Dukane
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
Mobilidade do futuro

Igus desenvolve componentes de bicicleta feitos com plástico reciclado

12/09/2023

Na Eurobike 2023, a Igus apresentou uma gama de componentes de bicicletas feitos total ou parcialmente a partir de materiais reciclados, incluindo guiadores já em fase final de desenvolvimento.

A conservação de recursos é cada vez mais importante na conceção e produção de bicicletas. O transporte, o uso intensivo de energia e a eliminação de componentes são os principais contribuintes para a pegada de carbono associada à produção de bicicletas. Jan Philipp Hollmann, responsável pelo segmento de bicicletas da Igus, afirma: "Vemos a tecnologia do plástico como uma opção inovadora para a indústria, com amplas perspetivas para todos os componentes de bicicletas. Os nossos clientes exigem cada vez mais a redução de CO2, a reciclabilidade, a durabilidade e as cadeias de abastecimento locais. Na última Eurobike, em Frankfurt, apresentámos novas soluções e desenvolvimentos tecnológicos que respondem a estas exigências”.

Imagen

Concretamente, a empresa apresentou componentes como rolamentos de esferas, conjuntos pedaleiros, rolamentos de direção, bem como uma roda livre feita de plásticos de alto desempenho. Quadros, transmissões e guiadores estão nas fases finais de desenvolvimento e estarão disponíveis em breve. Os espigões de selim e as calhas de selim também estão ‘na calha’.

O que é interessante nesta iniciativa é o facto de os 30 anos de experiência da Igus no fornecimento de rolamentos e outras peças móveis a prestigiados fabricantes de bicicletas proporcionarem aos fabricantes uma solução de fonte única, englobando o desenvolvimento, os testes no seu laboratório com 25 equipamentos de teste e o fabrico com plásticos técnicos, garantindo a entrega de produtos de elevada qualidade. Para além disso, num futuro próximo, os fabricantes de bicicletas poderão adquirir peças localmente através das 12 fábricas da Igus localizadas em quatro continentes.

Advanced é a primeira empresa a utilizar o guiador reciclável desenvolvido pela Igus para a sua bicicleta Reco

A Igus iniciou o seu primeiro projeto com o cliente Advanced, um fabricante que lançou com sucesso uma bicicleta elétrica de última geração chamada Reco. O destaque desta bicicleta é o quadro, feito inteiramente de plástico 100% reciclável. Em linha com a sustentabilidade, este modelo também será equipado com o novo guiador reciclável desenvolvido pela Igus, um componente feito de polímeros de alto desempenho através de um processo de fabrico especial, que garante que é tão robusto e estável como o seu equivalente em alumínio.

No entanto, a sua produção por injeção numa única peça, sem a necessidade de soldar juntas, oferece vantagens adicionais, incluindo uma redução significativa no consumo de energia. Além disso, o processo é realizado localmente na sede da Igus em Colónia. “Reinventámos este processo de fabrico para desenvolver estas peças curvas com elevada estabilidade. Graças a esta abordagem, temos a liberdade de selecionar os plásticos mais adequados, aplicar uma vasta gama de cores e até criar passagens internas para guiar a cablagem”, diz Hollmann.

Uma bicicleta feita de plástico reciclado torna-se um valioso “laboratório de testes em direto” para a indústria

O desenvolvimento da bicicleta totalmente em plástico, conhecida como Igus:bike e apresentada na Hannover Messe 2022, está a ser levado a cabo em colaboração com a empresa holandesa mtrl. O resultado final será uma bicicleta construída inteiramente a partir de plástico sólido, em que os quadros e as rodas serão fabricados com resíduos pós-consumo, como frascos de champô e redes de pesca, e todas as peças de desgaste da bicicleta serão fabricadas com polímeros duráveis desenvolvidos pela Igus.

O objetivo é criar uma bicicleta que não enferruje, não necessite de manutenção ou lubrificação e possa ser totalmente reciclada. A Igus vê este projeto como um “laboratório de testes ao vivo” para a indústria das bicicletas, e as primeiras bicicletas fabricadas em Colónia foram já lançadas no mercado no início de setembro de 2023.

“Todo o conhecimento e sucesso que adquirimos neste projeto está disponível para os fabricantes de bicicletas sob a forma de produtos de catálogo ou personalizados”, assegura Hollmann. Outra parte integrante do projeto é a plataforma igus:bike, que oferece uma oportunidade para estabelecer novas parcerias, fomentar ideias inovadoras e facilitar o intercâmbio de conhecimentos na indústria das bicicletas.

A Igus tem como objetivo fomentar o uso de plásticos na indústria das bicicletas e trabalhar em conjunto com vários fabricantes para aperfeiçoar o conceito e fazer avançar a economia circular global dos plásticos.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    22/05/2024

  • Newsletter InterPlast

    15/05/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial