Atlas Copco Rental: ar comprimido
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
Concurso decorre até 28 de setembro

Projeto europeu tem 3,3 ME para ideias tecnológicas com impacto social e de circularidade na indústria

07/09/2023

SoTecIn Factory procura soluções para os desafios das cadeias de valor do têxtil, plástico, embalagens, alimento, água e nutrientes.

Imagen

O projeto europeu ‘SoTecIn Factory – Social and Technological innovation Factory for low carbon and circular industrial value chains’, liderado pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), procura empreendedores sociais europeus com experiência em tecnologia para desenvolver soluções que contribuam para uma indústria mais circular, sustentável e resiliente. Ao todo estão disponíveis 3,3 milhões de euros e o concurso está aberto até 28 de setembro. As candidaturas podem ser feitas aqui.

Apoiar inovações sociais que potenciam a circularidade das cadeias de valor e a redução da pegada de carbono da indústria é o grande objetivo do projeto. Nesse sentido, o concurso procura apoiar 25 empreendedores sociais europeus (entre investigadores, PME e start-ups) que apresentem ideias inovadoras orientadas para a tecnologia como uma resposta aos desafios circulares alinhados com a missão do projeto, nomeadamente no que diz respeito a cadeias de valor do têxtil, plástico, embalagens, alimento, água e nutrientes.

Em termos práticos, explica Gustavo Dalmarco, coordenador do projeto e investigador no INESC TEC, o que se procura são, por exemplo, “soluções que ajudem na redução e substituição de plásticos descartáveis, maximizando o potencial das embalagens; plataformas ou ferramentas que auxiliem na aproximação entre consumidor e produtor agrícola; soluções digitais com abordagens centradas em dados para aumentar a transparência e a rastreabilidade da cadeia de valor agroalimentar ou que permitam maior transparência, rastreabilidade e verificabilidade dos dados em nível de produto e incentive a redução dos impactos da produção têxtil".

“Queremos dar passos importantes na transição para a economia circular e de baixo carbono, recorrendo a soluções sustentáveis que assentem na inovação social e que privilegiem as estratégias circulares de repensar, reduzir, reutilizar, reparar, recondicionar, entre outras”, adianta.

Numa fase inicial, cada um dos 25 selecionados irá receber 15 mil euros para apoiar o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores e com impacto social. Deste grupo, 15 terão a oportunidade de participar numa demonstração tecnológica pré mercado, que inclui um apoio adicional de 85 mil euros.

Além do financiamento, os inovadores sociais irão usufruir de acompanhamento por mentores, ações de capacitação com contribuições científicas para a implementação das suas soluções e conceção de modelos de negócio.

Este é o primeiro de dois concursos a ser levados a cabo no âmbito do SoTecIn Factory que, para além do INESC TEC, junta, ainda, cinco outros parceiros europeus: F6S Network, da Irlanda; bwcon, da Alemanha; Impact Hub, da Áustria; Metabolic, dos Países Baixos; e CNR, da Itália. O projeto é financiado pelo Programa Horizonte Europa da Comissão Europeia.

O INESC TEC, enquanto gabinete de apoio da Enterprise Europe Network, apoia este programa europeu e está à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas e prestar um apoio personalizado ao longo do processo de candidatura. Os contactos devem ser feitos através do email een-portugal@inesctec.pt.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    12/06/2024

  • Newsletter InterPlast

    05/06/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial