Atlas Copco Rental: ar comprimido
Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa
Pavilhão A5, stand 5203

Engel na Fakuma 2023: Facilitar o controlo da temperatura do molde

13/09/2023

O controlo da temperatura do molde tem uma influência significativa na qualidade do produto final e na eficiência energética do processo de injeção. Neste domínio, a Engel, representada pela Equipack, aposta na implementação da monitorização eletrónica da diferença de temperatura e apresenta na Fakuma 2023 o novo sistema coletor de água eco-flomo.

O novo sistema de controlo de temperatura eco-flomo é adequado para a monitorização contínua de todos os circuitos de refrigeração e controlo de temperatura do molde de injeção e garante transparência durante o processo de controlo de temperatura. Deteta irregularidades para ajudar a aumentar a estabilidade e a fiabilidade do processo.

O eco-flomo pode ser integrado na unidade de controlo CC300 das máquinas de injeção da Engel. Para tal, utiliza a plataforma de software iQ para o controlo da temperatura dos moldes, desenvolvida pela Engel. Os valores de pressão, temperatura e caudal são apresentados no ecrã da máquina num formato claro e de fácil compreensão. Estes valores são também armazenados no sistema para garantir uma documentação completa, por exemplo, para cumprir os requisitos da indústria médica ou automóvel.

O novo eco-flomo ajuda a alcançar processos de injeção altamente estáveis...
O novo eco-flomo ajuda a alcançar processos de injeção altamente estáveis, aumentando tanto a repetibilidade como a eficiência energética da respetiva aplicação.

Maior desempenho integrado

O eco-flomo está disponível em duas versões diferentes: uma versão básica para um controlo simples do caudal e da diferença de temperatura e a versão eco-flomo plus, que também inclui válvulas operadas manualmente. Estas válvulas permitem que o operador da máquina ajuste manualmente o caudal nos circuitos individuais de controlo da temperatura de acordo com as suas necessidades específicas.

Em comparação com o seu antecessor (o flomo), os níveis de desempenho do eco-flomo foram melhorados, tendo a temperatura máxima aumentado para 120 °C. A pressão máxima é de 10 bar. A pressão máxima é de 10 bar.

Resposta aos novos desafios

Apresentado na K 2010, o flomo, primeiro coletor de água com controlo eletrónico da temperatura, representou durante vários anos um grande avaço no domínio do controlo da temperatura do molde. A Engel foi uma das primeiras a lançar as bases para uma maior transparência e consistência no processo. Alguns anos mais tarde, seguiu-se o e-flomo, que pode utilizar a monitorização do fluxo para controlar automaticamente os caudais ou a diferença de temperatura em cada circuito. Este software é capaz de ligar as unidades de controlo de temperatura da série e-temp e a máquina de injeção através de OPC UA para criar uma única unidade. É também capaz de controlar a velocidade da bomba nas unidades de controlo de temperatura de acordo com as necessidades do operador, com base nos valores medidos pelo e-flomo. Isto reduz o consumo de energia em até 85%.

Para explorar plenamente o potencial oferecido pelo controlo integrado da temperatura, a empresa austríaca desenvolveu os novos eco-flomo e eco-flomo plus, que permitem atualizações constantes. Para tal, basta substituir o hardware, uma vez que o eco-flomo e o eco-flomo plus já utilizam a plataforma de controlo de caudal iQ.

Ao vivo na Fakuma 2023

De 17 a 21 de outubro, o eco-flomo estará em exposição no stand da Engel na Fakuma 2023 (Friedrichshafen, Alemanha). Uma máquina injeção e-victory equipada com o novo sistema irá produzir válvulas de retenção de alta precisão em LSR. As válvulas do tipo ‘guarda-chuva’ têm apenas 7 milímetros de diâmetro e são fabricadas num molde de 64 cavidades. O controlo constante da temperatura é essencial para garantir sempre peças de alta qualidade.

Na área do stand dedicada ao segmento ‘medical’, serão produzidos protetores de agulhas para seringas hipodérmicas de polipropileno num molde de 96 cavidades numa máquina de injeção e-mac totalmente elétrica. No âmbito desta aplicação, os circuitos de controlo da temperatura serão divididos entre o eco-flomo e o e-flomo. Os valores medidos de ambos os sistemas são apresentados numa página de visualização partilhada na unidade de controlo CC300 da máquina e-mac.

Novos desenvolvimentos baseados na experiência

Os erros de controlo da temperatura continuam a ser uma causa muito frequente de rejeições na produção de peças por injeção. Além disso, o controlo da temperatura é responsável por mais de 40% do consumo de energia no processo de moldação. Na perspetiva da Engel, estes dois fatores foram a motivação para dedicar quase 15 anos de esforços consideráveis aos processos de controlo da temperatura e para continuar a ampliar a sua plataforma de produtos para o controlo integrado, monitorizado eletronicamente e orientado para a eficiência da temperatura do processo.

REVISTAS

Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterPlast

    12/06/2024

  • Newsletter InterPlast

    05/06/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

interplast.pt

InterPLAST - Informação profissional para a indústria de plásticos portuguesa

Estatuto Editorial