Atlas Copco Rental: ar comprimido
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Compósitos feitos à medida respondem aos desafios da indústria automóvel

06/09/2023

A mobilidade elétrica e a crescente tendência para a construção leve representam um aumento de exigência nas propriedades de desempenho dos termoplásticos para aplicações automóveis. A TechnoCompound desenvolveu uma vasta gama de materiais feitos à medida para utilização em veículos elétricos e convencionais que se destacam, por exemplo, pela sua elevada resistência ao calor ou pela adequação a aplicações elétricas e eletrónicas.

A gama da TechnoCompound inclui plásticos de engenharia, compósitos longos reforçados com fibra de vidro e poliolefinas para aplicações interiores, exteriores, sob a carroçaria e sob o capot.

Os de plásticos técnicos da marca combinam boas propriedades mecânicas com uma elevada relação custo-eficácia. Têm por base o PET (TechnoPet), o PBT (TechnoDur), o TPE (TechnoElast) e o PA (TechnoMid), embora o segmento inclua também misturas. São utilizados aditivos específicos para aumentar a resistência térmica e química. As aplicações típicas no sector automóvel incluem sistemas de fecho de portas, caixas e ligações de fichas.

Os compósitos TechnoFiber reforçados com fibra de vidro longa cumprem todos os requisitos das normas internacionais da indústria automóvel em termos...
Os compósitos TechnoFiber reforçados com fibra de vidro longa cumprem todos os requisitos das normas internacionais da indústria automóvel em termos de desempenho de emissões. Foto: TechnoCompound.

Os compósitos de fibra de vidro longa (TechnoFiber) incluem tipos especialmente otimizados em termos de emissões e odores para aplicações interiores que se situam muito abaixo dos limites máximos internacionalmente reconhecidos aplicados na indústria automóvel. A sua elevada resistência ao impacto baseia-se em comprimentos de fibra de vidro de 8 a 15 mm em grânulos em forma de bastão e teores de vidro entre 20 e 60%. Estão igualmente disponíveis variantes com estabilização térmica até 1.500 h e cores que vão do natural ao preto, bem como tipos coloridos. Os compostos TechnoGreen com redução de CO2, que também pertencem a este grupo, foram originalmente desenvolvidos para aplicações na parte inferior da carroçaria. Atualmente, também são cada vez mais utilizados em interiores porque, com a sua sustentabilidade e desempenho mecânico, cumprem os rigorosos requisitos de emissões e odores dos OEM. As aplicações típicas incluem painéis de instrumentos, encostos de bancos e consolas centrais, bem como outras peças estruturais.

Os compostos poliolefínicos da TechnoCompound são adequados para utilização em todo o veículo. Para tal, a empresa tem experiência na incorporação de aditivos para proteção UV, retardamento de chama e modificação da resistência ao impacto, bem como ajustes anti-estáticos e de cor. As aplicações típicas incluem sistemas de tanques e de carga, bem como sistemas de para-choques e de teto. Para uma maior absorção sonora, estão disponíveis densidades até 2,7 g/cm³.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    17/07/2024

  • Newsletter InterPlast

    10/07/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial