Atlas Copco Rental: ar comprimido
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
O projeto iMoLab reúne as capacidades técnicas de seis institutos tecnológicos para promover a mobilidade inteligente, conectada e sustentável

Aimplas cria um laboratório de componentes leves para veículos com sensores integrados

13/09/2023

A Aimplas, Instituto Tecnológico do Plástico, está a trabalhar num novo laboratório para desenvolver componentes leves para veículos com sensores integrados no âmbito do projeto iMoLab, uma iniciativa financiada pela Ivace e Feder, que reúne as capacidades técnicas de seis institutos tecnológicos através da criação de seis laboratórios de mobilidade inteligente focados em diferentes aplicações para promover a mobilidade inteligente, conectada e sustentável, reduzindo o impacto ambiental do transporte nas cidades.

O laboratório iMoLab da Aimplas irá melhorar a sustentabilidade e a segurança na indústria automóvel e dos transportes, graças a sistemas de sensores integrados em peças leves para monitorizar de forma abrangente numerosos parâmetros sobre a integridade estrutural e operacional do veículo.

O laboratório permitirá que as empresas do sector automóvel e dos transportes desenvolvam componentes de veículos leves nos quais estão integrados diferentes sensores e oferecerá serviços de aconselhamento sobre o tipo de sensor, a formulação de materiais para melhorar o desempenho, a integração de sensores nos diferentes processos de transformação e a validação para a recolha de dados.

A Aimplas desenvolveu uma peça de compósito termoplástico na qual foram integrados sensores de fibra ótica
A Aimplas desenvolveu uma peça de compósito termoplástico na qual foram integrados sensores de fibra ótica.

Para oferecer uma visão mais imersiva dos avanços do projeto, a Aimplas criou a experiência de realidade virtual imolabaimplas.es, onde os utilizadores podem mergulhar num ambiente virtual e interativo onde têm a oportunidade de explorar de perto as últimas tecnologias inovadoras desenvolvidas pelo centro em termos de mobilidade e compreender melhor o impacto positivo que estes avanços geram em termos de sustentabilidade, segurança e eficiência.

Como demonstrador desta tecnologia, a Aimplas desenvolveu uma peça composta de termoplástico na qual foram integrados sensores de fibra ótica, em colaboração com o Instituto de Telecomunicações e Aplicações Multimédia (iTEAM) da Universidade Politécnica de Valência (UPV), e eletrónica flexível desenvolvida pela Aimplas em projetos anteriores. O objetivo é demonstrar que estes sensores podem suportar a temperatura, o tempo e a pressão sem aumentar o peso que implicaria a utilização da eletrónica tradicional. Além disso, os materiais compósitos termoplásticos leves permitem reduzir o peso dos veículos e, por conseguinte, o consumo de energia, o que os torna mais sustentáveis. Os sensores integrados nestes materiais podem ser de deformação, de temperatura, piezoelétricos e capacitivos. A tecnologia será validada em colaboração com a empresa Itera, o que permitirá verificar a sua funcionalidade e aplicabilidade.

O iMoLab da Aimplas irá melhorar a sustentabilidade e a segurança na indústria automóvel e dos transportes
O iMoLab da Aimplas irá melhorar a sustentabilidade e a segurança na indústria automóvel e dos transportes.

O projeto iMoLab é uma ação coordenada de I&D para a criação de uma rede de laboratórios de mobilidade inteligente, com instalações diferenciadas em diferentes centros tecnológicos. O Instituto de Biomecânica (IBV) é o coordenador deste projeto no qual, para além de Aimplas, trabalham também o Instituto Tecnológico de la Energía (ITE), o Instituto Tecnológico Metalmecánico, Mueble, Madera, Embalaje y Afines (Aidimme), o Instituto Tecnológico del Embalaje, Transporte y Logística (Itene) e o ITI, Centro Tecnológico especializado em TIC.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    12/06/2024

  • Newsletter InterPlast

    05/06/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial