Atlas Copco Rental: ar comprimido
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Compósitos feitos à medida respondem aos desafios da indústria automóvel

06/09/2023

A mobilidade elétrica e a crescente tendência para a construção leve representam um aumento de exigência nas propriedades de desempenho dos termoplásticos para aplicações automóveis. A TechnoCompound desenvolveu uma vasta gama de materiais feitos à medida para utilização em veículos elétricos e convencionais que se destacam, por exemplo, pela sua elevada resistência ao calor ou pela adequação a aplicações elétricas e eletrónicas.

A gama da TechnoCompound inclui plásticos de engenharia, compósitos longos reforçados com fibra de vidro e poliolefinas para aplicações interiores, exteriores, sob a carroçaria e sob o capot.

Os de plásticos técnicos da marca combinam boas propriedades mecânicas com uma elevada relação custo-eficácia. Têm por base o PET (TechnoPet), o PBT (TechnoDur), o TPE (TechnoElast) e o PA (TechnoMid), embora o segmento inclua também misturas. São utilizados aditivos específicos para aumentar a resistência térmica e química. As aplicações típicas no sector automóvel incluem sistemas de fecho de portas, caixas e ligações de fichas.

foto
Os compósitos TechnoFiber reforçados com fibra de vidro longa cumprem todos os requisitos das normas internacionais da indústria automóvel em termos de desempenho de emissões. Foto: TechnoCompound.

Os compósitos de fibra de vidro longa (TechnoFiber) incluem tipos especialmente otimizados em termos de emissões e odores para aplicações interiores que se situam muito abaixo dos limites máximos internacionalmente reconhecidos aplicados na indústria automóvel. A sua elevada resistência ao impacto baseia-se em comprimentos de fibra de vidro de 8 a 15 mm em grânulos em forma de bastão e teores de vidro entre 20 e 60%. Estão igualmente disponíveis variantes com estabilização térmica até 1.500 h e cores que vão do natural ao preto, bem como tipos coloridos. Os compostos TechnoGreen com redução de CO2, que também pertencem a este grupo, foram originalmente desenvolvidos para aplicações na parte inferior da carroçaria. Atualmente, também são cada vez mais utilizados em interiores porque, com a sua sustentabilidade e desempenho mecânico, cumprem os rigorosos requisitos de emissões e odores dos OEM. As aplicações típicas incluem painéis de instrumentos, encostos de bancos e consolas centrais, bem como outras peças estruturais.

Os compostos poliolefínicos da TechnoCompound são adequados para utilização em todo o veículo. Para tal, a empresa tem experiência na incorporação de aditivos para proteção UV, retardamento de chama e modificação da resistência ao impacto, bem como ajustes anti-estáticos e de cor. As aplicações típicas incluem sistemas de tanques e de carga, bem como sistemas de para-choques e de teto. Para uma maior absorção sonora, estão disponíveis densidades até 2,7 g/cm³.

Siga-nos

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial