de baterias de veículos elétricos leves, compactas e seguras. A empresa está atualmente a desenvolver um novo termoplástico reforçado com fibra de vidro contínua, o Lencen, e irá apresentá-lo pela primeira vez na feira comercial europeia Fakuma. Este material compósito é formado pelo empilhamento de camadas de têxteis contínuos de fibra de vidro com películas de poliamida 66 (PA66). Graças à sua resistência à tração, elevada resistência ao calor e propriedades de impacto semelhantes às do metal, este material melhora a segurança de colisão e a redução de peso das baterias de veículos elétricos.
O Lencen é um novo material compósito da Asai Kasey...
O Lencen é um novo material compósito da Asai Kasey, formado pelo empilhamento de camadas de têxteis contínuos de fibra de vidro com películas de poliamida 66 (PA66).

Além disso, a empresa apresentará uma fita termoplástica unidirecional reforçada com fibra de carbono (fita CFRTP-UD) que utiliza fibra de carbono contínua reciclada e a resina de poliamida Leona. Com uma resistência superior à do metal, esta fita CFRTP-UD pode ser aplicada em estruturas e carroçarias de automóveis, permitindo ainda a reciclagem de peças em fim de vida útil de veículos em novas peças automóveis.

Serão também apresentados tubos de arrefecimento para baterias de veículos elétricos feitos de éter de polifenileno modificado (m-PPE) Xyron, bem como tabuleiros de células 2170 baseados na espuma de partículas m-PPE SunForce.

Fita termoplástica unidirecional reforçada com fibra de carbono Leona PA66
Fita termoplástica unidirecional reforçada com fibra de carbono Leona PA66.

Soluções para uma melhor HMI e substituição de vidro

O AZP é um polímero transparente que supera as desvantagens dos materiais plásticos óticos convencionais. Com uma birrefringência próxima de zero equivalente ao vidro, bem como uma capacidade de conceção superior, este material permite uma elevada transmitância e baixas distorções de cor em todos os ângulos de visualização. É possível obter imagens nítidas sem variações de luminância, distorção de cor e desfocagem em equipamento ótico polarizado, como auscultadores AR/VR e head-up-displays (HUDs). A aparência de qualidade superior também é mantida quando se olha para o ecrã através de óculos de sol polarizados.

O AZP é um polímero transparente que supera as desvantagens dos materiais plásticos óticos convencionais
O AZP é um polímero transparente que supera as desvantagens dos materiais plásticos óticos convencionais.

Matéria-prima de base biológica e nova tecnologia de reciclagem para PA66

A Asahi Kasei apresentará uma nanofibra de celulose (CNF) de base biológica e biodegradável. Este material é feito de linter de algodão e apresenta uma elevada resistência ao calor e capacidade de formação de rede. A poliamida reforçada com CNF apresenta um comportamento tixotrópico, o que a torna altamente adequada para aplicações de impressão 3D em termos de facilidade de impressão, precisão dimensional, aparência suave e desempenho mecânico. Para além disso, a CNF tem uma capacidade de reciclagem superior à das fibras de vidro.

A limpeza do equipamento após o processamento dos plásticos de uma forma eficiente e económica é um grande desafio para muitas empresas. Asaclean é o líder mundial em compostos de purga comerciais. As purgas Asaclean são otimizadas para aplicações de moldagem por injeção, extrusão, película e chapa, moldagem por sopro e filme soprado. Os seus benefícios incluem mudanças mais rápidas/tempos de inatividade reduzidos, remoção eficaz da contaminação por cor/carbono, redução de puxões de parafuso, menor taxa de refugo/rejeição, aumento da produtividade e maior poupança de custos.

As purgas Asaclean são otimizadas para aplicações de moldagem por injeção, extrusão, película e chapa, moldagem por sopro e filme soprado...
As purgas Asaclean são otimizadas para aplicações de moldagem por injeção, extrusão, película e chapa, moldagem por sopro e filme soprado.

A empresa apresentará também as suas soluções abrangentes para estabelecer um ciclo de vida sustentável para a PA66, utilizando matérias-primas de base biológica e uma nova tecnologia para a reciclagem química. Juntamente com a parceira japonesa Microwave Chemical, a Asahi Kasei está a trabalhar numa nova tecnologia para a reciclagem química da PA66. O processo utiliza micro-ondas para despolimerizar airbags de automóveis e outras peças de PA66 e obter diretamente os monómeros hexametilenodiamina (HMD) e ácido adípico (ADA), o que se espera que seja conseguido com um elevado rendimento e um baixo consumo de energia. Os monómeros obtidos podem então ser usados para fabricar novo PA66.

A Asahi Kasei estará exposta no Pavilhão B5, Stand 5319. Para mais informações, visite a página: https://fakuma.asahi-kasei.eu/.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    22/05/2024

  • Newsletter InterPlast

    15/05/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial